Como ganhar dinheiro com o IBovespa?

Se você acompanha os noticiários sempre vai ver notícias relacionadas ao Ibovespa. Quando se trata de mercado financeiro, conhecer bem este índice é fundamental para fazer bons investimentos. 

Neste artigo, vamos abordar todos os elementos necessários para fazer bons investimentos. Vai entender o que é o Índice da Bolsa de valores brasileira. Além disso, saberá como investir em fundos que replicam o Ibovespa.

Em meio a tantas informações sobre dólar, petróleo, e bolsa de valores. Do que se trata o Ibovespa?

ibovespa

O que é Ibovespa

O IBovespa, abreviação de Índice Bovespa é um dos principais indicadores das ações negociadas na B3. Por sua vez, B3 trata-se da bolsa de valores brasileira. 

Desde 1968, este índice é o responsável por traduzir a situação das ações da bolsa. Entretanto, com o passar dos anos, ele foi modificando sua forma de análise. Atualmente, é possível negociar ações de centenas de empresas na bolsa de valores. Diante desse cenário, como definir um parâmetro satisfatório? Como fazer uma análise que contribua com a tomada de decisão dos investidores? 

O Ibovespa foi criado com esse objetivo: representar de forma eficiente uma média de comportamento do mercado acionário. 

Em razão do avanço da tecnologia, hoje o Ibovespa é calculado em tempo real. Observa e analisa todas negociações do mercado à vista. 

Sua função é indicar o desempenho da bolsa em geral. Se as ações estão subindo, descendo ou andando de lado. É uma espécie de termômetro das expectativas do mercado para com as empresas de capital aberto. 

Algumas grandes empresas podem ter um impacto maior sobre o índice. Por isso é comum ouvirmos dizer que determinada empresa puxou índice para baixo ou contrário. Apesar de ser composto por mais de 60 empresas, algumas empresas têm um peso maior sobre o índice.

Quando o Ibovespa cai, entendemos que em média o desempenho da bolsa também caiu. Quando índice sobe, entendemos que o cenário dos papéis que fazem parte da bolsa está favorável. Por meio disso, entendemos o funcionamento do mercado financeiro.

Carteira do Ibovespa

Existem alguns critérios que as empresas precisam ter para constar na carteira do Ibovespa.  

  • Regularidade na negociação de ações, cerca de 95% dos pregões
  • Valor das ações precisam ser relevante, mínimo de 0,1% do volume total negociado em 1 ano
  • Empresas não podem estar em recuperação judicial
  • Não considera Pennes Stocks (ações com cotação média inferior a um real) 

Por meio do índice de negociabilidade as empresas que atendem esses critérios são ordenadas por relevância. 

Este índice, considera o volume financeiro e a quantidade de ações negociadas. A carteira teoria inclui as empresas que representam 85% das negociações no período. 

Cada empresa tem um peso diferente sobre o índice. Nós chamamos isso de Free float. Como se calcula o free float? Ele é calculado com base no valor de mercado total das ações disponíveis para negociação. Quanto sua participação de mercado, maior será a sua participação no índice. Porém, para evitar um desequilíbrio, está participação tem um teto de 20% do total. 

A cada 4 meses, a composição da carteira do Ibovespa é reavaliado. São considerados exatamente os períodos abaixo:

  • Janeiro – Abril
  • Maio – Agosto
  • Setembro – Dezembro

No site da B3 você encontra critérios detalhados sobre os requisitos para estar presente da carteira do índice.

O que é ETF?

Exchange-traded fund – Conhecido também como fundo de índice, os ETFs são fundos de investimentos que são negociados na bolsa de valores como se fossem ações. 

Algumas carteiras de ETFs replicam os índices. Um exemplo isso é o Bova11. Confira algumas características deste tipo de fundo.

  • Baixa taxa de administração
  • Uma carteira imensamente diversificada
  • Acessível para o pequeno investidor
  • Pouca influência do gestor (gestão passiva) 
  • Composição de carteira limitada 
  • Baixa liquidez

O ETFs permitem ao investidor com uma única taxa de corretagem investir em diversas ações simultaneamente. Então, com pouco investimento é possível montar uma carteira.

Investindo em ETF, você não precisa ter muito tempo para estudar os ativos. Além disso, também não precisa estudar o histórico do gestor do fundo, afinal ele tem que replicar o índice. 

Por meio do investimento em ETF, o investidor ganha tempo com reinvestimento automático de dividendos. Ou seja, tudo que o fundo lucra ele reinveste em ações. Pode não ser uma boa opção se deseja viver de renda.

A carteira que replica o Ibovespa é composta por ações que possuem liquidez e maior valor de mercado.  

Como ganhar dinheiro investindo no ETF BOVA11?

O iShares Bovespa Fundo de Índice (BOVA11) trata-se de um fundo de investimento. Este fundo reflete o índice Bovespa (Ibov). Ele reúne recurso para adquirir ações proporcionais ao índice. Por este motivo, ele acompanha a performance indicada pelo índice. Porém, fica a dúvida: será que vale a pena investir? 

Embora exista uma afirmação que diga que no longo prazo o CDI pode superar a bolsa de valores. Esta informação não se aplica. Existem alguns riscos. Porem, em razão da evolução das ferramentas de medição do índice, isso não ocorre mais. 

O índice tem um grande potencial de espelhar o mercado se continuar mantendo sua atual forma de avaliação.

Então se você deseja investir em dezenas de ações de uma só vez, o ETF BOVA11 pode ser uma alternativa. Uma das vantagens do BOVA11 é que ele costuma variar menos que as ações. Porque é muito diversificado e uma queda de uma ação pode ser compensada pela alta de outra. As principais cias contidas na carteira da BOVA11 são Itaú, Bradesco, Petrobrás e Vale. 

Se você não tem muito controle financeiro, pode ser uma boa alternativa. Afinal, os dividendos são reinvestidos automaticamente. Ou seja, não tendo dinheiro caindo lá na sua conta sempre, você não corre o risco de gastá-lo.

Por outro lado a presença de ações que variam muito pode prejudicar o rendimento. Você não tem o controle de todas as ações que compõem o fundo. 

Então se você deseja investir em renda variável mas não dispõe de tempo. A BOVA11 pode ser uma boa opção. Trata-se de um fundo que simplifica e torna muito prático o investimento na Bolsa de valores. 

Agora se você prefere ter um controle maior sobre as ações. A melhor opção seria tentar investir separadamente. Outras palavras, investir por conta própria. 

O importante é sempre buscar o conhecimento, ele te ajudará a fazer melhores escolhas.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96220.1823


Suporte ao Aluno:

(11) 93024.0660
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top