Coaching pessoal para Inteligência emocional

coaching-pessoal

O coaching pessoal pode ser a chave para você desenvolver inteligência emocional. Quantas vezes você perdeu o controle em uma situação de tensão?

Se as suas emoções não estão alinhados com seus objetivos. Um treinamento com as técnicas de inteligência podem te ajudar.

Também conhecido como Life Coaching, essa técnica tem um objetivo de desenvolver o seu potencial. Levar você de um ponto a até um ponto b.

Mas como como administrar as nossas emoções? Nesse artigo você vai entender como funciona o coaching pessoal, quais as suas ferramentas e como ele pode te ajudar a ter inteligência emocional.

Para que serve o coaching pessoal?

O coaching pessoal irá te ajudar a investigar todas as suas capacitações, todos os seus talentos. Ele te ajuda a transformar isso em combustível para que você possa alcançar os seus objetivos.

Como um coach pessoal pode te ajudar a atingir as suas metas?

Imagine que você está se preparando para uma prova multidisciplinar. Nesta prova você contou com a ajuda de vários instrutores, cada uma em uma matéria diferente. 

Cada um deles te ajudou com a sua especialidade. Graças a esta ajuda, você adquiriu conhecimento e conseguiu tirar uma nota acima da média.

Agora, suponhamos que você deseja superar os seus medos para pleitear uma promoção no seu trabalho. No lugar de vários instrutores, concentramos a todas essas pessoas na figura do coaching.

O coach pessoal pode não ter conhecimento sobre o seu trabalho, mas ele pode te ajudar  despertar suas habilidades para que você alcance o este objetivo.

Você já tem a experiência necessária, já tem o conhecimento, mas por algum motivo tudo isso está travado. Neste momento, ele ira utilizar técnicas de coaching, como autoconhecimento para despertar o seu melhor. 

É importante ressaltar que o trabalho do coach não consiste apenas em promover uma motivação. 

Nesse processo, são aplicadas uma série de técnicas e ferramentas de coaching pessoal. São realizados questionários psicológicos e mensurações de resultados para que você possa ter segurança e assertividade antes de dar qualquer passo rumo ao seu objetivo.

Na primeira sessão, os coachs costumam fazer mais perguntas e observação. Tudo isso, é para identificar quais são os seus objetivos, como alcançá-los em um espaço de tempo determinado. 

Além disso, ele procurar a identificar os seus pontos fortes e pontos fracos para te conhecer e trabalhar melhor neles durante todo o percurso.

O objetivo é desenvolver um plano estratégico em passos para que você possa aplicar num determinado tempo, respeitando um deadline.

O que é Inteligência emocional?

Segundo Daniel goleman inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de identificar seus sentimentos e emoções com mais facilidade sabendo escolher o melhor caminho.

Ter inteligência emocional pode transformar as nossas vidas. Por meio dela conseguimos evoluir enquanto seres humanos.

Se não desenvolvemos essa inteligência, nós estamos sujeito a reagir apenas por meio das nossas emoções. Isso nos leva a ter atitudes ruins, fazer escolhas que podem comprometer a nossa qualidade de vida.

Seja uma discussão banal, uma atitude descontrolada ou maus hábitos alimentares, tudo isso é reflexo da ausência de inteligência emocional.

Inteligência emocional melhora os nossos relacionamentos, seja ele efetivo, pessoal ou emocional seja ele de cunho profissional.

Benefícios da inteligência emocional

Os benefícios do coaching para inteligência emocional são inúmeros, tanto para criança quanto para adultos.

Quando a criança desenvolve a inteligência emocional desde cedo, ela constrói melhores relacionamentos e se afasta dos riscos de desenvolver algum vício, por exemplo. Ela se torna um adolescente mais consciente. 

Ter inteligência emocional na adolescência também pode ajudar a reduzir o índice de gravidez precoce.

Crianças com inteligência emocional sofrem menos distúrbios alimentares, e ainda tem melhor desempenho na escola.

Crianças que desenvolvem inteligência emocional tem maiores possibilidades de alcançar o sucesso na vida adulta.

Já adultos que têm inteligência emocional melhoram bastante os seus relacionamentos tanto pessoal quanto profissional. 

No ambiente familiar e conjugal eles conseguem se entender melhor. O diálogo tem mais força, conseguem discutir sem se deixar levar pelas emoções. Isso ajuda reduzir o número de brigas e possivelmente divórcios.

