Ainda dá para investir em 2019? Descubra agora!

Quando se trata de investimento, normalmente as pessoas sempre buscam momentos especiais para iniciar esse processo ou outros mais limitados, como a aposentadoria, por exemplo.

Claro que isso não é errado, mas talvez, equivocado. Pois existem inúmeros tipos de investimentos disponíveis assim como várias razões para isso.

Tem investimentos que são interessantes quando há queda no dólar, enquanto outros, no aumento de índices e taxas, como o IPCA e Selic.

Existem aqueles que são ideais para você resgatar em menos de 1 ano, em mais de 5 anos ou até ações, que você pode comprar em um dia e vender no outro.

Ou seja, investir depende muito do seu objetivo, como aplicar economias, criar reservas, viajar, comprar um carro, um imóvel.

Então, para esclarecer um pouco mais sobre isso, segue abaixo 3 opções de investimento, para cada um desses perfis de investidor, que você pode fazer ainda esse ano.

Qual seu perfil de Investidor?

Para saber onde investir ainda este ano, é necessário entender sua organização financeira, fazer um bom planejamento e, claro, descobrir qual o seu perfil de investidor.

Para descobrir qual é o seu perfil, você pode fazer o teste de suitability ou teste de perfil de investidor, disponível na internet, bancos e operadoras de ações.

Respondendo corretamente, e com sinceridade, você saberá se o seu perfil é conservador, moderado ou arrojado, ou seja, o quanto você tolera correr riscos.

Com base nisso, pode buscar qual a melhor opção de investimento para você e assim, fazendo escolhas assertivas e não saindo no prejuízo.

Afinal de contas, se você for muito cauteloso, não tem muitas reservas e nem bons conhecimentos sobre essa prática, com certeza ações pode não ser uma boa.

Investimentos para o perfil conservador

Esse perfil, prioriza investimentos de baixo risco, optando por ter segurança o retorno da aplicação, onde as taxas são pré-fixadas, sabendo exatamente quanto e quando irá receber.

Veja 03 diferentes opções de investimento que são adequadas para este perfil.

Tesouro Direto Selic

Caso você esteja começando a investir agora, esse é um dos investimentos mais indicados, pois tem flexibilidade de resgate, sem perda de lucro.

O Tesouro Direto Selic é um título de dívida emitido pelo Governo Federal, ou seja, ao investir nele, estará emprestando dinheiro para o poder público.

E para angariar ainda mais dinheiro, o Governo emite vários outros títulos, com taxas pré e pós-fixadas, com resgate a curto, médio e longo prazo.

Tesouro IPCA

Esse investimento, basicamente  segue o mesmo princípio do anterior, com a principal diferença de que o resgate é feito a médio e longo prazo.

Aqui é ideal para você que deseja ter um poder de compra futuramente, além de ser acessível, custando em média R$ 30,00 cada título.

Para saber mais sobre essas duas modalidades, você pode acessar o site do Tesouro Direto aqui.

Fundos de renda fixa

De acordo com a CVM esses fundos tem seu risco pautado na variação da taxa de juros, índice de preços ou os dois.

E devem ter 80% da sua carteira investida em ativos relacionados à estes fatores de riscos, como CDBs, LCI, debêntures, títulos públicos federais e outros.

Tem opções de fundos de renda fixa a curto prazo, simples, referenciados e até de dívida externa. Você pode conferir todos esses detalhes no site da CVM.

Investimentos para o perfil moderado

Esse perfil, já possui uma tolerância maior aos riscos e normalmente já é bem estabelecido financeiramente e possui ótimos conhecimentos sobre investimentos.

Ou seja, é uma pessoa com comportamento mais versátil nesse assunto, que pondera muito bem o fator risco versus rentabilidade.

CDBs de longo prazo

Certificado de Depósito Bancário nada mais é do que você emprestando dinheiro ao banco para que ele feche seu caixa positivamente, remunerando sua aplicação para isso.

Ou seja, essa opção de investimento, você pode fazer diretamente em qualquer banco ou corretora de valores. E um bom CDB une baixo risco, liquidez e boa taxa de rentabilidade.

Com investimentos que começam a partir de R$ 1.000,00, com resgate após 2 anos de aplicação.

Debêntures Incentivadas

Debêntures são títulos de crédito privado, emitido por empresas de diversos setores, que buscam no médio e longo prazo financiar seus investimentos e compromissos financeiros.

Investir em uma debênture incentivada, nada mais é do que emprestar seu dinheiro por um prazo pré-estabelecido em troca de uma remuneração.

Tem como vantagens a isenção do IR para pessoa física, proteção contra a inflação, e possibilidade de rendimentos maiores do que a poupança, por exemplo.

Fundos Multimercado

São fundos que contemplam uma série de diferentes investimentos na mesma carteira, sendo gerido por um profissional certificado.

Esse gestor, tem a liberdade para decidir qual a melhor estratégia de investimento para seus cotistas.

Vale acrescentar, que são fundos dinâmicos, que abrangem desde fundos de renda fixa super conservadores à outros mais arriscados do que os fundos de ações.

Investimentos para o perfil arrojado

Esse perfil de investidor, possui um excelente conhecimento sobre o mercado e aceita os riscos que investimentos mais alto proporcionam.

Contudo, normalmente, possuem uma reserva emergencial, entendem que a perda é momentânea e que seus altos investimentos podem gerar lucros exorbitantes.

Fundos de ações

Nada mais é do que um fundo compostos por diversos investidores, com cotas determinadas e gerido por um profissional qualificado e certificado que determina as melhores estratégias de compra e venda de ações.

São carteira composta por no mínimo 67% de ações, possuem boa liquidez e tem um desconto de 15% da alíquota do seu rendimento.

Carteiras recomendadas

É um conjunto de ativos que, de acordo com os profissionais que as administram, tem ótimas perspectivas de performance.

Toda decisão aqui deve ser discutida com o analista certificado e responsável pela carteira, que orientará na melhor tomada de decisão.

Ações

Ações são a representação de frações do capital de uma empresa, onde ao adquirir uma, você se torna sócio dela, participando de seus lucros e prejuízos.

Assim, uma boa forma de ganhar dinheiro, é investindo em ações de empresas grandes, com potencial de crescimento, logo de lucro.

Para comprar uma, você pode contar com os serviços de uma, dentre várias corretoras que existem, tendo ou não o auxílio de um profissional para a gestão da suas ações.

Se você deseja desenvolver mais o seu potencial de investidor, não deixe de conferir nossos treinamentos. 

O ICF já ajudou mais de 100 mil pessoas a alcançarem a inteligência financeira. Clique aqui e faça parte deste time! 

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top