Cartão de Crédito é bom ou ruim?

CARTAO-DE-CREDITO-E-BOM-OU-RUIM

Você se considera uma pessoa controlada financeiramente?

Se a resposta for não, você precisa aprender a lidar com o dinheiro e com a forma que você utiliza ele e em último caso precisaria da ajuda de um educador financeiro.

O cartão de crédito pode ser um grande vilão para quem não possui autocontrole e gasta compulsivamente.

Se a sua resposta for sim, mas adiante te mostraremos algumas dicas de como utilizar o cartão e deixar sua vida financeira perfeita utilizando esse dinheiro em forma de plástico.

Usando o cartão de crédito a seu favor

Inicialmente o cartão pode te ajudar muito no seu fluxo de caixa e para suas finanças permanecerem controladas.

Isso mesmo, comprando com o cartão de crédito todas as suas contas ficam centralizadas em uma única fatura, ou seja, não tem boletos, não tem cheques, se você passar a usar somente o cartão ficará tudo ali.

Pode ser ótimo para quem não consegue anotar todas as despesas, o cartão pode ser importante nesse ponto, porém é imprescindível que você respeite os limites que existem no seu orçamento.

Caso você não respeite seu orçamento, ao invés de ajudar pode te trazer problemas sérios.

Além disso, comprando com o cartão, você consegue um prazo maior para efetuar o pagamento das contas e isso facilita seu fluxo de caixa, mas lembre-se que você precisa estar sempre organizado com as contas.

Sempre existe um período ideal para você comprar

Uma dica de ouro e que poucas pessoas sabem, é que existe aquele período perfeito para você comprar, que é justamente o período entre a data que fecha a sua fatura e a data em que você vai recebê-la pelos correios.

A maioria das administradoras escolhe fechar a fatura cinco dias antes de o cliente recebê-la. E as compras que você faz nesse período serão pagas somente na próxima fatura.

A grande vantagem é que você ganha mais alguns dias para pagar. Descubra qual é o período da sua fatura e aproveite essa vantagem do cartão de crédito.

Pagar a fatura por completo e na data correta

Aqui está a parte que pode virar um problema em você ter cartão de credito.
Sempre que a fatura chega, você tem a opção de pagar tudo ou pagar só o mínimo exigido na sua fatura, o ideal é SEMPRE pagar o valor total e até o dia do vencimento.

Fazendo isso, você evita juros altíssimos, além do mais isso pode comprometer seu orçamento e virar um tormento, por isso não deixe para depois, faça as coisas certas e use seu cartão como um aliado na sua vida financeira.

Muito importante também que você evite gastar mais do que você recebe ou do que você pode, suas contas devem estar dentro do seu orçamento mensal, não deixe sua fatura virar uma bola de neve sem fim.

Fique de olho no limite do seu cartão de crédito

Antes de você pedir qualquer cartão de crédito é ideal que você analise quanto você quer de limite, um limite mais alto do que você pode pagar não vai ser legal.

Seria ótimo que no seu primeiro cartão você não escolhesse um limite além do que você recebe ou exatamente o que você recebe. Tente pegar um limite próximo aos seus limites financeiros.

Todas as instituições financeiras te oferecem limites altíssimos que são acima da receita mensal do cliente, o que ocasiona um gasto excessivo e juros absurdos para os bancos.

Pense direitinho, veja seu padrão de vida e escolha um que se encaixe nele. Caso o limite já esteja alto, procure seu banco e peça para reduzir, mas não caia em tentação.

Se for possível utilize o cartão de débito

Se você ainda possui algumas dificuldades na utilização do cartão de crédito, uma excelente opção é utilizar o cartão de débito, até você ir conseguindo controlar sua vida financeira.

Por ser um meio de pagamento eletrônico e á vista, vai ajudar você a não sair com muito dinheiro, pois você só gastará aquilo que está no seu saldo em conta.

Pode te ajudar a economizar também, porque você sabe que passando no débito vai esvaziando sua conta imediatamente.

O cartão pode ser útil para quem tem necessidade em parcelar

Lembrando sempre que é importante que você tenha um controle ou que ao menos seja organizado, para que não extrapole nos gastos.
Quando tiver necessidade de comprar parcelado, se programe e anote tudo, deixe na sua planilha a quantidade de parcelas e os valores, todas as parcelas devem caber no seu orçamento até o último mês.

A compra quando parcelada pelo cartão de crédito pode te oferecer alguns benefícios comparado ao cheque, pois o seu cheque pode ir passando de mão em mão.

O cartão sendo utilizado de forma consciente, com você pagando na data certa, é muito mais confiável e te deixa com uma segurança a mais.

Além de que dependendo da quantidade de parcelas, você pode conseguir parcelar sem juros, isso é maravilhoso para suas finanças.

