Veja dicas que todo jovem deve saber para ser um bom empreendedor

homem regando desenho de planta com lampada
Uma das principais qualidades de um empreendedor de sucesso é a persistência.

Qualquer pessoa pode empreender, independentemente de sua idade oi formação acadêmica. Para isso, basta ter uma ideia com grande potencial de inovação e trabalhar arduamente para concretizá-la. Algumas pessoas já têm um perfil que favorece este tipo de ação, enquanto outras precisam dedicar maior energia e tempo para empreender.

Nos últimos anos, cada vez mais os jovens têm se destacado no empreendedorismo brasileiro. Isso porque as pessoas mais jovens geralmente são cheias de ideias e energia para coloca-las em prática, além de apresentarem maior autoconfiança, ímpeto de arriscar, facilidade com o universo digital e amplo círculo de amizades. Por outro lado, a falta de experiência e de planejamento pode ameaçar o sucesso desses empreendedores, assim como a dificuldade em lidar com os erros e a vontade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Dicas para ser um bom empreendedor

A energia da juventude é perfeita para empreender, pois está carregada de motivação e de autoconfiança. Por outro lado, é preciso ter cuidado para não confundir iniciativa e proatividade com imprudência. Se você tem uma boa ideia e acredita que ela tem potencial de promover um impacto positivo por meio da inovação, dedique bastante tempo ao planejamento e tenha foco.

O bom empreendedor é aquele que consegue avaliar o segmento em que pretende atuar, analisando se realmente existe uma boa oportunidade de negócio e se há mercado em potencial. Também é preciso definir seu público-alvo, pensar em estratégias de marketing e trabalhar muito bem as finanças.

Lembre-se de que o sucesso do empreendedorismo está em materializar seu sonho e torná-lo um negócio capaz de se sustentar. Portanto, é fundamental ter um plano financeiro bem estruturado e que oriente suas atividades empresariais de modo que seja possível enfrentar os primeiros meses de funcionamento da empresa.

Além do trabalho árduo, dedicação e paixão pelo que faz, é muito importante que o jovem empreendedor socialize e construa um networking. Isso porque ser um bom empreendedor exige a habilidade de lidar com pessoas, ser um bom negociador e vender seu trabalho. Por isso, frequente eventos da sua área ou de outas, vá a festas, encontros e congressos e invista em relacionamentos.

Não tenha medo de errar

O caminho do empreendedorismo é cheio de erros e acertos, e um dos grandes diferenciais entre um empreendedor de sucesso e outro estagnado é a persistência. Também é importante ser resiliente e desenvolver a capacidade de adaptação.

É natural que falhas sejam cometidas ao longo do caminho, especialmente no início do negócio. Porém, a uma trajetória de sucesso é repleta de aprendizados diários e novas tentativas de sucesso.

Imagem: © Depositphotos.com / Syda_Productions

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja se tornar um investidor de Sucesso.

Tem Dúvidas?

Fale Conosco

3003-0439

(21) 2437-8827

Quer Saber Mais?

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top