10 dicas para economizar dinheiro

Poupar pode se tornar uma tarefa complicada, principalmente para pessoas que possuem hábitos de consumo mais flexíveis. Se você está tendo dificuldades, acompanhe nossas dicas para economizar dinheiro.

Aqui, tornamos essa obrigação algo mais tranquilo e simples. Assim, você não precisa sofrer com as dívidas ou deixar de conquistar seu sonho por causa de problemas com dinheiro. Acompanhe a seguir!

Dicas para economizar dinheiro!

dicas para economizar dinheiro

Faça um plano de economia

Ter um plano é uma das mais valiosas dicas para economizar dinheiro. Afinal, você não pode partir do zero sem ter ideias em mente.

Muitas pessoas optam por estruturar uma espécie de planejamento mental. É essencial que você se organize por meio de uma planilha ou documento. Esqueça essa mania frequente de sonhar com a prosperidade e não colocar as coisas em prática.

Planejar por meio de um programa ou aplicativo é importante. Você pode até estruturar suas ideias por meio de um texto. Tente apenas ser sistemático.

Repense seu estilo de vida

O seu estilo de vida está atrapalhando o rendimento? Você não consegue colocar em prática as outras dicas para economizar dinheiro? Sua conta sempre está no vermelho? Tome cuidado, pois a sua saúde financeira pode estar no limite.

Aqui, falamos da identificação de falhas no modo de lidar com as suas finanças e principalmente de gastos excessivos em um setor da sua vida.  Para começar a mudar, pense em quais dos hábitos podem ser considerados perigosos. Geralmente, não precisamos demorar muito para saber o que é responsável por estimular o endividamento.

Análise de gastos

Para que possa fazer uma revisão completa de hábitos e colocar as outras dicas para economizar dinheiro em prática, você precisa analisar os gastos mensais. Aqui, falamos dos gastos fixos, que ocorrem todos os meses, e variáveis, que ocorrem de acordo com a situação.

Para facilitar o processo, você pode dividir as despesas em áreas da vida, como transportes, gastos com a casa, impostos e educação. Essa é uma forma de analisar de maneira mais pontual e descobrir verdadeiras imprudências com os seus rendimentos financeiros.

Cuidado com as despesas fixas da casa

Muitas pessoas possuem a ideia de que não podem alterar despesas fixas. Essa é uma das dicas para economizar dinheiro que mais fazem a diferença: você pode e deve tentar economizar, mesmo em pagamentos que são regulares.

Vamos pegar o exemplo da conta de luz. É uma despesa fixa, pois sem o pagamento perde-se o fornecimento. Dá para economizar? Claro que sim. Basta modificar hábitos, apagando as luzes e retirando os aparelhos da tomada quando for sair.

Esse foi só um caso, mas você pode estender o conceito para o restante das despesas da casa, do carro, entre outras cobranças fixas.

Corte lanchinhos e pequenos gastos

Cafés, lanches e sobremesas… são esses gastos pequenos que acabam com o nosso orçamento em longo prazo. Uma das dicas para economizar dinheiro que mais funcionam é exatamente acabar com os exageros relacionados a essas despesas.

Você tem o direito de gastar com essas coisas de vez em quando. O importante mesmo é evitar abusos para conseguir os melhores resultados. Assim, as despesas não se acumulam durante o ano.

Verifique a possibilidade de renda extra

É comum que, entre as dicas para economizar dinheiro mais populares, não apareça a possibilidade de ter renda extra. De fato, pode ser difícil achar fontes alternativas ou até passar a ganhar mais.

Mas será que é impossível? Você já tentou? Períodos de férias, por exemplo, são boas datas para pegar trabalhos autônomos de curto prazo e colocar a mão na massa. Afinal, pode até ser que você não precise do dinheiro agora, mas a realidade pode se modificar no futuro.

Se você possuir tempo e quiser investir no que vale a pena, procure por outras fontes de renda.

Envolva a família

Sua família faz parte da sua vida financeira. Os dependentes usufruem dos seus ganhos e seu cônjuge ganha e gasta com você. Por isso, não podemos deixá-los de lado na hora de pensar em economizar.

Além disso, se você resolver fazer tudo sozinho, vai perceber que mais cedo ou mais tarde as suas economias vão começar a afetar a família como um todo. Não é mais fácil embarcar nessa, juntos?

Guarde uma porcentagem do salário

Quando estamos falando em economia, você precisa colocar uma coisa na cabeça: poupar é difícil, se utilizar um método flexível. Não vale deixar para guardar o que sobrar no mês, pois o mais provável é que não sobre nada. Enquanto o dinheiro está na conta, tendemos a gastar.

Nossa dica é sempre retirar uma porcentagem, de no mínimo 10%, para economias. E faça isso logo que receber. Assim, você garante sua poupança e não corre o risco de acabar gastando antes de guardar, que é realmente o mais comum.

Aprenda a investir

Onde você vai aplicar o dinheiro que economizou? Deixar tudo parado é uma das piores ideias possíveis. Na realidade, você até está perdendo dinheiro quando faz isso. Afinal, a inflação cresce e os seus ganhos continuam estagnados.

Aí está a importância de aprender a investir. Mesmo que você opte por uma modalidade segura, é essencial colocar o dinheiro em circulação.

Se você não se importar com os riscos e possuir uma boa formação financeira, aposte nas modalidades mais agressivas.

Seja como for, só se lembre de que deixar dinheiro parado na conta não é uma boa atitude. Procure aprender como investir!

Reveja seu plano periodicamente

Você fez um plano financeiro antes de colocar as suas estratégias para economizar em prática. E será que ele dura para sempre? Não!

Não é de se esperar que o plano dure para sempre. Afinal, os seus rendimentos podem mudar, as despesas da casa podem ser outras e os seus hábitos podem sofrer uma grande transformação.

É por isso que há a necessidade de sempre atualizar o seu planejamento integralmente. Você vai precisar checar os seus ganhos e gastos e ver se ainda está seguindo o que foi colocado ali.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top