5 passos para você aprender a investir o seu dinheiro

desenho de homem regando planta com cifrão
Para começar a investir o seu dinheiro é preciso saber seus objetivos, ter cautela com ofertas financeiras e poupar um pouco de dinheiro por mês.

O ato de economizar tem sido uma preferência no orçamento de muitas pessoas que, ao acumular um valor considerável por meses ou anos, esperam chegar a um resultado positivo para suas finanças pessoais. Quem deseja fazer esse dinheiro render, entretanto, deve optar por opções de investimento seguro.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Brasileiros e de Capitais (ANBIMA), os brasileiros ainda têm uma grande variedade de dúvidas e anseios a respeito do mercado financeiro e como investir. A principal delas diz respeito a como gastar seu dinheiro de maneira sábia, de modo a obter um retorno positivo.

Para facilitar a vida de quem deseja começar a investir, o Instituto Coaching Financeiro separou algumas dicas de como aprender a investir seu dinheiro. Confira:

5 passos para aprender a investir seu dinheiro

Saiba qual seu objetivo e seu perfil de investidor

Antes de iniciar seu investimento, saiba quais são seus objetivos. Defina-os claramente, uma vez que o montante e o tempo de economia servirão justamente para atingir esse propósito. Em seguida, dedique-se a conhecer seu perfil de investidor: pode ser que você prefira rentabilidades pequenas ou médias, mas longe de qualquer risco; oi que esteja disposto a sofrer grandes riscos, mas deseja ganhos ainda maiores.

Pratique antes de investir

Se você não sabe como investir, faça pequenas práticas. Alguns sites oferecem plataformas de simuladores de investimento. Essas ferramentas, de acordo com seus objetivos e com seu perfil, expõem como adequar seu investimento frente ao mercado atual e como adotar estratégias eficazes. Também vale a pena participar de oficinas, workshops e estudar livros sobre finanças para ter uma noção básica antes de fazer o investimento.

Tenha cautela com ofertas financeiras

Não caia em qualquer oferta que aparecer. Aja com cuidado e sabedoria, estude o mercado financeiro e faça previsões do seu investimento em relação à oferta em questão. Uma ótima dica é fazer sempre comprar à vista, evitando cair no abismo de compras parceladas e sujeitas a juros.

Faça uma poupança mensal

Poupar dinheiro também ajuda a fazer um investimento saudável. Estabeleça uma quantia fixa a cada mês para ser poupada. Ou, se for mais oportuno, faça uma poupança de acordo com sua renda, estabelecendo um valor fixo a ser economizado mensalmente. Se você ganhar mais, certamente irá poupar mais.

Consulte um especialista

Se não sabe fazer um investimento, peça ajuda. Procure um Coaching Financeiro e obtenha informações sobre como investir sabiamente. Ele pode dar uma visão mais clara do mercado, apontando estratégias eficientes e alternativas mais viáveis de investimento.

Imagem: © Depositphotos.com / maxicam

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top