4 dicas para um controle financeiro pessoal simples e poderoso

pessoa mexendo na calculadora
Algumas dicas são essenciais para fazer um controle financeiro pessoal poderoso, tais como: coloque tudo no papel, pesquise preços, estabeleça metas e invista seu dinheiro.

Especialmente em tempos de crise, o controle financeiro pessoal é essencial para evitar que gastos desnecessários interfiram em seu orçamento. Fazer uma compra hoje para pagar com o dinheiro que virá amanhã pode transformar-se em uma grande roubada: e se esse dinheiro acabar não vindo por algum motivo? Portanto, é preciso ter pés no chão na hora de planejar o que fazer com seu dinheiro.

Dicas de como fazer um controle financeiro pessoal poderoso

Coloque tudo no papel (ou na tela do computador)

Fazer uma planilha para anotar todas as suas receitas e despesas é uma excelente maneira de manter o equilíbrio financeiro. Esta é uma ação que permite a você analisar se o seu mês tem ficado no azul ou se há algum gasto que precisa ser cortado para manter a sua conta positiva. Quando a receita é um pouco maior, até dá para ceder e permitir-se alguns luxos, mas se a crise estiver afetando fortemente os seus ganhos, é melhor apertar o cinto e gastar somente com o que for realmente necessário.

Pesquise preços

Se você acha mais cômodo comprar os itens que você precisa no mercadinho próximo à sua casa em vez de se deslocar até um supermercado e fazer a compra do mês, saiba que este hábito pode ser prejudicial para suas finanças. Antes de comprar no local mais fácil, é preciso pesquisar os preços do vai ser comprado e analisar a transação é mais vantajosa. Muitas vezes, você pode acabar gastando muito mais que o necessário pela simples comodidade de comprar no primeiro lugar que encontra. Adquirir o hábito de olhar os preços em mais de um lugar traz grandes benefícios à sua situação financeira.

Estabeleça metas para si mesmo

Você sonha em ter sua casa própria? Quer trocar seu carro? Se você gastar até o último centavo do que ganha, esses planos certamente nunca sairão do papel. Para começar, seus objetivos não precisam ser assim tão altos: determine pequenas metas e trabalhe para cumpri-las.

Quando já estiver acostumado a lidar com o dinheiro dessa forma, você poderá partir para o planejamento de sonhos maiores. Ao invés de ostentar aquele restaurante caríssimo, por exemplo, que tal usar este mesmo dinheiro para trocar aquele eletrodoméstico que já não funciona direito? Sempre priorize seus gastos, considerando o que é mais importante para sua vida.

Invista seu dinheiro

Quando você estiver acostumado com as regras que estabeleceu para si mesmo em relação aos gastos, chegou a hora de começar a sonhar mais alto e ampliar seu dinheiro. Para que isso seja possível, você precisará de uma dose ainda maior de disciplina e comprometimento. A dica final é poupar um valor mensalmente e aplicar em algum tipo de investimento que irá ajudá-lo a desfrutar desse dinheiro mais tarde. Informe-se sobre as opções de investimento que existem no mercado e faça suas contas para saber qual o melhor para você.

Imagem: © Depositphotos.com / phenphayom

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top