CDB ou a poupança, qual o melhor investimento?

bussola apontando para descrição
O CDB pode ser considerado um investimento um pouco melhor que a poupança, já que o seu rendimento é acima da inflação.

Quando se trata da vida financeira, é natural que as pessoas estejam sempre à procura das opções que tragam mais benefícios ou que se encaixam melhor em suas necessidades. Há quem prefira investir em ações, títulos públicos, CDB e até mesmo na poupança. Considerando o CDB e a poupança, você sabe qual a melhor opção para investir? Conheça um pouco mais sobre cada um desses investimentos e entenda suas vantagens e desvantagens.

Diferenças entre a poupança e o CDB

A poupança é um dos investimentos mais conhecidos e utilizados no País. Isso é justificado por conta de sua simplicidade: qualquer pessoa pode abrir uma conta poupança junto a um banco, rendendo 0,5% + TR (taxa de rentabilidade determinada pelo governo) quando a taxa Selic se encontra acima dos 8%. Quando a Taxa Selic se encontra abaixo de 8%, o rendimento é de 70% da Selic + TR.

O rendimento da poupança não costuma ser tão alto e geralmente pode ser observado apenas a longo prazo e quando o investidor costuma fazer depósitos frequentes, sem realizar saques. Além disso, a poupança só rende na chamada “data de aniversário”, sempre no mesmo dia do mês em que foi realizado o depósito.

Os chamados Certificados de Depósito Bancário (CDB), por sua vez, funcionam como um empréstimo feito da pessoa para o banco. Este investimento tem rentabilidade diária e sobre seus ganhos incidem o Imposto de Renda e o IOF. Vale lembrar que os impostos incidem apenas sobre os ganhos do CDB e não sobre o valor total ao final da aplicação.

Vantagens e desvantagens de cada investimento

Poupança

Como vantagens da poupança há o fato de se poder investir qualquer valor, além da possibilidade de resgatar o rendimento a qualquer momento e a isenção do imposto de renda. Por outro lado, esse investimento tem como desvantagens o fato de o rendimento ser mais baixo se comparado a outros investimentos, a perda de dinheiro de acordo com a inflação e o rendimento só ocorrer na data de aniversário.

CDB

Como vantagens do CDB, podemos destacar: rentabilidade maior do que a da poupança, resgate pode ocorrer a qualquer momento e possibilidade de se beneficiar com os juros nos contratos pós-fixados. Já como desvantagens, podem ser apontadas a taxa de administração do investimento cobrada pelo banco, o fato da taxa de rentabilidade ser diferente em cada instituição bancária e a incidência de impostos.

Qual é a melhor opção de investimento?

O CDB ainda pode ser considerado uma melhor opção de investimento quando comparado com a poupança, já que seu rendimento é acima da inflação. A poupança, por outro lado, é voltada para aqueles que não tem pressa em resgatar o valor investido e pretendem continuar a depositar novos valores. Ela funciona mais uma reserva de dinheiro do que um ganho propriamente dito.

Imagem: © Depositphotos.com / Olivier26

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top