12 dicas de como ter o controle de finanças pessoais

foto de mesa com caderno, calculadora e papéis
Para evitar surpresas e ter o controle de suas finanças pessoais é essencial, reavaliar os gastos básicos, evitar grandes prestações e prever as despesas anuais.

Se você também está precisando promover uma verdadeira faxina nas suas finanças pessoais, não se preocupe: nós lhe ajudamos a começar. Confira 12 dicas simples (e verdadeiramente infalíveis) para um melhor controle financeiro em sua vida.

12 dicas de como ter o controle de finanças pessoais

Acompanhe

Comece acompanhando quanto você ganha em comparação a quanto você gasta. Para isso, se apoie em uma planilha para controle de gastos. Dessa forma, você poderá avaliar para onde vai aquela parte do dinheiro que sempre parece que “sumiu”.

Compare preços

Em geral, nunca compre no primeiro lugar que você achar um produto. Com as facilidades que a internet oferece, deixar de comparar os preços é praticamente um pecado, especialmente porque você pode adotar esse simples hábito de controlar as finanças pessoais sem sair de casa.

Não confie em contas feitas de cabeça

Fazer o planejamento financeiro baseado em contas rápidas e feitas de cabeça pode ser muito prejudicial para as finanças pessoais. Isso porque, ao fazer isso, a maioria das pessoas esquece de considerar os descontos nos salários, juros e compras parceladas.

Atenção às despesas com serviços não utilizados

Alguns serviços — como assinaturas de revistas, tarifas bancárias altas, planos de academias ou televisão a cabo — não são usufruídos como deveriam. Neste caso, você já sabe o que fazer: aposte no cancelamento.

Reavalie seus gastos básicos

Sempre dá para economizar um pouquinho a mais com as contas de água, energia elétrica e até mesmo com os planos de internet.

Compare necessidades e desejos

O que você precisa mais: um sofá novo (sendo que você já tem um) ou uma nova geladeira (quando a sua está prestes a estragar)? Avalie sempre as necessidades e os desejos antes de realizar uma grande compra.

Evite grandes prestações

Mesmo que comprar em 10x, 12x ou 24x pareça muito atrativo no imediatismo, saiba que você poderá se arrepender depois de pouquíssimos meses. Sendo assim, evite ao máximo os parcelamentos.

Preveja as despesas anuais

Despesas com IPTU, IPVA, DPVAT e outras são totalmente previsíveis. Mesmo assim, muitas pessoas ainda as deixam para a última hora. Evitar que isso aconteça é uma grande atitude em nome de suas finanças pessoais.

Esteja no controle sem abrir mão do seu estilo de vida

Se você adora ir para a academia, participar do happy hour com os amigos ou ver as estreias no cinema, tudo bem: não precisa abrir mão do seu estilo de vida. Porém, tentar maneirar um pouco no número de vezes que você faz isso ao longo do mês pode ser uma ótima forma de economizar.

Faça o download do aplicativo do seu banco

Com o aplicativo do seu banco sempre à mão, ficará muito mais fácil conferir o seu saldo e seus extratos, de modo a evitar grandes sustos no controle das finanças.

Conheça os principais investimentos financeiros

Na hora de poupar dinheiro, não escolha a tradicional poupança antes de pesquisar por outras opções que podem ser mais vantajosas. Existem diversos outros tipos de investimento que podem ser mais interessantes para você: pesquise!

Transforme o controle de finanças em um hábito

Se você teve gastos com a família no final de semana, anote. Se teve gastos fixos, anote também. Faça do controle um hábito.

Imagem: © Depositphotos.com / phenphayom

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top