Afinal, qual é o papel do coaching financeiro?

O coaching é um processo que tem como objetivo melhorar algum aspecto de sua vida pessoal ou profissional por meio de técnicas, ferramentas e metodologias, desenvolvidas por um profissional qualificado.

Muitos objetivos pessoais, como adquirir a casa própria ou trocar o carro por um modelo mais novo, exigem uma boa administração do dinheiro. Para atingir esses objetivos, é preciso fazer um planejamento adequado, quitando possíveis dívidas e gerenciando ganhos e despesas.  

É nesse contexto que surge o coach financeiro, um profissional especializado em transformar hábitos e ajudar o seu coachee, o cliente, a atingir seus objetivos através de medidas didáticas de educação financeira. Quer saber como o coach financeiro pode te ajudar? Acompanhe nosso post de hoje e saiba mais!

Qual é a diferença entre o coaching e a consultoria financeira?

Diferente dos serviços de consultoria, que oferecem soluções para questões pontuais, o coach financeiro foca no aprendizado. Assim, o coaching não está associado a uma circunstância específica, mas ao aprendizado de técnicas e metodologias que podem ser aplicadas em diferentes situações.

O coach financeiro visa auxiliar o coachee no desenvolvimento de habilidades econômicas e, principalmente, no planejamento familiar. A metodologia aprendida no coaching pode ser levada para outras esferas da vida pessoal e profissional, como, por exemplo, após uma mudança de cargo, quando é preciso conciliar uma nova renda mensal com os objetivos desejados.

Aprender a envolver todos os membros da família no controle das despesas e alcance das metas e objetivos determinados, é outra particularidade do processo de coaching.

Quais são as técnicas empregadas no coaching?

O trabalho do coach consiste em analisar as necessidades do coachee e indicar ferramentas específicas que apoiem seu autodesenvolvimento, levando-o aos caminhos certos para alcançar seus objetivos. Muitas vezes, o coach irá incentivar ou até mesmo provocar o cliente para que ele encontre respostas práticas de como proceder para atingir os resultados desejados.

O coach trará, ainda, alguns conceitos básicos de educação financeira e controle de despesas. Através esse processo, o cochee poderá analisar em profundidade a relação entre suas fontes de renda e despesas, saberá como reduzir os gastos, libertando-se de hábitos nocivos, definir metas apropriadas e de curto prazo, para não perder a motivação inicial, assim como aprenderá a lição mais valiosa: como fazer bons investimentos.

Como as técnicas potencializam os resultados buscados?

Durante o trabalho do coach, ele será responsável por identificar competências importantes do coachee que o ajudarão a tirar o planejamento financeiro do papel. Dado o primeiro passo, as finanças pessoais serão restabelecidas com o tempo.

Com isso, o equilíbrio financeiro será o catalisador para que o cliente atinja outros objetivos, aplicando na sua vida as técnicas e metodologias aprendidas. Após o processo de coaching, o cliente terá facilidade em planejar investimentos para alcançar seus objetivos e aspirar novas conquistas.

Agora que você conhece o papel do coaching financeiro, aproveite para ler o nosso artigo sobre como realizar um controle de gastos prático. Entender os seus gastos e objetivos é o primeiro passo para considerar a contratação de um coach!

 

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top