Como fazer um planejamento financeiro empresarial

homem olhando gráficos e planilhas
Um bom planejamento financeiro empresarial, pode ajudar a trazer resultados bastante satisfatório para o empreendedor se feito corretamente.

Fazer um planejamento financeiro empresarial é uma das atitudes mais importantes dentro de uma empresa atualmente, não apenas para que a organização se consolide no mercado, mas expanda sua marca e garanta o crescimento do negócio. Elaborar um planejamento financeiro empresarial não é uma tarefa muito difícil de ser executada, e ajuda a trazer resultados muito mais satisfatórios para o empreendedor. Para que isso se concretize, no entanto, é necessário seguir algumas dicas:

Como fazer um planejamento financeiro empresarial

Analise o cenário

É preciso saber exatamente como está o negócio antes de planejar uma expansão. Esteja ciente das qualidades e defeitos da companhia, de seu tempo de atuação no mercado, e jamais dê passos maiores do que sua perna permite. Após estas informações serem levantadas, será mais fácil traçar o planejamento financeiro.

Não deixe as coisas para última hora

Engana-se quem pensa que o planejamento financeiro empresarial deve começar a ser feito apenas em janeiro de cada ano. O correto é dar início ao plano por volta de setembro ou outubro do ano anterior, para que o ano se inicie com tudo já acertado. O orçamento do ano também deve ser feito o mais cedo possível, calculando todos os ganhos e gastos, usando como referência os anos anteriores e sem gerar expectativas altas demais.

Registre todas as transações financeiras

Ter uma planilha com registros constantes dos lucros e despesas é essencial para o seu planejamento financeiro empresarial. Porém, é importante se atentar ao fato de que não vale a pena ter esses registros se eles não forem acompanhados bem de perto para que seja possível observar o progresso ou regresso do negócio e ter o controle da situação, evitando que as finanças desmoronem.

Tenha um Coaching Financeiro

Um Coaching Financeiro é capaz de apontar quais são as ações mais seguras para seu negócio. Este profissional é capaz de dar conselhos sobre as finanças de acordo com o perfil da empresa e elaborar melhores planos para o capital ser investido de forma mais sábia. A presença desse profissional é indicada quando o setor financeiro não está bem organizado ou se o empreendedor é um iniciante e ainda não entende muito sobre temas como capital de giro ou fluxo de caixa.

Tenha fornecedores de confiança

Ter um time de fornecedores confiáveis e um estoque que esteja de acordo com as vendas é fundamental para que você possa entregar seus produtos no prazo. Também é inteligente ter em estoque apenas o que for certo de venda, pois mercadorias paradas perdem seu valor, e consequentemente perde-se dinheiro.

Mantenha apenas as despesas essenciais

Uma atitude que pode gerar grandes benefícios a longo prazo é cortar todos os gastos que não sejam cruciais para o desenvolvimento da empresa. Existem coisas que parecem ser muito importantes, mas poderiam ser cortadas. Acabando com desperdícios, não só a empresa terá mais lucro, como também o foco sobre o negócio irá aumentar consideravelmente.

Imagem: © Depositphotos.com / Goir

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top