Como fazer o controle financeiro empresarial

homem segurando gráficos e papeis
Para ter um excelente controle financeiro empresarial é essencial contar com planejamento, elaboração de estratégias e adoção de alguns hábitos importantes.

Quem deseja ter sucesso como empreendedor não pode apenas ficar contando com um produto de qualidade, força de vontade e esperança de bons frutos. É necessário que o empresário tenha um excelente controle financeiro empresarial, o que exige planejamento, elaboração de estratégias e adoção de alguns hábitos importantes. Confira algumas dicas a seguir:

Como fazer um controle financeiro empresarial

Não deixe as coisas para a última hora

A maioria dos empresários segue uma cartilha em que iniciam o planejamento financeiro em janeiro ou fevereiro. Isso não é completamente ruim, mas o ideal é que esse planejamento seja feito em meados de outubro, para o ano já se inicie com tudo pronto. Levando em consideração o histórico da empresa, trace um orçamento anual, calculando recebimentos e gastos, e tente não manter as expectativas altas demais, pois o mercado pode oferecer muitas surpresas.

Dê atenção para o fluxo de caixa

O fluxo de caixa, por mais que seja um dos tópicos mais básicos do ramo empresarial, ainda é muito ignorado pelos empreendedores. Esta é uma importante ferramenta de controle usada para acompanhar as operações financeiras da empresa em uma certa fase. A partir do fluxo de caixa, é possível obter uma visão mais clara e ampla da situação atual da empresa, o que facilita a vida do empreendedor e auxilia no planejamento de suas próximas ações. O ideal é que o fluxo de caixa seja feito diariamente, por meio de planilhas ou softwares online.

Procure uma consultoria financeira

Caso você seja novo nos negócios e ainda não entenda direito de assuntos relacionados ao mundo empresarial e ao mercado financeiro, você pode considerar a contratação de uma consultoria financeira. Este tipo de serviço consiste na análise minuciosa da empresa para identificar oportunidades e pontos a serem melhorados. Outra opção muito interessante é investir em Coaching Financeiro.

Acabe com os gastos desnecessários

Esta é uma atitude que parece relativamente simples na teoria, mas pode não ser tão fácil na prática. Dê fim a todos os gastos que não são absolutamente essenciais dentro da empresa. Manter o foco no que é mais urgente vai fazer com que o lucro do seu negócio cresça, possibilitando que você gaste sua energia e seus recursos de maneira mais eficaz, dando prioridade ao que realmente merece mais atenção.

Acompanhe a área financeira de perto

Um bom controle financeiro empresarial depende de uma série de ações. Entre as mais importantes, podemos citar: registro de contas a pagar e contas a receber, o fluxo de caixa correto, atualização constante de planilhas e orçamentos, desenho de gráficos de resultados. Vale lembrar, entretanto, que nenhum desses registros operacionais tem serventias se tudo não for bem acompanhado e analisado em detalhes pelo gestor.

Imagem: © Depositphotos.com / zeynurbabayev

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top