Como Fazer Orçamento Familiar sem Crise ?

A alta do dólar, a crise econômica mundial e o nervosismo no mercado de ações vêm abalando a estabilidade da economia brasileira. Para lidar com esse cenário, é preciso ter austeridade e cautela com os gastos.  Diante de um cenário de crise iminente, a questão financeira deve ser discutida com todos da família. E é possível fazer um orçamento familiar sem crise.

É preciso determinar regras financeiras, estabelecer quanto cada um pode gastar com si próprio e compartilhar contas. Na crise, a união e compreensão familiar são fundamentais para a criação de um ambiente positivo. A seguir, algumas dicas sobre como cuidar do orçamento familiar nesse momento de turbulência financeira.

 

Coloque as contas na ponta do lápis

 Anote em um papel tudo o que você e sua família receberam. Em seguida, anote todas as despesas. Some todas as entradas e subtraia tudo o que deve ser pago e veja se o que entra é suficiente. Caso não seja possível equilibrar as contas, não desanime, há sempre uma saída, acredite.

Na sua lista de despesas, sublinhe de vermelho o que você considera supérfluo, o que pode ser eliminado de suas despesas fixas. Sublinhe de preto o que você gostaria de manter, mas que pode eliminar, pelo menos temporariamente.

 Anote todas as despesas que não foram sublinhadas, faça novamente as contas e veja se o dinheiro que tem dá para pagar essas contas que são básicas.

Filhos

➜Algumas decisões devem ser tomadas com a participação dos filhos. É preciso ensiná-los a valorizar o que eles têm, não cedendo a caprichos influenciados pelo desejo de ter mais e mais, ou pela propaganda.

➜ Evite levar crianças para as compras. Crie o hábito de economizar em família, incentivando os filhos a guardar parte da sua mesada para alcançar seus objetivos.

Crediários

Evite comprometer ainda mais a renda com financiamentos e parcelas longas. Cuidado com o cartão de crédito. Faça o pagamento integral do mesmo, evite o crédito rotativo, que tem a taxa de juros mais alta do mercado.

➜O uso do cheque especial deve ser sua última alternativa, por seu custo elevado. Ele não pode ser um complemento do salário. Procure outras alternativas, como o crédito consignado, que possui uma das menores taxas de juros.

Dicas para as compras

Pesquise preços e faça uma lista de compras, eliminando o desnecessário, antes de passar no supermercado.

➜Os sacolões são boa opção para a compra de frutas, verduras e legumes.

➜Prefira as frutas da estação, que estão sempre com melhor preço.

Evite compras feitas por impulso. Esteja ciente da influência que as promoções  exercem sobre seus hábitos de compra e controle-se.

Uma ótima forma de economizar é comprar itens usados. Há grandes lojas de usados e bazares menores que têm pechinchas incríveis pra tudo.

➜ Procure vendas de garagem e encontre barganhas também na internet, como no Mercado livre e na eBay.

Atitudes que geram economia

➜ Apague a luz, quando sair de um ambiente.

➜ Reaproveite a água para utilizá-la na limpeza da casa.

➜ Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

➜ Desligue o ar condicionado e o aquecedor que não estiver usando e evite usá-los quando não for necessário.

➜ Reduza o fogão do fogão, após a fervura, mantendo o fogo baixo.

➜ Escolha lâmpadas econômicas .

➜ Invista em um kit para redução de fluxo para chuveiro, a mudança é quase imperceptível. Eles são muito baratos e você vai economizar bastante.

Uso do carro

➜ Sempre se pergunte de é realmente necessário pegar o carro para ir a algum lugar.

➜ Cuide da manutenção de seu carro, lembre-se que um motor desregulado desperdiça muito.

➜ Evite estacionamentos caros.

Lazer

Os gastos com lazer são inevitáveis, mas é preciso estabelecer limites. Muitas vezes, é necessária mesmo uma mudança de estilo de vida. Todos os centavos contam. Quando sair para jantar, olhe primeiro os preços do cardápio.

Você consegue realmente perceber a diferença entre uma garrafa de vinho de 90 reais e uma de 25?

➜ Procure promoções de férias, leve as crianças para acampar, brincar na praia, visitar parques, fazer trilhas… São tantas as opções pra curtir a natureza, além de  proporcionarem momentos inesquecíveis de proximidade com os pais.

➜ Leia livros da Biblioteca Pública.

➜ Assista a jogos e participe de eventos culturais gratuitos.

➜ Agora, se você já passou dos 60, aproveite sua melhor idade. Aproveite a gratuidade dos ônibus, descontos nos ingressos pra cinemas, shows, diárias nos hotéis, e muito mais.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top