Tente não ser impulsivo e se controle

Mesmo que você possua um limite excelente no seu cartão, é importante não comprar por impulso. Muitas pessoas se endividam porque compram produtos que não precisam ou que não vão usar.

Às vezes acabam comprando porque viram com um preço bacana, mas mesmo assim você vai pagar por algo que na sua vida não terá utilidade?

Melhor não, né? Analise tudo antes, pense se você realmente gostou e se vai usar mesmo, assim evita gastos desnecessários no seu cartão de crédito.

E sempre que passar por uma loja reflita se precisa de tal produto mesmo, vá dar uma volta e depois com a mente serena se você estiver precisando mesmo, volte e compre.

Evitar usar vários cartões

Se você ainda estiver aprendendo a lidar com dinheiro e com o uso do cartão de crédito, é bom você tentar não utilizar mais de um, pois chegarão várias faturas e isso pode te atrapalhar.

Muitas instituições financeiras oferecem cartões adicionais com vantagens incríveis, como a anuidade grátis no primeiro ano.

Porém depois desse um ano você terá que pagar taxas de mais de um cartão.

O dinheiro que você vai pagar essas taxas pode servir para pagar algo a mais na sua vida, então pense bem, muitas vezes um cartão é suficiente na vida das pessoas.

Não acumule dívidas, mas diminua. Seja consciente.

Observe a anuidade do seu cartão de crédito

É sempre válido tentar uma negociação, e você pode tentar com a administradora do seu cartão, tente um desconto ou até mesmo a anuidade grátis quando você utiliza bastante o cartão de crédito.

Você gera lucros todos os meses para a instituição financeira, nada mais justo que conseguir um desconto.

Caso sua anuidade seja altíssima, e você não consiga um acordo, tente falar que vai cancelar, geralmente funciona, nenhum banco quer perder um cliente ativo que gera lucro para eles.

Além de tudo conseguir um desconto ajudará no seu orçamento. E fique de olho nas anuidades abusivas, não aceite jamais.

Observem os seus pontos e as milhagens

Aqui está uma vantagem em utilizar o cartão de crédito, você pode ganhar muitos pontos e troca-los por descontos em produtos, alguns prêmios ou deixar acumular as milhas para suas viagens.

Mas seja cauteloso, não queira aproveitar esses benéficos e saia comprando descontroladamente, tenha cuidado e continue gastando com o necessário e quando perceber já terá seus pontos disponíveis e o melhor sem contas extras.

Observe também porque a maioria desses programas de milhagens e pontos possui prazo de validade, mas sempre é possível pagar uma taxa e conseguir uma prorrogação ou a sua administradora pode não ter essa validade, importante se informar.

Se você utiliza cartão de crédito internacional fique atento

Quem utiliza cartão internacional deve sempre ficar alerta as vantagens que eles oferecem, como seguro em caso de acidentes, seguro para perda de bagagens ou roubo, assistência médica internacional.

Procure se informar para que você possa usufruir dessas vantagens que geralmente podem ser encontradas por um custo baixo. Sempre que precisar você deve utilizar os benefícios.

Para sua segurança, guarde sempre todos os comprovantes.

Sempre que você realizar uma compra, peça o seu comprovante, que é a via do cliente e guarde, independente do cartão que você utilize, é muito importante você guardar.

Esses pequenos documentos são garantias que você pode utilizar no caso de algum problema na administradora.

Quando o débito for confirmado em sua conta, você pode jogar fora, ou quando você for pagar a fatura. Importante guardar sempre todos os fornecidos no mês e ao final você pode conferir, é uma ótima maneira de se manter organizado.

Quando ocorrer atrasos sempre tente um acordo

Imprevistos acontecem a todo o momento, por mais cuidadoso que você possa ser, pode acontecer algo que não estava nos seus planos. Como um atraso inesperado por motivo de força maior ou a perca do seu emprego.

E com esses imprevistos que surgiram você pode ficar endividado com seu cartão de credito.

Não tenha receio em procurar o banco e tentar uma negociação o mais rápido possível. Você pode tentar um bloqueio e também a quitação da dívida, o que ajuda para que os juros não aumentem sobre ela.

Pode tentar também um bloqueio com parcelamento sem juros ou aquele maravilhoso desconto pelo pagamento do montante total.

Afinal, cartão de credito é bom ou ruim?

Você pode concluir que o cartão de crédito pode ser excelente, mas também pode ser um vilão. Tudo vai depender da pessoa que utiliza.

Se você for uma pessoa impulsiva e descontrolada, infelizmente o que poderia te ajudar vai te atrapalhar bastante, antes e começar a utilizar qualquer cartão tente se organizar financeiramente.

Mas se você souber se controlar e for organizado o cartão será seu grande aliado nas compras e poderá te ajudar a controlar os gastos de forma consciente.

Aproveite todas as vantagens que o cartão de crédito pode te oferecer e use sempre de forma consciente para que sua vida financeira permaneça sempre organizada.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top