Veja dicas para educação financeira infantil

pai com criança no colo colocando moeda no cofre
É imprescindível que os pais ensinem para seus filhos o conceito de dinheiro, garantindo que eles se tornem pessoas responsáveis no futuro.

Crianças são maravilhosas na vida dos pais ou responsáveis: elas trazem amor, alegria e muitas risadas, mas também podem trazer dores de cabeça e preocupações. No que diz respeito ao dinheiro, as crianças geralmente têm ciência de como os bens requerem esforço para serem conquistados, e muitas desenvolvem pensamentos consumistas.

O resultado deste tipo de atitude são as temidas birras e constrangimentos que as crianças podem causar, privada ou publicamente, aos seus pais. Para evitar este tipo de problema e garantir que a criança se torne uma pessoa responsável, é imprescindível que os pais atuem ativamente na educação financeira de seus filhos.

Mesmo que você e sua família tenham uma condição financeira abastada, com a possibilidade de dar à criança tudo o que ela quiser, existem muitos momentos em que é necessário dizer “não” e mostrar à criança que nem tudo na vida é como ela quer. Além disso, crianças que recebem esse tipo de educação, aprendem que é preciso lutar por aquilo que elas almejam e que os pais nem sempre poderão ajudá-las.

Saber o momento certo de dizer “não” à criança é fundamental, e cabe aos pais aprender a suprir as necessidades afetivas e familiares de seus filhos de maneira amorosa, sem necessariamente utilizar presentes, dinheiro ou bens. O conceito de dinheiro também deve ser ensinado à criança de maneira clara: o ideal é educar os filhos com moedas e cédulas de papel, de modo que elas percebam que o dinheiro possui um valor quantitativo.

Com amor, paciência, carinho, sabedoria e boas estratégias, é possível mostrar a seus filhos o valor do dinheiro e fazer com que eles se tornem crianças (e adultos) muito mais conscientes.

Imagem: © Depositphotos.com / Syda_Productions

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 
© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top