No ambiente profissional a pessoa que tem inteligência emocional consegue se expressar melhor. Sabe a forma de falar com seu chefe e interagir com seus subordinados. 

Essas atitudes contribuem com o desenvolvimento da empresa. Observe que pessoas com inteligência emocional conseguem cargos melhores. 

Eles conseguem gerir suas emoções, eles têm autoconfiança, noções claras dos seus objetivos e sabem como expressá-los.

Pessoas com inteligência emocional são mais otimistas, não são tímidas e têm autoestima. Ter inteligência emocional ajuda a reduzir o risco da depressão, por exemplo. 

Adultos que têm essa capacidade são mais simpáticos, sabem se colocar no lugar do outro e são pessoas cooperativas.

Mas e então, como um coach pessoal pode ajudar a ter inteligência emocional? Existem várias técnicas. Vamos abordar cada uma delas especificamente.

Coaching pessoal para ter autoconsciência 

Uma das principais ferramentas do coaching pessoal consiste no desenvolvimento da autoconsciência. Por meio de perguntas específicas, o coach te ajudará a analisar os seus sentimentos. 

Ele vai te ajudar a identificar seus sentimentos, se é raiva, medo, ou indício de um estado depressivo. 

Vocês poderão avaliar juntos o que governou toda a situação, se foi um pensamento, se foi uma reação exagerada. Além disso, serão avaliadas as consequências das atitudes.  Ao encontrar as raízes das emoções, você começa a desenvolver autoconsciência.

Um coaching pessoal, pode te ajudar também a descobrir os seus pontos fortes e os seus pontos fracos. Quando aceitamos nossos pontos fracos, nós aceitamos a nossa humanidade. O que nos torna mais humilde e nos dá oportunidade de desenvolvê-los.

O coaching pessoal te ajuda a desenvolver empatia. Empatia pode te ajudar a se colocar no lugar do outro. Isso cria um interesse genuíno pelo mundo dele. Ter essa competência, evita julgamentos desnecessários.

Pode melhorar a nossa forma de se relacionar. Afinal, pessoas que se preocupam em ajudar as outras pessoas são mais felizes. Uma pesquisa da Universidade de Chicago afirmou que fazer o bem contribui para nossa felicidade.

Escuta Ativa 

Coaching pessoal também pode te ajudar a ouvir melhor as outras pessoas, o que chamamos de escuta ativa. Do que isso se trata? 

Já observou que muitas vezes não estamos escutando de verdade o outro. O que estamos fazendo? 

Estamos apenas aguardando a outra pessoa terminar de falar. Às vezes, nem esperamos outra pessoa concluir seu raciocínio e já interrompemos.

Esta atitude é arriscada e trata-se de um problema de julgamento ou até mesmo preconceito. De repente, podemos estar equivocados por não ter ouvido o pensamento completo.

A inteligência emocional te ajudará a se esforçar mais para não cortar o pensamento do outro. Te ajudará a encontrar paciência para ouvir, mesmo não compartilhando da mesma opinião.

Aceitação para correção

Outra função do coaching para inteligência emocional é te ajudar a identificar emoções negativas e aceitá-las.  Todos nós temos emoções ruins como medo, raiva, insegurança, inveja. Muitas vezes, nós negamos essas emoções que sentimos. Sem reconhecer esta emoções, não conseguimos combatê-las

O coaching pode te auxiliar a identificar, reconhecer para então trabalhar estas emoções.

Somos responsáveis pelos nossos destinos

Independente da situação que você se encontra agora, você pode mudar sua realidade. Por meio de técnicas específicas, o coaching pode te ajudar a encontrar meios para isso. Ou seja, se podemos mudar, somos responsáveis por isso. 

Você é capaz de chegar onde quiser, desde que desenvolva o que é necessário para alcançar tal objetivo. É sua responsabilidade e quando você toma essa responsabilidade para si, você para de culpar os outros.

Coaching pessoal te ajuda a ter paciência 

Este é um recurso que tem sido pouco utilizado ultimamente. Você precisa compreender que tem limitações. Se você não consegue administrar suas emoções hoje, entenda que trabalhando nisso logo conseguirá. Então, tenha paciência consigo mesmo.

Se você deseja desenvolver inteligência emocional ou outras competências como a Inteligência Financeira, consulte os nossos treinamentos disponíveis. Você vai se surpreender com os resultados.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top