7 dicas para fazer um bom planejamento financeiro empresarial

papel e tabela financeira com moedas
É muito importante sempre fazer um acompanhamento financeiro através de planilhas semanais ou mensais.

Abrir uma empresa é o sonho de muitas pessoas que desejam trabalhar com liberdade e independência. Para evitar que imprevistos fechem as portas de um negócio recém-inaugurado, é preciso planejar cada passo — antes e depois da esperada inauguração.

É fundamental que a etapa do planejamento abranja a parte financeira da empresa. Por isso, coloque no papel todos os gastos e tente prever o lucro inicial do empreendimento. O acompanhamento financeiro deve ser constante, com planilhas semanais ou mensais sendo atualizadas diariamente. Além disso, é indispensável fazer um planejamento financeiro anual, calculando as possibilidades com base em dados anteriores e prevendo o melhor e o pior cenário.

Para manter as finanças empresariais em dia, sua empresa pode contar com o auxílio de um escritório de contabilidade ou de um Coach financeiro. No entanto, é possível que você precise administrar tudo sozinho no começo. Em todo caso, é importante entender o passo a passo do planejamento financeiro empresarial e essas 7 dicas são a chave para o sucesso financeiro do seu negócio.

7 dicas para um planejamento financeiro de sucesso

Preveja

Faça previsões de gastos e lucros em todas as etapas do seu processo produtivo. Considere os valores destinados à fabricação, fornecedores, estoque, funcionários, vendas e entrega. Tenha metas realistas e considere também as previsões de lucro para o mesmo período avaliado.

Acompanhe

É fundamental registrar e acompanhar cada valor que entra e que sai. Anote contas a pagar e valores a receber para não perder os prazos. Tenha um sistema organizado e dividido em dias, semanas, meses e anos. Dessa forma, é possível saber quais são os meses que apresentam mais vendas e se preparar para períodos de menos lucros.

Evite juros

Negocie descontos para pagamentos à vista com fornecedores e clientes. Em caso de compras parceladas, anote todas as parcelas no planejamento mensal em que devem ser descontadas. Lembre-se de guardar os dados dos meses passados e também de ter organizado os dados previstos para os próximos meses.

Evite desperdícios

Observe o que pode ser considerado supérfluo e corte. Manter o foco no essencial atrai crescimento e lucro. Despesas e custos são necessários para o fluxo financeiro, mas é preciso saber como evitar perdas.

Não misturar os caixas

Nunca misture valores destinados aos sócios ou às outras empresas no seu nome. Manter os dados separados evita erros e prejuízos.

Poupe

Tenha uma reserva financeira para imprevistos. Dessa forma, você evita empréstimos que não foram planejados. A empresa pode lançar promoções e facilitar o pagamento à vista para criar uma reserva no caixa e se preparar para períodos de queda de vendas, por exemplo.

Controle

Não adie a organização financeira. Mantenha o controle sempre, afinal, perder o foco do planejamento financeiro pode resultar em grandes prejuízos. Comece a planejar antes mesmo de abrir as portas e acompanhe cada etapa para fazer as alterações necessárias.

Imagem: © Depositphotos.com / abscent

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top