Você conhece os principais tipos de investimento?

bonecos segurando moedas
Existem quatro tipos de investimento que podem de ajudar a obter um retorno financeiro desejado: poupança, ações, dólar e fundo de investimento.

Para multiplicar seus recursos financeiros, é preciso conhecer alguns tipos de investimento existentes. Entendê-los é o primeiro passo, antes mesmo de desenvolver um planejamento, pois cada um tem um tempo específico para obter o retorno desejado, além do risco envolvido.

Quais são os principais tipos de investimento

Poupança

Esta é a mais tradicional e conhecida forma de investimento. Trata-se de uma opção que vale a pena pela segurança oferecida, uma vez que apresenta um risco baixíssimo ou nulo de perda, e pela possibilidade de um crescimento gradativo do investimento. Por outro lado, para quem depende da poupança para obter um retorno rápido, é melhor nem aplicar. Ela varia muito, dependendo da taxa referencial e sem apresentar uma evolução significativa ao longo do ano.

Ações

As ações oferecem um risco alto para quem quer investir em ações, que devem ser observadas diariamente. Não é possível investir em ações sem conhecer o contexto político, econômico e a área de atuação da empresa.

Em 2010, investir em empresas ligadas ao petróleo era uma interessante opção. Hoje, com o preço dos barris despencando, não é uma boa. Investir em ações de mineradores é ótimo quando o mercado está aquecido, agora, se a China reduz a fome por metal, deixa de ser algo atrativo. Quem é desatualizado corre risco ao investir em ações.

Independentemente do tamanho do investimento, seja em uma empresa ou em um carro popular, sempre se inteire sobre os juros do mercado.

Dólar

Os riscos do dólar são semelhantes aos das ações, já que o aumento ou a queda dessa moeda pode ser brusca e diária. A atuação dele também está veiculada à segurança que determinado país passa. Se há instabilidade política e, consequentemente, da política econômica, o valor da moeda sobe rapidamente.

Fundo de investimento

A vantagem também é a desvantagem desse tipo de investimento: vantagem do fundo é aplicar o dinheiro em um ambiente gerenciado por profissionais que entendem o mercado e as sucessivas oscilações que o moldam. A desvantagem é não ter o controle final sobre o dinheiro investido, já que os fundos são balizados por regras próprias e, muitas vezes, estão baseados em uma estratégia macro — que pode não ser a sua.

Como citado anteriormente, a escolha do investimento depende do perfil do investidor. Se for paciente e moderado, os mais conservadores — a poupança, por exemplo — são os melhores. Caso contrário, invista naqueles que o retorno é mais rápido, mesmo que seja mais arriscado.

Entretanto, se você não sabe o seu perfil, nada como um coaching financeiro para ajudar a encontrar o caminho que você mais apresenta afinidade. A experiência de um coaching é importante, pois eles já conhecem o ramo e podem auxiliar o cliente e suas principais dúvidas.

Tem informações sobre outros tipos de investimento? Compartilhe a sua experiência!

Imagem: © Depositphotos.com / MaleWitch

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top