Como fazer a sua administração financeira?

O principal objetivo da administração financeira é  aumentar e melhorar os resultados de rentabilidade pessoal ou empresa por meio de geração de lucro e adição do patrimônio financeiro.

O que é administração financeira?

A administração financeira dentro de uma empresa é uma das práticas mais importantes e que muitas vezes, não é feita da forma adequada.

O conceito sobre o que é administração financeira não é algo complicado e precisa ser levada a sério para ser efetiva, através da importância dada ao processo.

Administração financeira é um conjunto de ações que envolvam controle, planejamento e análise das movimentações financeiras pessoais ou de uma empresa. Ela torna possível que o investimento de capital seja feito de acordo com o que é mais racional e prático na busca de lucro e economia.

A administração financeira envolve processos de controle, planejamento e o uso as finanças da melhor forma possível.

Como fazer a sua administração financeira

Como fazer a sua administração financeira

O principal objetivo ter um aumento e otimização de resultados através da geração de lucro com patrimônio financeiro. é uma forma para proporciona uma análise regular com avaliação do fluxo de entrada e saída de dinheiro, que leva a estabilidade financeira e crescimento dos negócios. É a administração financeira que ajuda a determinar se a vida financeira está saudável ou não.

A administração financeira é detalhada com o uso de determinadas ações como análise, planejamento, boa utilização de recursos, análise de crédito e fluxo de caixa com um acompanhamento de prazos. Dentro dessas ações, é possível decidir sobre o que está relacionado ao dinheiro, escolher as melhores formas de investimentos e avaliar os retornos financeiros.

As principais atitudes se resumem no controle dos recursos, planejamento das finanças e análise dos resultados financeiros. Cada um desses itens cumprem uma prática e tarefa diferente dentro do conceito sobre o que é administração financeira.

Mas para tudo isso, é preciso autonomia nas decisões referentes ao orçamento, estrutura do capital e administração do capital de giro, para a solidez de lucros.

Ferramentas que vão ajudar você!

Planejamento

O planejamento das finanças faz parte da gestão financeira que precisa ser efetiva para conseguir atingir bons resultados. Sua ação não se resume só custos, gastos e investimentos, mas também, meios específicos com tributos.

A carga tributária pode ser longa, exigindo cuidado e atenção para evitar consequências negativas pela frente. Uma de suas ferramentas é o próprio planejamento tributário, que são os impostos sob uma análise crítica de como eles podem ser reduzidos estando, sempre, dentro da lei. Para isso, é preciso ter certeza sobre qual regime tributário sua empresa ou seu perfil se encaixa.

Análise de resultados

A análise dos resultados financeiros garante uma boa gestão das finanças que leve à bons resultados a médio prazo. Sem ela, a administração financeira se torna um grande fiasco.

É fundamental fazer uma análise detalhada sobre o direcionamento das finanças e sobre o retorno que ocorre diante dos investimentos realizados.

Também devem ser observado todos os custos e despesas, para entender e descobrir se existe algum gasto desnecessário. Para fazer essa análise são usados meios demonstrativos ou relatórios financeiros, através de balancete, balanço patrimonial, DRE e etc.

A verificação dos resultados precisa ser feita regularmente, porque através de sua verificação, é possível detectar possíveis erros administrativos e traçar planos de ações para melhorar a situação.

Controle dos recursos

Uma das definições de administração financeira é o controle dos recursos, em que ocorre o controle do estoque, de pessoas e das próprias finanças. Com um estoque bem organizado, você pode saber o que tem sido mais utilizado e o que não vem sendo usado e que cria uma acumulação.

Se uma empresa presta serviços sem vender nenhuma mercadoria, o controle de estoque é como um controle daquilo que tem sido mais oferecido aos clientes. Além do controle do estoque, dentro de uma empresa há no controle dos recursos humanos, que precisa ser analisado como um ativo essencial para ter um pleno funcionamento. Para que o controle, é possível fazer uso de uma ferramenta simples e direta chamada de Controle de Contas a Pagar e a Receber.

Um simples controle feito com um documento ou planilha mostra uma perspectiva geral da saúde financeira e perceber quais são as contas que ainda devem ser pagas e as que, ainda, serão recebidas.

Dicas de controle financeiro pessoal

  • Faça planilhas e boa gestão financeira;
  • Acompanhe mensalmente as receitas e despesas;
  • Esteja pronto para as condições econômicas;
  • Compare preços;
  • Fazer planejamento financeiro é fundamental;
  • Estabeleça metas possíveis, mas crescentes;
  • Faça abastecimento para despesas anuais;
  • Mantenha estilo de vida mais simples;
  • Mantenha-se informado sobre investimentos;
  • Descubra os melhores investimentos;
  • Aprenda o básico sobre cálculos financeiros;
  • Controle o fluxo de caixa.

Dicas de controle financeiro para a empresa

  1. Mantenha o profissionalismo e organização;
  2. Mantenha-se atualizado;
  3. Faça planejamento estratégico;
  4. Use ferramentas financeiras e tecnológicas;
  5. Cuide do fluxo de caixa.
Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top