Como ficar rico: mude sua mentalidade

Você sabe como ficar rico? Para a maioria das pessoas, ser rico está atrelado a ganhar muito dinheiro. Mas o que poucas pessoas sabem é que para ser rico, primeiro precisamos mudar nossa mentalidade.

Para entender essa relação que as pessoas têm com o dinheiro nos baseamos no livro “Pai Rico Pai pobre” de Robert Kiyosaki.

Neste artigo, vamos utilizar os conceitos de como ficar rico de Kiyosaki. Suas reflexões representam o pensamento das pessoas que obtiveram sucesso financeiro.

Robert Kiyosaki, teve oportunidade de ter dois pais. O seu verdadeiro pai era formado na faculdade, porém teve uma velhice difícil. Já seu outro pai, era na verdade pai de seu melhor amigo. Ele não fez nem o ensino médio, porém sempre foi empreendedor e tinha ideias de como ficar rico.

O livro “Pai Rico Pai pobre” nos traz duas visões de mundo. Por meio dessas visões, tomamos consciência das nossas atitudes com dinheiro e podemos transformá-las para que tenhamos uma vida próspera.

como-ficar-rico

Como ficar rico: duas formas de ganhar dinheiro

A primeira forma de ganhar dinheiro é trabalhando. Esse dinheiro cai no seu bolso em forma de salário, que consideramos a primeira fonte de renda.

Outra forma de ganhar dinheiro seria por meio de algum bem que te gere rendimentos, seja uma casa alugada, alguns juros sobre algum investimento, ou seja qualquer investimento que te gere renda. 

Esse tipo de rendimento nós chamamos de ativos. O que são ativos? São bens que acabam gerando mais renda para você. Já imaginou ficar sentado em casa apenas recebendo um dinheiro sem trabalhar por isso? Acredite, muitas pessoas vivem assim hoje. Mas o que muita gente ignora, é que antes disso, estas pessoas investiram o dinheiro delas em algo que gera ainda mais renda. 

Por outro lado, você acaba ficando sem dinheiro quando tem muitas despesas. Despesas são gastos como alimentação, saúde, educação, e diversão. 

Outras coisas que geram gastos são os bens que chamamos passivos. 

Esses bens acabam gerando novas despesas, como um carro que te leva a pagar impostos, combustível e manutenção.

Se você tem um aparelho de celular, você tem gastos com plano ou créditos da operadora. Ou seja tudo aquilo que você possui que te leva a gerar mais despesas são bens passivos.

Entenda os conceitos: ativo x passivo

Antes de saber como ficar rico, entenda esses conceitos. Eles são fundamentais para desenvolvermos uma nova mentalidade. Afinal, a supervalorização de um em detrimento do outro que separa os pobres dos ricos. A diferença é simples: enquanto o ativo coloca dinheiro no seu bolso, o passivo gera mais despesas.

Isso ocorre porque a forma como se lida com dinheiro é que acentua o seu comportamento padrão.  Ele define a sua mentalidade para lidar com dinheiro.

Se a pessoa tem um bom salário, mas investe tudo em despesas e em bens passivos ela tende a continuar pobre. Mesmo se receber um aumento, ela condiciona esse novo salário a novas despesas.

Ou seja, não se trata do que fazer para ganhar mais dinheiro. Trata-se, de como você utiliza o dinheiro que ganha. 

Enquanto a classe baixa só tem despesas, os ricos cultivam seus ativos. Já a classe média, compram passivos pensando que são ativos.

Agora que já entendemos o conceito de ativos e passivos, vamos entender como o rico reage a estes dois parâmetros.

Mentalidade de consumo de uma pessoa rica

A nossa mente está condicionada ao prazer imediato, por isso, poucos sabem como ficar rico. Se não tomarmos cuidado com esta tendência, perdemos dinheiro. Então como o rico reage quando recebe algum dinheiro? 

Quando rico recebe uma renda, a primeira coisa que ele faz é investir em ativos. Esses ativos geram mais renda, e com essa nova renda gerada ele reinveste. Estas atitudes são repetidas até se tornarem um círculo virtuoso.

Mentalidade de consumo de uma pessoa pobre

Quando você recebe um aumento, qual é a sua primeira atitude?

Talvez sua primeira atitude seja trocar de carro, assinar um pacote melhor de TV por assinatura ou comprar um celular novo.

De longe, você pode até parecer ser uma pessoa rica. Entretanto, você continua com uma única fonte de renda e preso a um fluxo de endividamento. Viver assim é viver no “modelo de empregado”.

E se você perder esse emprego, o que você vai fazer? Esta é uma visão deturpada que temos sobre o dinheiro e isso nos força a pensar no curto prazo como pagar as contas no fim do mês, por exemplo.

Enquanto os pobres ostentam bens supérfluos primeiro, os ricos deixam isso por último.

Como ficar rico: pague você primeiro

Antes de pagar seus credores, crie o hábito de pagar a si mesmo.  A partir do momento que você prioriza aquisição de ativos, você gera riqueza no longo prazo. Desta forma, você faz o dinheiro trabalhar para você.

Tomar essa atitude não deve significar ser financeiramente irresponsável. Significa que você precisa trabalhar o autocontrole, ter disciplina para evitar num círculo vicioso de endividamento.

Se ficar endividado, não utilize suas reservas para quitar as dívidas. Em vez disso, encare suas dívidas como um desafio para gerar ainda mais dinheiro.

Nossa mente é o nosso maior ativo

Se você sofre com falta de confiança, você deve focar em estudar como ficar rico. Deve conhecer mais sobre finanças. 

O conhecimento pode abrir diversas portas e irá te ajudar a criar suas próprias oportunidades em vez de esperar por elas. 

Entenda, o rico não é rico porque trabalhou bastante, mas porque buscou as melhores oportunidades, mesmo que isso significasse trabalhar de graça. Ou seja, você precisa desenvolver formas criativas fazer renda. Deixe de lado o medo e a ganância e corra riscos.

Tempo e educação são dois importantes ativos para você usar. Utilize seu tempo de forma produtiva para adquirir habilidades financeiras. 

Como ficar rico

Se você não nasceu rico e dispõe de uma herança para investir, você precisa descobrir formas de ganhar mais do que gasta. 

A primeira opção é conseguir uma promoção no trabalho ou conseguir um trabalho extra. Porém, o tempo é um ativo escasso, isso pode prejudicar sua saúde no longo prazo. 

A outra opção seria pensar como os ricos. Os ricos estão sempre se esforçando para aumentar o volume de ativos. Eles utilizam o seu dinheiro para abrir negócios, realizar investimentos, gerar ativos em geral. 

Depois de um tempo eles têm uma grande quantia de dinheiro sem precisar fazer esforço. É somente neste momento que eles começam a adquirir artigos de luxo. 

Em contrapartida, as outras pessoas fazem o caminho inverso. Querem ter o melhor carro, smartphones de última geração e financiam seus imóveis.

Escolha como usar cada centavo que ganha. Você pode de gastá-lo ou investi-lo – suas escolhas determinam se você será rico ou pobre. 

Ricos priorizam os ativos, os outros priorizam os passivos. A jornada para riqueza não consiste em batalhar pelo dinheiro. Trata-se de aprender como fazer o dinheiro trabalhar para você.

Deseja descobrir mais estratégias de como ficar rico? Descubra como revolucionar sua vida financeira.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top