Como Alcançar seus Objetivos Financeiros?

Você pode alcançar uma vida financeira plena, basta agir! 

Viajar, trocar de imóvel, trocar de carro, acumular uma reserva de capital na poupança… Quem não deseja uma vida financeira assim? Já pensou em traçar esses objetivos de forma planejada de forma sustentável sem que comprometa o seu orçamento?

Você pode até se perguntar como isso é possível, já que na maioria das situações batalhamos incansavelmente e, as vezes, os resultados não são satisfatórios.

Não conseguimos trocar o carro, viajar muito menos, a casa na qual reside nem é sua, as contas no final do mês batem a sua porta e parece que tudo não segue o rumo que queremos.

Confira algumas dicas que podem auxiliar nessa jornada pelos seus objetivos financeiros.

Antes de tudo, seja racional!

Para iniciarmos um planejamento financeiro e mensurar metas e objetivos, deve-se ter clareza nos pontos abaixo:

a) Saiba o quanto você recebe no mês e o quanto você gasta.

b) Tenha noção de quanto você pode salvar da sua renda para atingir o seu objetivo

Após esses itens, partimos para as nossas ações ao longo do caminho, o que devemos fazer para não desistir e conseguir concluir essa caminhada com êxito.

E os objetivos, estão claros?

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” Buda

Tudo o que nós pensamos pode vir a tornar a nosso favor, ou não. Toda ação pode nos comprometer em toda e qualquer ambiente, seja ele amoroso, seja fraterno, seja financeiro. Portanto, ter objetivos sólidos beneficia muito as tomadas de decisão que terá de aplicar. Mente focada e com objetivos claros facilitam com que a tão sonhada meta se concretize. É fácil? Claro que não!

A mente humana trabalha de maneira muito dinâmica e difusa ao mesmo tempo, certa hora queremos algo, e minutos passados, não o queremos mais. Então, se objetivos claros auxiliam, mas os pensamentos divergem, o que fazer?

“A persistência é o caminho do êxito.” Charles Chaplin

A mente está a todo o vapor, os objetivos estão claros, e agora? Se acalme, pois pode-se trocar de ideias a cada nova percepção vista de forma diferente. Como dito anteriormente, a nossa mente é muito difusa, e isso pode prejudicar toda e qualquer planejamento a ser seguido.

Portanto, a persistência é a chave para que os objetivos continuem em sincronia com o seu pensamento e com suas ações. Portanto, seja persistente, mentalize as suas metas constantemente, que terá menos pedras em sua caminhada.

Qual o tamanho do seu objetivo?

“Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” Confúcio

Conseguiste separar uma parte de sua renda para atingir seu objetivo, mas não sabe o prazo que ele leva para ser cumprido?

O que a mensagem acima do pensador Confúcio nos quer dizer?  É simples: definir o tempo que a sua montanha levará para ser feita. Portanto, determinar o prazo na qual você quer atingir o seu objetivo financeiro auxiliará no meio e no fim da estrada a ser percorrida. Mas, como definir um prazo? Como mensurar o tempo a ser trabalhado?

Afinal: Como podemos diferenciar o médio e longo prazo?

Na literatura econômica, e na opinião de alguns especialistas no assunto, podemos nos embasar da seguinte forma:

a) Curto Prazo: Até 1 ano

b) Médio Prazo: Até 5 anos

c) Longo Prazo: Acima de 5 anos

No curto Prazo, pode-se enfatizar objetivos rápidos e que tenham um planejamento muito enxuto. Como por exemplo, uma festa de aniversário, uma pequena reforma na casa, compra de eletrônico que consiga pagar tranquilamente em 12 meses, entre outros.

No médio Prazo, por exemplo, podemos ressaltar a troca de carro, uma viagem ao exterior, uma festa de formatura (ou casamento), enfim, objetivos, obter uma certificação profissional. Enfim, todos os objetivos citados são praticamente concluídos em até 5 anos, correto?

No longo Prazo, podem-se levantar ocasiões como adquirir um imóvel, investir em uma previdência privada para a aposentadoria, investir na faculdade do seu filho, investir em ações, investir em fundos de investimento ou títulos públicos (Tesouro Direto) também podem se adequar em objetivos financeiros no longo prazo, pois além de adquirir rentabilidade, pode ser uma segunda opção, como uma “segunda” previdência privada com os ganhos reais, ou por dividendos.

Então, Vamos agir?

Ter a ciência do que você gasta, do quanto você recebe, analisar o orçamento e verificar o que é importante de fato no momento é o ponto crucial para iniciar uma caminhada de sucesso para um objetivo financeiro obter resultado.

Seja curto, médio ou longo prazo, qualquer pessoa pode realizar sua viagem, comprar o seu carro, desde que ela tenha disciplina e tenha a ciência na qual em quanto tempo ela conseguirá “bater” essa meta.

Pensar, agir, mensurar e persistir. São essas as ações chave para uma vida financeira de sucesso.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top