Técnicas de coaching – No que elas te ajudam nos negócios?

As técnicas de coaching são essenciais para a criação de um ambiente de trabalho motivador e organizado. Esses são atributos indispensáveis para que o seu negócio  obtenha resultados satisfatórios.

Quer saber como as técnicas de coaching podem te ajudar? Acompanhe todos os benefícios da aplicação para o cotidiano de seu empreendimento, e não perca mais tempo com processos ineficientes!

Técnicas de coaching

O que são técnicas de coaching?

As técnicas de coaching são específicas para auxiliar no estabelecimento de uma relação saudável entre coach e coachee. Esses elementos são diferentes de ferramentas ou métodos de coaching, que possuem outros objetivos. É comum que uma confusão se torna presente entre os termos e, por isso, a distinção deve ser clara.

Mas como essas técnicas funcionam? Na realidade, podemos chamar qualquer processo de melhoria na relação entre as duas partes de técnica. O objetivo principal é estimular a compreensão, a confiança e a segurança nas sessões.

Em um momento posterior, todos esses atributos serão importantes para que as estratégias corretas sejam traçadas. Afinal, como os parceiros trabalharão rumo a um objetivo sem confiança? Acreditar nas táticas é indispensável para conseguir chegar lá.

Você já deve ter percebido que técnicas assertivas são necessárias no processo. Vamos entender, agora, alguns dos benefícios e utilizações.

Como elas podem ajudar?

As técnicas de coaching são como passos iniciais para o estabelecimento de um ambiente propício ao desenvolvimento do coachee. É nesse momento que o coach deve se apresentar como profissional competente, e inspirar confiança.

Falamos muito das técnicas como mecanismos para melhorar a sua oferta de serviços. Afinal, é apenas através da comunicação inicial que o cliente vai escolher permanecer nas sessões ou procurar outro especialista. Como a maioria dos profissionais trabalham de maneira individual, essa questão se torna ainda mais urgente.

São várias áreas em que a comunicação pode ser desenvolvida. De forma geral, tudo dependerá do objetivo do cliente e também do ramo de atuação do coach.

Se estamos falando de um life coach (coach de vida), as técnicas são usadas para autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Se você é um coach de negócios, a comunicação é estabelecida para melhorar a liderança ou a integração dentro de uma empresa.

Benefícios da aplicação das técnicas

Ok, agora que você já entendeu mais sobre as técnicas de coaching, vamos traçar alguns dos benefícios de implantar esses mecanismos com qualidade. Acompanhe!

Definição de metas alcançáveis

Muitas pessoas pensam que a definição de metas alcançáveis é feita através de ferramentas de coaching. Na realidade, as técnicas também podem ajudar. O ideal é que todos esses elementos trabalhem em união para que os melhores resultados sejam vistos. Dividimos os entendimentos apenas para facilitar a compreensão.

Mas como as técnicas podem fazer com que as metas sejam traçadas e desenvolvidas? Simples! É através de boa comunicação que conseguimos uma sintonia entre coach e coachee. Ela é essencial para que todos os objetivos se tornem claros e tangíveis.

Não há regras para a elaboração conjunta de uma trajetória. Normalmente, deve-se abrir um espaço para que o coachee faça propostas e conte um pouco mais sobre seus sonhos. É essencial, no processo de comunicação, instaurar um ambiente livre para que o cliente possa dar opiniões sempre que necessário.

Planejamento estratégico

Todo objetivo a ser alcançado precisa de um plano bem traçado. Afinal, ambas as partes precisam saber quais são os próximos passos. Além disso, um feedback sobre o andamento da questão também deve estar contido no planejamento.

É por conta dessas demandas que o processo de coaching necessita de ampla organização. Muitos profissionais descuidados misturam casos ou são irresponsáveis no momento de dar direcionamentos. Se você quer obter bom destaque no mercado, fuja desses quadros.

Como fazer o planejamento? Mais uma vez, não há um procedimento definido. Você pode utilizar um software, uma planilha de Excel ou até um aplicativo para smartphone. Tudo dependerá da quantidade de clientes e da complexidade dos casos. Nossa dica é testar algumas ferramentas e eleger a melhor para você.

Gestão de tempo eficiente

O problema de muitos clientes, principalmente dos que estão envolvidos em negócios ou empreendimentos, é diretamente ligado à má gestão de tempo. Eles não conseguem coordenar as tarefas e estabelecer uma rotina saudável de trabalho. Uma grande parcela de coachees precisa melhorar o rendimento e trazer mais resultados.

Com a qualidade de relação entre coach e coachee, temos todos os ingredientes para produzir um plano de gestão de tempo. Primeiramente, é essencial conhecer os pontos fracos, ou seja, os obstáculos que impedem uma gestão de tempo eficiente.

Depois, as estratégias para melhorar o aproveitamento diário precisam ser traçadas. Elas são fruto de muita discussão e elaboração entre coach e coachee. Após essa etapa, basta verificar o funcionamento prático e analisar melhorias na empresa ou no negócio pessoal do cliente.

Foco e disciplina

Foco, disciplina, atenção e determinação: esses termos são ideais para o desenvolvimento pessoal do seu coachee. O problema é que, muitas vezes, não sabemos como alcançar um quadro positivo. De fato, é difícil estabelecer um plano que funcione para todo mundo na hora da conquista desses atributos.

E agora? A solução está no conhecimento mútuo entre coach e coachee. É apenas dessa maneira que você conseguirá entender sobre a personalidade do cliente e dar mais passos no sentido de moldar comportamentos. Como você deve saber, a relação entre ambas as partes é responsável por grande parte das respostas do cliente.

Além de estabelecer alguns mecanismos de trabalho para inspirar foco e disciplina, você precisa ser um exemplo como profissional. Não vale apenas falar! Um bom líder do processo demonstra com atos.

Nossa dica é contar um pouco da sua história de conquistas pessoais e tentar encontrar pontos de convergência com a situação do cliente. Não se esqueça de evidenciar aprendizados conseguidos em sua trajetória pessoal para determinar o seu coachee.

Viu como as técnicas de coaching são importantes? E você, já utiliza algumas delas em seu negócio? Comente abaixo e não se esqueça de compartilhar o conteúdo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top