Como fazer uma análise financeira? Entenda o conceito

gráficos
A análise financeira tem o intuito de identificar possíveis fragilidades e prevenir eventuais problemas.

Fazer uma análise financeira fundamental para identificar fragilidades e prevenir problemas a curto, médio e longo prazo. Os dados obtidos a partir desta análise permitem que os gestores tomem importantes decisões no que diz respeito à correção de problemas de liquidez e fluxo de caixa. Nesse sentido, manter os indicadores financeiros de uma instituição sempre atualizados é fundamental.

Indicadores financeiros

Divididos em quatro categoriais, os indicadores financeiros fazem parte do mesmo pacote de informações e orientações que compõem a análise financeira. As quatro categorias de indicadores são:

Indicadores de Rentabilidade

Esses indicadores mostram o volume de atividade necessário para que a empresa estabeleça um patamar satisfatório de rentabilidade. A Margem Operacional, por exemplo, confronta o resultado operacional com o volume total de vendas. Se a empresa vendeu R$ 10 milhões e obteve um resultado operacional positivo de R$ 2 milhões, então ela tem uma margem operacional de 20%.

Indicadores de Estrutura de Capital

O objeto desses indicadores é o endividamento da empresa e o impacto que as dívidas causam na saúde financeira da empresa. Eles medem a capacidade da empresa de pagar suas dívidas (principal e encargos) sem comprometer a rentabilidade e o fluxo de caixa.

Indicadores de Liquidez

Muitas vezes uma empresa tem boa situação financeira em longo prazo, mas o curto prazo está comprometido por um conjunto de obrigações que têm vencimento próximo. Isso é apurado por meio de um indicador chamado “Liquidez Corrente”, que confronta o ativo e o passivo circulante. Se esse indicador for negativo, o setor financeiro irá confrontá-lo com outros indicadores que, analisados em conjunto, apontarão o caminho a ser seguido ou um conjunto de medidas a serem adotadas.

Indicadores de Atividade

Os Indicadores de Atividade servem para controlar o fluxo de caixa do dia a dia. Um índice de liquidez corrente baixo, por exemplo, significa que a empresa precisa ter um rígido controle do fluxo de caixa para que um imprevisto não afete a parte operacional.

O mais importante é a compreensão de que a análise financeira é fundamental como ferramenta para respaldar decisões de cunho estratégico, tático e operacional e que o conjunto de indicadores serve para oferecer um panorama geral das finanças da empresa, que devem ser usados de forma sistemática.

Imagem: HAPPY_HEART / Shutterstock

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top