Você sabe o que é CDB e como calcular sua rentabilidade?

cifrão embaixo do guarda-chuva
O CDB é um título que tem como principal objetivo gerar capital para as instituições financeiras.

O CDB é um investimento de renda fixa, ou seja: um título que paga regularmente ao investidor em períodos definidos no momento inicial do rendimento (na aplicação) ou na etapa de retirada dos rendimentos (no resgate). É uma espécie de empréstimo feito a uma instituição financeira que gera um título.

Vale destacar que os investimentos de renda fixa são excelentes formas de investimento pessoal por conta da segurança que oferecem ao investidor. Como você está lidando com instituições que cedem títulos (geralmente bancos ou seguradoras, embora também possam ser certas instituições governamentais), é certo que o seu investimento terá um bom retorno no dia certo. Além do mais, títulos de renda fixa costumam ter um índice de rentabilidade alto em relação a outras modalidades de investimento. Isso vale também, claro, para o CDB.

O que é o CDB?

CDB é uma sigla para Certificado de Depósito Bancário, um título emitido por bancos que tem o objetivo de gerar capital para a instituição financeira. Basicamente, é como se as instituições bancárias precisassem de empréstimos para continuar realizando suas operações de crédito e, para isso, pegam valores emprestados dos investidores CDB.

Posteriormente, a mesma instituição paga o valor que emprestado, com juros e correção monetária. É como se você emprestasse dinheiro ao banco, e ele te devolvesse em uma data determinada. Em geral, no CDB, essa rentabilidade dos valores emprestados aos bancos funciona de maneira diária.

Quanto rende o CDB?

A rentabilidade do CDB varia de acordo com o tipo de investimento escolhido. Isso porque existem diversos tipos de CDB, sendo que o mais comum é o chamado CDB pós-fixado, em que a taxa de rentabilidade é baseada em alguns outros tipos de taxa. A mais comum delas é representada por outra sigla: CDI, que se refere a Certificado de Depósito Interbancário, que por sua vez sempre é ligeiramente semelhante à Taxa Selic.

Por estar próxima à Selic, a CDI costuma ser altamente rentável, embora possa variar de banco para banco. Em geral, essas taxas ficam em torno de 60% a 70%, mas algumas instituições podem ultrapassar a rentabilidade de 100%. Por isso, é altamente necessário fazer uma pesquisa entre diversos bancos antes de bater o martelo e decidir onde será feito seu investimento.

Proteção ao investidor

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC), entidade privada ligada ao Banco Central do Brasil, protege os investimentos em CDB feitos em determinada instituição bancária até 250 mil reais. Por isso, se você tiver mais de 250 mil para investir em CDB, uma dica básica é dividir seu dinheiro entre diversas instituições bancárias. Assim, se uma delas quebrar, você terá seus 250 mil assegurados.

Imagem: © Depositphotos.com / viperagp

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 94122.1847


Suporte ao Aluno:

(11) 96552.0697
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top