Como conseguir capital de giro para sua empresa

homem regando planta em forma de cifrão
O capital de giro é o dinheiro disponível em caixa para pagar as contas do dia a dia da empresa.

Construir um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, além de ser uma ótima alternativa para o desemprego. No entanto, antes de alcançar o sucesso, é preciso muito planejamento, organização e disciplina.

Um dos primeiros desafios que um empreendedor precisa superar é a criação de um capital de giro, que representa o dinheiro disponível em caixa para pagar as contas do dia a dia. Muitas empresas fecham as portas em pouco tempo devido à falta capital e ausência de planejamento nas primeiras etapas.

Como planejar o capital de giro da empresa?

O primeiro passo para planejar o capital da sua empresa é conhecer profundamente a área escolhida para seu negócio. Levante dados por meio da pesquisa de empresas concorrentes que já possuem experiência no mercado e, com base nas informações coletadas, tente prever os gastos fixos (aluguel, funcionários, contas) e a expectativa de lucro.

Além disso, é preciso calcular os gastos iniciais com documentação, equipamento, decoração e o que mais for necessário para deixar a empresa pronta para abrir as portas. Todos esses cálculos devem ser realistas e contar com uma margem de erro.

Como conseguir capital de giro para sua empresa

Busque investimentos

Muitos empresários buscam novas ideias para investir, e a sua pode ser escolhida se você souber como vendê-la. Monte um plano de negócios bem estruturado e detalhado e vá em busca de investimento. Essa opção permite que você tenha tempo para se dedicar à sua empresa sem se preocupar com dificuldades financeiras.

Forme uma sociedade

Se você teve aquela grande ideia para abrir um negócio, mas não possui dinheiro para colocar este sonho em prática, uma boa ideia é procurar um sócio que veja o potencial do negócio, se interesse pela área e esteja disposto a investir. Além disso, começar um negócio em sociedade é uma ótima forma de dividir tarefas e responsabilidades.

Obtenha empréstimos

Muitos bancos oferecem crédito voltado para novos negócios. Para isso, é preciso colocar no papel todos os detalhes relacionados ao negócio, dos primeiros passos ao planejamento de marketing. Imagine os cenários possíveis e lembre-se que o lucro virá de forma gradual, programando-se para passar os primeiros meses trabalhando sem lucro.

Transforme dívidas

Se a sua empresa já está em pleno funcionamento, mas foi acumulando dívidas ao longo do tempo, uma solução para conseguir capital de giro e manter o negócio ativo é transformar as dívidas de curto prazo em dívidas de longo prazo. Dessa forma, o número de parcelas aumenta, mas o valor mensal diminui e você pode destinar os recursos para os gastos imediatos.

Mantenha o equilíbrio

Para manter o fluxo do capital de giro da sua empresa, é preciso buscar o equilíbrio entre gastos e lucros. Nesse momento, a gestão financeira fará toda a diferença: se a empresa tiver gastos além dos lucros mensais, o capital de giro acabará se esgotando. Finanças organizadas podem evitar essa falha.

Imagem: © Depositphotos.com / Elnur_

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top