Vale a pena pegar empréstimos pessoais para pagar as dívidas?

homem dando dinheiro para outra pessoa
Antes de pegar um empréstimo pessoal para pagar sua dívida é muito importante analisar algumas variáveis, tais como: necessidade imediata, oportunidade e planejamento.

Pegar ou não um empréstimo é uma decisão que envolve três variáveis: uma necessidade imediata, uma boa oportunidade e um ótimo planejamento financeiro. Entenda cada uma dessas variáveis a seguir:

Pegar empréstimo: variáveis que devem ser analisadas

Necessidade imediata

A necessidade é um valor variável: cada pessoa tem suas necessidades, suas urgências e suas prioridades. A necessidade de um indivíduo pode ser fazer uma viagem de férias, pagar um tratamento médico caro ou simplesmente pagar as dívidas.

Oportunidade

Imagine que você está coberto de dívidas, não sabe mais o que fazer com elas e, de repente, alguma empresa de crédito te liga oferecendo um empréstimo consignado (modalidade de empréstimo para aposentados, que tem a taxa de juros bem mais amigável que os empréstimos tradicionais) e a portabilidade (transferência da dívida de um credor para outro com taxa de juros menor).

Você percebe que está diante de uma oportunidade de resolver seus problemas, tirando toda a pressão sobre o seu orçamento e os credores da porta da sala.

Planejamento

Não é preciso concluir a análise dessa terceira variável para obter a resposta à pergunta inicial. Sim, dependendo do caso vale a pena pegar empréstimos pessoais para pagar as dívidas. Ao pegar um empréstimo, porém, você está adquirindo uma obrigação e reorganizando a dívida — mas não está eliminando a dívida ainda.

É preciso certificar-se de que as parcelas vão ficar confortáveis no seu orçamento e incluí-las no planejamento. A conta é simples: a soma das despesas somada às parcelas mensais da dívida não pode ser maior que aquilo que você tem a receber no mesmo período.

Imagem: © Depositphotos.com / utah778

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 94122.1847


Suporte ao Aluno:

(11) 96552.0697
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top