O que é ser um coaching financeiro? – Missão!

Saber o que é ser um coaching financeiro é complicado? Na realidade, depende de onde você procurar. A área está em constante expansão, e é requisitada por pessoas dos mais diversos perfis.

Se você ainda precisa descobrir o que é ser um coaching financeiro, acompanhe o conteúdo que separamos. Aqui, vamos explicar todo o conceito por trás dessa interessante área, em que você também pode atuar.

coaching financeiro

Afinal, o que é ser um coaching financeiro? Como o profissional atua?

O coach, em geral, é um profissional responsável por orientar o seu cliente, chamado de coachee. Seu objetivo é compreender os objetivos, anseios, pontos fortes, pontos fracos e empecilhos na vida de alguém, para que essa pessoa possa desenvolver suas potencialidades da melhor maneira possível.

Entre as mais diversas áreas de atuação desse profissional, há o ramo de finanças. Saber o que é ser um coaching financeiro, desse modo, se tornou simples: basta unir esse princípio da orientação ao dinheiro e o manuseio de recursos pessoais.

O cliente pode ser uma pessoa endividada, que não consegue negociar e quitar as dívidas por falta de entendimento e organização, por exemplo. Apesar desse ser o exemplo mais comum, muitas das pessoas que procuram por orientações possuem uma vida financeira estável. Elas apenas querem gerir o dinheiro com mais qualidade, para garantir recursos no futuro.

Essa variedade de situações demonstra, entre outras coisas, como é necessário entender mais sobre as metas e o quadro atual do coachee. Agora que você já entender o que é ser um coaching financeiro, vamos nos aprofundar no assunto.

Qual é a diferença em relação aos consultores?

Muitas pessoas se perguntam: mas essa atuação não é feita por um consultor financeiro? Na realidade, existe uma distinção central.

Quando queremos investir dinheiro ou até mesmo lidar com uma dívida, podemos procurar pelo consultor. Ele vai orientar em relação a um problema pontual na vida do cliente, e depois disso, a parceria está praticamente acabada.

Já o coach financeiro trabalha com vivências e relações monetárias a longo prazo. O profissional pode ajudar a solucionar mais de uma dívida e orientar investimentos repetidas vezes. Existem pessoas que passam anos ao lado de um coach.

Quais são as vantagens de atuar na área?

Ok, já entendemos o que é ser um coaching financeiro, e sabemos que essa ocupação é diferente da atividade de um consultor. Basta pontuarmos algumas das vantagens de investir no ramo. Confira!

Desenvolvimento pessoal

Primeiramente, precisamos deixar claro que você vai voltar os seus esforços ao cliente. Isso é irrefutável. Entretanto, uma das maiores consequências de se envolver na vida financeira das pessoas é o próprio desenvolvimento pessoal do profissional.

Isso mesmo! Além de ajudar o coachee, você está se ajudando quando o assunto é finanças. O coach financeiro costuma aprender muito sobre os seus recursos ao observar erros e problemas das outras pessoas.

As soluções também podem ser aplicadas em sua vida pessoal. Fora isso, o profissional reúne conhecimentos sobre investimentos, gestão de crédito, entre outros.

Confiança dos clientes

É muito interessante conquistar um cliente. Você passa a inspirar confiança e conhecimento em finanças, sendo tratado até como um líder para os parceiros mais antigos.

Se você acha que tem aptidão para conquistar a confiança dos demais, ser coach financeiro pode mudar a sua vida por completo. As pessoas dependerão dos seus conhecimentos e, claro, atribuem valor a isso.

Essa questão é ainda mais intensa quando se trata de dinheiro. Afinal, sabemos que esse é um dos assuntos mais delicados de nossas vidas.

Excelente mercado de trabalho

Uma das vantagens práticas de ser um coach de finanças é o mercado de trabalho. Como pontuamos anteriormente, a vida financeira é um aspecto central para a maioria das pessoas.

Por isso, além de um público cada vez maior, os salários de um profissional da área costumam se elevar bastante ao longo do tempo. É um dos campos mais promissores da atividade! Para isso, o necessário é sempre melhorar a sua forma de atuar e fornecer resultados cada vez melhores ao coachee.

Aplicação de conceitos e técnicas de economia

Você tem facilidade com economia? Estudou sobre o assunto? Se esse é o caso, aqui está outro benefício incomparável de ser coach financeiro: você vai poder aplicar todos esses conhecimentos com facilidade, e ver os resultados esperados de forma clara.

Em algumas outras áreas de atuação, alcançar objetivos é mais difícil. Isso ocorre, muitas vezes, com coaching pessoal, um outro ramo. Entretanto, o mesmo não se aplica nesse quadro. Os conceitos são pontuais, bem desenvolvidos e seguros, pois são retirados dos estudos sobre economia.

Agora que você já sabe o que é ser um coaching financeiro, resta saber: essa é uma área de seu perfil? Você gostaria de trabalhar com esse ramo? Deixe o seu comentário abaixo e conte à gente!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top