Técnicas de coaching – Quais delas você pode aplicar na sua vida

Na formação de coach, muito se fala sobre as ferramentas e técnicas de coaching usadas para melhorar a relação entre você e o cliente. Se você ainda não as conheceu, acompanhe nosso conteúdo a seguir e não fique por fora.

As técnicas de coaching podem ser aplicadas sem restrições nas sessões. Se você quiser, deve colocar algumas delas juntas em um só dia. Assim, fica mais rápida a sua jornada ao objetivo final.

Técnicas de coaching

O que são técnicas de coaching?

Uma técnica de coaching é usada especificamente para melhorar a relação entre coach e cliente. A comunicação, a proximidade e a segurança são alguns dos elementos essenciais desenvolvidos durante o uso dessas estratégias.

Vale pontuar que durante essas técnicas de coaching, não precisamos de materiais físicos. Na realidade, não é necessário papel, caneta, diagramas ou qualquer outro programa que geralmente é usado nas sessões.

Por que? A técnica consiste em um desenvolvimento comportamental. A implementação deve ser realizada no momento de diálogo com o cliente. Você não precisa programar um exercício, por exemplo.

Essa é a diferença entre técnica e ferramenta de coaching. A ferramenta é como um guia para sustentar a trajetória do cliente ao objetivo final. A técnica é um modo de se relacionar, que é desenvolvido em ambas as partes.

Como ela pode ser aplicada?

Para aplicar essas técnicas com eficiência, basta programas o uso de algumas delas para cada sessão. Nossa recomendação é começar pelo exercício mais simples, e partir para as porções difíceis quando possuir mais prática.

Inicie o uso com uma técnica por sessão. Depois, você pode tentar aumentar para duas e verificar resultados parciais. Aliás, é sempre importante colher um feedback das atividades que você está utilizando.

Assim, o coach também tem a oportunidade de se desenvolver junto com o cliente. Se tornar um profissional de coach é um caminho para a autonomia e liberdade pessoal.

Agora, vamos ver algumas das mais conhecidas técnicas do mercado. Assim, você consegue a conexão que está procurando!

Ancoragem

A ancoragem é usada principalmente em momentos negativos, em que o cliente não acredita em seu potencial ou acha que o objetivo pode demorar a ser atingido. São as técnicas de coaching que visam o fortalecimento mental e a capacitação do cliente frente ao desafio.

Primeiramente, você deve pedir que o coachee pense em um momento bom de sua vida passada, que envolva o assunto trabalhado. Se estivermos falando de finanças, por exemplo, esse momento pode ser de saúde e prosperidade financeira para o indivíduo.

Agora, faça com que ele fixe esse sentimento bom em sua mente. Assim, ele pode melhorar a autoestima e encontrar bons motivos para continuar investindo em seu futuro.

Feedback positivo

Essa é uma técnica de coaching usada para que o seu cliente não perca o ritmo e o desejo pelo objetivo final. Sabemos que manter a postura positiva pode ser difícil durante as sessões, principalmente quando a situação atual é muito desfavorável. Por isso, o feedback positivo é obrigatório em diversos momentos.

O nome já sugere a técnica que precisa ser sustentada. Funciona da seguinte maneira: você deve elogiar, recompensar e discutir todas as tarefas que forem realizadas com sucesso pelo coachee. As recompensas podem ser simples, mas o que vale é pontuar a evolução do seu cliente.

Cuidado na hora de recompensar e discutir a tarefa. É essencial traçar um perfil do seu coachee para saber em qual tipo de relação ele se sente mais motivado. As ferramentas de coaching podem fazer um excelente trabalho nesse sentido!

Ensaio mental

O ensaio mental é uma técnica de coaching que funciona melhor para algumas pessoas. De qualquer forma, é importante tentar estabelecer uma não relação com o cliente a partir desse simples exercício. Ele funciona sem muita intervenção do coach.

Para começar, você precisa pedir que seu cliente imagine um filme de sua situação atual. A atividade une memória e ficção para fornecer um quadro geral do momento presente para.

Depois, você pode alterar a imaginação do cliente com mais pedidos. Fale, por exemplo, para ele imaginar um futuro próximo com base em sua vida atual. O mesmo deve ser feito com a vida ideal, ou seja, o cenário em que o coachee deseja permanecer.

Entrevista

A entrevista é um modo de se portar e dialogar com o cliente muito usado para casos em que problemas pontuais precisam ser desenvolvidos e solucionados. Se a situação é breve e de simples resolução, você pode estabelecer a entrevista como comunicação.

Não se engane. A entrevista é bem mais pontual, rápida e prática comparada com outras técnicas. Entretanto, se você não permanecer em um contato próximo é positivo com o cliente, os frutos não serão colhidos com tanta facilidade. Por isso, evite se mostrar distante ou indiferente nesse momento.

Vale pontuar que esse é um tipo de comunicação também usado para entender o quadro inicial. Logo que o cliente procura por ajuda, o coach deve se sentir à vontade para aplicar a entrevista. Só é necessário possuir um questionário ou guia simples para saber o que perguntar e por onde começar.

Perguntas complementares sobre Técnicas de coaching

Existem coachee que possuem uma dificuldade natural em desenvolver o diálogo ou falar sobre a sua situação. Nesses casos, o coach precisa estar preparado para abordar o cliente de uma maneira distinta. Para te ajudar nessa etapa, mais uma vez, o perfil inicial se torna uma ferramenta de ouro.

A técnica de perguntas complementares consiste em questionar com mais profundidade sobre determinado fato quando o cliente acaba de responder as suas perguntas. Não importa qual for o assunto tratado, você precisa “abrir portas” para que o seu coachee prossiga com o raciocínio.

Parece difícil? Para muitos, essa técnica demora a ser realizada com sucesso. Se você ainda não souber como selecionar aprofundamentos durante a fala do cliente, existe uma maneira mais fácil de perguntas. Tente perguntar algo como “o que mais você tem a dizer?” ou “como isso impacta sua vida?” para estimular a comunicação.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top