3 sinais de que você pode ser um comprador compulsivo

mulher cheia de sacolas
Se você perceber que os seus hábitos de compras se tornaram exagerados, isso pode ser um sinal de que você esteja virando um comprado compulsivo.

É natural ficar satisfeito ao gastar um pouquinho além do necessário — seja com lazer, peças, presentes e demais conveniências no dia a dia. No entanto, quando este hábito se torna exagerado, a pessoa se torna um comprador compulsivo. E quando ela adquire esta característica, algumas consequências desagradáveis ou prejudiciais ao bom equilíbrio da vida financeira também podem surgir.

Algumas pessoas adquirem itens compulsivamente. Essa ação é caracterizada pela aquisição de produtos que não são essenciais para a rotina, sobrevivência ou até mesmo que nem sejam do interesse do consumidor. Confira, a seguir, três sinais típicos de compradores compulsivos e saiba identificar se você é um deles:

Sinais de que você pode ser um comprador compulsivo

Você não consegue distinguir necessidade e compulsão

Compradores compulsivos não conseguem mais discernir sobre a necessidade ou não de comprar determinado produto, agindo sempre por impulso. Isso pode fazer com que você adquira muitas coisas que nem sempre terão utilidade, gastando todos os seus recursos e se sentindo eternamente insatisfeito.

A satisfação pela compra é apenas temporária, e a tendência é que você compre ainda mais quando estiver nervoso ou preocupado.

O hábito de comprar se torna uma doença

Quando o hábito de comprar coisas se torna excessivo a ponto de prejudicar a vida da pessoa, tomar-lhe muito tempo ou influenciar o restante da sua vida, é porque a compulsão por compras se tornou uma doença. Se você não consegue mais se controlar a ponto de ponderar antes de realizar uma compra, então você é um comprador compulsivo.

Você sente que precisa de ajuda

O tratamento indicado para este caso pode ser clínico. Se você sente que precisa de ajuda para discernir quando é necessidade ou vontade e quando é compulsão, então você sua compulsão por compras passou dos limites.

E então, você já sabia o que era um comprador compulsivo? Desconfia que seja um? Que tal ler este outro artigo para descobrir se você é um shopaholic.

Imagem: © Depositphotos.com / Gladkov

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top