Como consolidar as minhas metas?

Um sonho é algo que você imagina, que projeta para um futuro que pode vir acontecer. Ou seja, é uma utopia. Se ele for realizado será mais um golpe de sorte. 

E se ele não for realizado, não há muito problema, porque ele será apenas um sonho. Ele não possui um compromisso total com a realidade. 

Por exemplo, boa parte dos meninos brasileiros possuem o sonho de se tornarem jogadores de futebol profissional. Entretanto, são poucos os que traçam as suas metas e realmente vão atrás delas. 

Mesmo que muitos tenham o dom para conseguir chegar a jogarem futebol profissionalmente, acabam pegando no quesito da disciplina e o sonho fica apenas no âmbito da imaginação. 

Assim, as metas não podem ser confundidas com sonhos. As metas são reais, elas possuem um prazo para serem aplicadas e podem ser alcançadas com os seus esforços. 

Ela trabalha com a realidade e não com algo irreal. 

Um exemplo, se você quer enriquecer, não adianta pensar que isso acontecerá do dia para a noite com um estalar de dedos. 

Organização é a chave para consolidar suas metas!

Mas é preciso que você se organize minimamente para que isso aconteça. O sonho de enriquecer não se materializará do nada. Por isso, que antes de mais nada, você precisa trabalhar com a realidade que está ao seu alcance. 

Assim, deve-se fazer o levantamento de quanto você recebe por mês e de quanto gasta, por exemplo. Saber o que é possível de ser economizado e o que pode ser aplicado em um investimento, entre outras coisas. 

Mas, trabalhar com dados irreais, não fará com que você alcance sua meta. E assim, ela se torna apenas um sonho, apenas uma projeção que não será alcançada por você. 

E no lugar de te trazer prazer e ânimo, só te trará frustração por não alcançar algo que você tanto queria. 

Sendo assim, há um caminho para você materializar o seu sonho se você realmente quer. 

E ele pode ser feito a partir da construção de suas metas. Defina elas antes de mais nada para projetar o seu percurso de sucesso. 

Como fazer minhas metas?

Um dos métodos mais eficientes para construir suas metas é o SMART. Essa é uma sigla e cuja a tradução da palavra do inglês é inteligente. Entretanto, cada uma de suas letras indica um ponto específico para as metas. 

Specific 

Específica. Antes de mais nada, sua meta precisa ser clara. Não adianta ter uma meta abstrata. Mas identificar exatamente o que se quer. Quanto mais objetiva ela for, mais chances você terá de batê-la e assim partir para outra meta até atingir uma meta maior. 

Mensurable 

Mensurável. Tenha uma meta que você pode medir ela. Por exemplo, pensar em quanto você quer poupar em uma semana ou em um ano. Ou até mesmo em quanto de peso você irá perder em uma semana ou em um mês. 

Attainable

Alcançável. Como já foi dito, a sua meta precisa trabalhar com o real e não com o irreal para que ela não se torne somente uma utopia ou um sonho inatingível. Pois isso irá trazer somente desânimo para você.  

Relevant

Relevante. A sua meta precisa ser relevante o suficiente para causar algum impacto em sua vida. Mesmo que seja o de apenas te incentivar a bater outras metas. Pois somente assim você terá aquele sentimento de realização que te fará seguir adiante. 

Time-Based

Temporal. A meta deve ter o período de começo e fim. Pois assim você terá um prazo específico em que irá se obrigar a cumprí-la sem fircar postergando o que tem de ser feito. 

Conheça outro método que pode te ajudar!

Outro método que pode te trazer ótimos resultados é o GROW, sigla que significa crescer em inglês. Esse foi inventado por John Withmore e pode te trazer bons frutos. Vejamos o que cada uma das letras significa. 

Goals

Metas. Nesse caso você deve se perguntar quais são as suas metas? Onde você quer chegar? O que quer conquistar?

Reality

Realidade. Quais são os meios que você irá adotar para alcançar a sua meta? Eles estão presentes neste momento?

Options

Opções. É preciso que você pense vários caminhos. Mesmo depois de esgotar todas as possibilidades, pense em outros caminhos e como você os traçará para alcançar sua meta. 

What, When, Who, Will 

O quê, quando e quem irá fazer?. Essas questões pretendem apenas afunilar ainda mais a sua meta e deixar ela mais precisa. Você precisa ter tudo bem construído, como um plano de ação para que ela se materialize. Faça-se essas questões para que tudo dê certo.

O que devo fazer para alcançar minhas metas?

Com esses métodos você estará construindo meios reais de atingir as suas metas. Ao mesmo tempo em que elas serão desafiadoras para você, ainda serão possíveis de serem alcançadas. 

Não se trata de algo que é utópico. Mas perfeitamente realizável. Se você pensa em construir uma meta em que já sabe que irá falhar, você está fazendo errado. 

Estará apenas se enganando. O que necessita é que elas sejam materiais. Com um destino bem traçado para que você consiga realizá-las e ter toda a satisfação possível. E uma meta deve ser somente para você. 

Ela deve atender a uma realização de sua vida, não da vida dos outros. Faça modificações pensando acima de tudo em você. 

Pois somente quando uma meta disser respeito exclusivamente a você que ela poderá te dar total satisfação. Caso ela seja para trazer felicidade somente a um terceiro, você não terá tanta satisfação em realizá-la.  

Entendendo como as metas podem ser atingidas!

As metas também precisam estar de acordo com o que você pensa, com a sua verdade, com a sua moral. Não adianta você se propor a fazer algo sobre o qual não acredita. Logo irá desistir por estar trabalhando com o que lhe será desmotivador. 

Acredite sempre em você. O melhor caminho para a sua meta é você quem deve criar e mais ninguém. Pois ela diz respeito exclusivamente a sua vida. É você quem está querendo mudar. 

Muitas pessoas podem querer palpitar para você sobre como deveria ser feito algo ou sobre como não deveria ser feito. 

Ou até mesmo dizer no que você está errando ou acertando. Mas a grande questão é que o caminho mais correto é aquele em que você acredita. 

Somente assim você terá forças para continuar. Por conta disso mesmo que ele pode aparentar ser errado para outras pessoas. 

Pois elas entendem como o caminho correto aquilo que elas fariam para cumprir suas metas. O que é completamente diferente de você. 

Afinal de contas, cada um possui uma história de vida e um jeito de lidar com os próprios problemas. Por isso que é fundamental acreditar em você mesmo. Pois ninguém, mais do que você, sabe sobre seus méritos e dificuldades. 

Apoiar-se naquilo que você é, isso é fundamental para avançar. Portanto, não tenha medo em afirmar o que você acredita. Isso já é fundamental para que você comece a conhecer realmente o seu caminho para atingir uma meta. 

Conquistar um sonho não é apenas imaginá-lo. Mas é segmentá-lo em metas realizáveis. 

Você terá uma vida muito melhor quando conseguir fazer aquilo a que se propõe. Enquanto fizer apenas metas irrealizáveis, elas não passarão de frustração. 

Você nem mesmo irá se conhecer mais, algo que é fundamental para se prosperar em todos os sentidos da vida. 

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 94122.1847


Suporte ao Aluno:

(11) 96552.0697
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top