Saiba como ser um grande empreendedor

homem montando quebra cabeça com a descrição "sucesso"
Para ser um grande empreendedor é essencial aprender com os erros cometidos durante o desenvolvimento do seu plano de negócios.

Ser um empreendedor é um conceito que está mais relacionado a um estilo de vida e a uma postura diante dos desafios, do que à capacidade de ganhar dinheiro. Porém, enquanto algumas pessoas já nascem com características de um empreendedor de sucesso, outras precisam desenvolver essas habilidades ao longo da vida, aprendendo técnicas específicas e buscando inspiração nos grandes exemplos.

Embora uma formação em Coaching Financeiro possa ser muito útil para o desenvolvimento de um grande empreendedor, não há um curso definitivo que seja capaz de formar empreendedores extraordinários. O que existem são conhecimentos, ferramentas e práticas baseadas em experiências do mundo real que podem te fazer chegar lá. Afinal, o empreendedor precisa ser muito mais do que o seu próprio sonho e criatividade: deve ser capaz de colocar ideias em ação e superar os obstáculos que esse caminho envolve.

A importância de aprender com os erros

Existem diversas características que fazem uma pessoa se destacar como um grande empreendedor, tais como: a capacidade de acreditar em si mesmo e no seu produto/serviço, a habilidade de enxergar oportunidades, saber defender sua ideia e trabalhar para concretizá-la, arriscar, ser otimista e prestar atenção nos erros — seja nos seus próprios ou nos erros cometidos pelos outros.

O principal erro cometido pelos empreendedores iniciantes é começar sem um plano de negócios. Este planejamento é importante para que o gestor da empresa saiba como agir e tomar decisões para que suas ideias sejam levadas adiante, mesmo quando as coisas não estão saindo conforme o esperado.

Avalie o segmento em que você pretende atuar, identifique um mercado potencial, verifique oportunidades, diferencie suas vantagens e fraquezas, e elabore um modelo de negócios adequado. O plano de negócios funcionará como um guia para o desenvolvimento da empresa.

Dicas para ser um grande empreendedor

Esteja atento ao fluxo de caixa

Nem todo negócio começa com um bom capital inicial e, se não houver planejamento e controle das entradas e saídas, pode ser que os primeiros meses de funcionamento tragam resultados negativos e prejudiciais à continuidade do negócio.

Faça networking

Em vez de ficar dentro da sua sala, dedicando horas ao desenvolvimento e materialização do seu empreendimento, dedique tempo para socializar e ampliar seu networking. Por isso, participe de eventos, faça confraternizações, vá a encontros, esteja em congressos e aproveite essas oportunidades para conversar com as pessoas.

Tenha resiliência

Um grande empreendedor tem capacidade de liderança, habilidade de negociação e de relacionamento, sabe que um negócio é feito por pessoas, e deve ser persistente sem teimosia. Isso quer dizer investir na sua ideia e naquilo que quer empreender, mesmo diante de desafios e de algumas respostas negativas. Portanto, adaptação e resiliência são essenciais para chegar às melhores soluções.

Invista em marketing

Não espere que seu negócio esteja em pleno funcionamento para sair contando para as pessoas. O marketing deve ser priorizado desde o início das atividades, mesmo antes de o empreendimento estar pronto.

Dedique-se à sua equipe

Forme uma boa equipe, e não deixe de dedicar tempo e energia para motivá-los e inspirá-los. Afinal, boa parte dos resultados positivos que você conquistar será graças a seus colaboradores e parceiros.

Imagem: © Depositphotos.com / Vadmary

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

(11) 3003-0439

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top