Aumento da taxa Selic

Com o aumento da nova taxa Selic, o impacto na Vida Financeira das pessoas é geral. Em termos de taxas de juros, tudo fica mais caro.

Repare em questões de dias vai acontecer o seguinte:

Seu cheque especial vai aumentar o juros, seu cartão de crédito vai aumentar o juros, o financiamento do carro vai aumentar o juros, enfim tudo em relação a juros vai subir.

Nesse momento, existe uma questão interessante, realizar dívidas com juros se torna um péssimo negócio. A nova taxa Selic também irá refletir nos investimentos, Tesouro direto, Poupança, CDB, investimentos atrelados ao CDI e taxa Selic.

No caso do Tesouro, a LFT paga taxa Selic, e assume cada vez mais um papel importante no portfólio de investimentos com o aumento da Selic, já que é o único investimento garantido pelo Governo e pagando bem acima da Poupança.

Com o novo patamar da taxa, muitos investidores passa a redefinir seus investimentos, é um momento de muita atenção e Inteligência Financeira, Bolsa de Valores por exemplo, muitos investidores mais conservadores começam a pensar mais, pois, com o cenário de alta de juros, buscam rentabilidades interessantes na renda fixa, com isso mudam seu percentual de investimentos em renda variável.

Interessante analisar que o Governo está comendo de seu próprio veneno, incentivou durante tanto tempo o consumo desenfreado e agora tem de aumentar as taxas para conter a inflação e em consequência o consumo, faltou planejamento.

A cadeia produtiva, a indústria, que gera a grande massa de empregos, passa a sofrer, pois os juros de financiamentos para produtividade aumenta também.Com isso fica mais caro pegar dinheiro para investimentos, assim a cadeia produtiva vai pensar duas vezes.

Precisamos de uma política financeira de expansão, que fortaleça a cadeia produtiva, comércio e Consumo de Verdade. O pequeno empresário sofre para conseguir crédito, muitas vezes tendo de recorrer a empréstimos na pessoa física, e agora com a nova taxa ainda mais caro, isso não é incentivo à produção e sim a retração, por ter incentivado o consumo e não a Geração de Renda através da produtividade.

Cabe agora a cadeia produtiva se planejar ainda mais, fazer muita conta e avançar, independente de Governo. E a população o mesmo, planejar, escolher bem os investimentos e evitar qualquer financiamento com juros. E o pior a taxa Selic ainda vai aumentar mais um pouco até o fim do ano.

Atenção e muita Educação Financeira é necessário para cuidar bem de seu Dinheiro e Patrimônio.

Sucesso!

Roberto Navarro

Instituto Coaching Financeiro

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top