
O Brasil possui mais de 900 mil pessoas inadimplentes. Em março de 2017, mais de 59 milhões de pessoas estavam na lista de órgãos de proteção ao crédito. A crise econômica e o desemprego são os principais causadores deste cenário, mas é possÃvel recuperar as finanças pessoais por meio de um plano de ação para pagar as dÃvidas e até mesmo investir um pouco de dinheiro.
O que é um plano de ação para a vida financeira?
Um plano de ação é um mapeamento, passo a passo, do que é possÃvel ser feito diariamente para poupar dinheiro, cortar gastos desnecessários e investir em melhores oportunidades.
Como fazer um plano de ação?
Acompanhe a movimentação financeira de sua conta
Você só saberá quanto pode gastar se acompanhar seu saldo diariamente. Assim, fica mais fácil alcançar um controle financeiro e ver mais dinheiro sobrando na conta!
Pesquise o preço dos produtos
Antes de comprar, pesquise o valor dos itens que deseja adquirir. Além disso, vale a pena ter em mente que nem tudo que é mais caro é necessariamente melhor.
Evite gastos supérfluos
Compre apenas o que for necessário, evitando fazer compras por impulso. Sempre pense antes de comprar e avalie a finalidade do seu gasto.
Pague sempre a vista
Se possÃvel, evite parcelar as compras. O parcelamento é sempre uma pendência que, mês a mês, diminui o saldo bancário. Além do mais, na compra à vista, pode haver um desconto bem razoável.
Evite compras acumuladas no cartão de crédito
Use o cartão apenas quando for benéfico e quando você tem controle sobre sua conta bancária. O uso do cartão causa a ilusão de ter sempre o dinheiro na hora e, caso você não tenha controle financeiro de conta, o saldo ficará no vermelho quando chegar a fatura. Evite parcelar a fatura, pois os juros do crédito rotativo já passam de 486,8% ao ano.
Trace objetivos realistas
Comece guardando 10% do seu salário. Em seguida, passe para 20%, e assim sucessivamente. Não trace uma meta muito ousada, pois sua frustração será maior caso você não consiga.
Viva o seu padrão de vida e invista o que guardar.
Não queira ter um padrão de vida superior a aquilo que o seu rendimento comporta. Viva com o que te faz feliz, sem comprometer a sua renda. O prazer de viver bem não está no quanto se gasta, mas na qualidade dos bons momentos que se pode viver e que não dependem de dinheiro algum.
O que sobrar na conta é lucro. Procure informações sobre os melhores investimentos e comece a investir seu dinheiro, fazendo ele render.
Imagem: © Depositphotos.com / kavunchik