5 dicas para fazer um planejamento financeiro impecável neste ano

O planejamento financeiro é uma forma de evitar gastos desnecessários e endividamentos. O ano de 2016 promete ser um ano ainda em crise e fazer este planejamento é uma maneira de aproveitar as oportunidades, fazer melhores investimentos e utilizar seu dinheiro de forma mais eficiente. Confira 5 boas dicas de como se planejar financeiramente para 2016!

Organize o orçamento doméstico

Antes de tudo, é preciso pôr ordem na casa. Organize seu orçamento familiar, cortando gastos supérfluos, colocando as contas no papel ou na planilha, priorizando despesas, como as de supermercado, de serviços essenciais (água, luz, telefone, internet), de mensalidades que não podem ser atrasadas, como escola e plano de saúde. Se você possui veículo, é fundamental priorizar os gastos relativos à sua manutenção e impostos.

É bom também reduzir as contas, mesmo algumas que podem ser consideradas importantes, mas podem ser adiadas, substituídas ou cortadas para aliviar o orçamento doméstico. Para isso, aprenda a usar menos seu carro ou moto, se não precisar tanto de um plano de saúde suspenda-o, coloque seus filhos para estudar em uma escola mais barata, compre somente o essencial em roupas e calçados e assim por diante.

Administre o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito pode se tornar um grande problema para o consumidor. Bem usado, pode ser de grande valia; mal usado, pode gerar dívidas altas e levar à inadimplência. Não acumule vários cartões sem necessidade, pois representam apenas mais despesas e estimulam as compras supérfluas.

Compre no cartão apenas quando for essencial e divida em um número pequeno de parcelas. Evite fazer compras de valor muito pequeno no cartão de crédito, pois é um mau hábito. E, sempre que possível, compre à vista. As taxas de juros embutidas nas compras a prazo podem se tornar grandes vilãs da organização financeira.

Realize atividades para ganhar uma renda extra

Aproveite o tempo disponível para se dedicar à prática de alguma atividade rentável. Você pode se tornar revendedor de algum produto, dar aulas particulares, abrir uma loja virtual, colocar mercadorias à venda em sites da internet, escrever um livro ou e-book, trabalhar como diarista ou fazer outros serviços caseiros, de jardinagem, carpintaria ou vigilância, abrir um pequeno negócio em sua própria casa e assim por diante.

Diversifique investimentos

Se já possui investimentos, reavalie como andam e se estão correspondendo às expectativas. Se não possui, considere a possibilidade de fazê-los. O importante é, sempre que possível, diversificar investimentos. Para 2016, os especialistas recomendam a renda fixa como a melhor opção, excetuando-se a caderneta de poupança. CDBs, LCIs e LCAS, Tesouro Direto são boas alternativas para os que procuram investimentos mais seguros. Para os de perfil mais arrojado, podem aplicar em ações ou fundos de ações (os fundos oferecem maior versatilidade e diversificação).

Poupe dinheiro

Quem aprende a poupar, aprende a valorizar o dinheiro e guardar para o futuro. Se você tiver a expectativa de comprar algum bem durável (imóvel ou veículo, por exemplo), ou pretende se precaver para o amanhã (garantindo uma reserva para situações emergenciais ou mesmo para a velhice) — seja qual for o motivo, aprenda a poupar dinheiro, guardando uma parcela de seu salário e deixando-a, dentro do possível, intocada. Dinheiro poupado é dinheiro bem aplicado.

Já está se planejando financeiramente bem para o ano de 2016? O que está fazendo para organizar suas finanças? Um coaching financeiro (orientação financeira) pode ajudar bastante na hora de se planejar financeiramente, considerando o cenário político atual e a economia!

Compartilhe esse post com seus amigos e conhecidos no Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais! Ajude-os a se planejarem financeiramente em 2016!

 
Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top