Como Evitar Problemas nas Finanças no Casamento

Ah, o casamento! Quem nunca pensou em se casar, viver com o seu amado(a) intensamente e fazer planos para o futuro? Acreditamos que todas as pessoas têm como um objetivo natural da vida ter estabilidade e a companhia de quem se ama.

heart-529607_1280

Na saúde e na doença, na alegria e na tristeza são votos que firmamos no momento do matrimônio. Mas será que a riqueza e a pobreza não interferem no casamento? Será que os momentos de incerteza financeira não influenciam na união entre duas pessoas?

As finanças entre duas pessoas que convivem sobre o mesmo teto influenciam diretamente no relacionamento entre elas. Se as contas estão em dia, o casal pode ter uma maior tranquilidade para ter um planejamento financeiro, se o contrário ocorrer, o casal pode se desgastar afetivamente devido a grande obrigação que terá para liquidar as suas contas.

E se essas as contas forem desnecessárias, como compras excessivas de artigos esportivos, em roupas, compras com bebidas, e outros? Será que é fácil aguentar essa barra toda vez que for acontecer?

Para ao alívio de vários casais, levantamos algumas dicas para Evitar problemas financeiros em seu casamento. Leiam conjuntamente 😉

Dica 1: Salários diferentes? Saibam conciliá-los!

Vários casais possuem rendas diferentes, o homem ou a mulher podem ganhar mais que o seu cônjuge, e com isso, pode gerar um desequilíbrio de gastos, causando em uma divisão desigual das despesas do lar. Dividir as despesas de forma igualitária faz com que o casal saiba os seus limites com relação a gastos. Saber conciliar é a chave.

Dica 2: Despesas escondidas? Que feio!

Um casamento saudável e duradouro se baseia na sinceridade entre ambas as partes, seja em qualquer situação pertinente. Esconder despesas devido a gastos excessivos pode ser interpretado como uma falta de cumplicidade com o seu parceiro, e isso poderá frustrá-lo ao não contar com ele no momento da sua dívida. Sinceridade é um dos pilares do casamento, portanto, seja franco com o seu parceiro e nunca esconda as despesas.

Dica 3: Poupar conjuntamente ou em contas separadas?

Essa dica se relata aos casais que na maioria das vezes não toca no assunto, fazendo com que o casal poupe em contas separadas. Como dito anteriormente, a franqueza entre uma relação fará com que o casal evolua e tenha uma vida próspera, tanto afetiva quando financeiramente. Casais que poupam em conta conjunta prosperam de forma significativa, como também existem casais em que cada um guarda a sua reserva.

Nesse ponto, o que vale é os dois companheiros terem a ciência que cada um irá poupar de forma individual, não escondendo maiores detalhes sobre sua situação financeira.

Dica 4: Filhos? Carro? Imóvel? Antes de tudo, PLANEJAMENTO!

Casais que possuem objetivos sólidos e que conseguem se planejar financeiramente conquistam suas metas com maior facilidade. Seja esse sonho um filho, ou uma casa própria, é necessária muita disciplina e parceria nesse momento.

O planejamento financeiro é uma arma poderosa para que qualquer casal consiga o que se deseja, e isso deve começar pelo registro de todos os gastos que se tem durante o mês e o que pode ser economizado. Planilhas de Excel, caneta e papel, definir regras de gastos entre ambas as partes é fundamental para um bom início na luta pelos seus objetivos financeiros.

Dica 5: Tenham equilíbrio emocional quando o assunto é dinheiro.

Ter uma relação financeira saudável com o seu cônjuge faz com que muitos problemas desapareçam, porém, colocar o dinheiro a frente de todas as prioridades na relação pode ser perigoso e pode arruinar o seu casamento. Lembre-se que um casamento se resume em companheirismo e no entendimento pleno entre ambas as pessoas, no enfrentamento de barreiras e na superação delas.

A união entre duas pessoas é causada pelo amor que elas possuem uma pela outra, e o dinheiro deve ser um tema, equilibrado e que não extrapole nas demais prioridades que você tem com o seu parceiro. Dinheiro é fundamental, porém todo cuidado é pouco quando se interpreta o dinheiro de forma equivocada, impondo os valores mais tradicionais como o próprio amor abaixo do mesmo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top