Como juntar dinheiro ganhando pouco: 5 dicas para começar a economizar

Economizar não é uma tarefa fácil, e talvez você esteja postergando essa necessidade com a desculpa de que seu salário não é suficiente. Mas isso não é, ou pelo menos não deveria ser, uma desculpa. Para ajudar você com essa tarefa, trazemos neste post 5 dicas de como juntar dinheiro ganhando pouco.

1. Guarde o que deseja economizar no dia que receber o salário, e não no fim do mês

Guardar dinheiro no final do mês é uma lenda. Se você deixar para fazer isso, é provável que gaste tudo ou fique tentado a gastar o que restou no último dia.

O melhor é definir uma economia mensal — procure ser realista e colocar uma meta possível! — e separar a quantia assim que seu salário cair na conta. Alguns bancos já oferecem a possibilidade de separar parte do dinheiro automaticamente, no dia que for depositado

2. Anote seus gastos

Ok, você é de humanas e não se dá bem com planilhas. Esse método é para você: basta um lápis e um caderninho para anotar seus gastos na mesma hora. Mas não pode deixar nada para trás, desde o aluguel até a sobremesa. Também dá para fazer em aplicativos ou no bloco de notas do celular.

Anote quanto você gastou e a origem do gasto ao lado — se foi comida, roupa, bebida etc.

Fazendo isso por alguns meses, será possível entender seus hábitos de consumo e compreender quais são suas fontes de despesa. Também facilita identificar o que está drenando seu dinheiro e gastar menos com isso.

3. Pague com dinheiro

Não está conseguindo economizar de jeito nenhum? Comece a pagar com dinheiro de papel seus gastos cotidianos, como almoço, Uber, compras do supermercado. Assim, você verá que aqueles R$ 50 que sacou hoje de manhã não duraram quase nada e refletirá um pouco mais antes de abrir a carteira.

O problema de pagar com cartão, mesmo que seja o de débito, é o de que você perde a noção do quanto está gastando, pois não consegue vê-lo sair do bolso. Ver o dinheiro de papel acabando vai fazer você repensar.

4. Como juntar dinheiro ganhando pouco ao evitar parcelas

Os brasileiros são famosos por parcelarem produtos em várias vezes, mesmo para compras menores. Só que isso é traiçoeiro, porque as parcelas pequenas vão acumulando e, no final do mês, causam um rombo no orçamento, impedindo você de economizar mais uma vez!

Pense: se não posso pagar agora, talvez não seja a hora de comprar. Outra dica é pensar se as parcelas durarão mais do que a vida útil do produto. Blusinha de má qualidade que vai se desintegrar após poucos usos parcelada em 3 vezes? Melhor não!

Esperamos que essas dicas tenham inspirado você a começar a economizar pelo menos um pouco! O mais importante é entender que o seu salário não deve ser um impedimento — sempre é possível não gastar, ainda que seja 5% dele.

5. Comece a investir!

Ao ouvir a palavra investimento, talvez a primeira coisa que venha à sua mente a imagem da bolsa de valores, com pessoas nervosas falando ao telefone e observando as ações nas telas.

Isso pode dar a ideia de que para investir é necessário grandes quantias, mas isso não é verdade. Com o dinheiro que você guardou seguindo as dicas dos itens anteriores, é provável que já tenha dinheiro suficiente para começar.

Investir seu dinheiro é melhor do que guardá-lo na poupança, cujo rendimento é de 0,73% ao mês, ou de deixar seu dinheiro em casa, ao que se somam questões de insegurança.

Para começar a investir em títulos privados e públicos, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre o assunto e definir seus objetivos com o investimento. Mas esse é um assunto longo, para um próximo post!

Esperamos que essas dicas tenham inspirado você a começar a economizar pelo menos um pouco! O mais importante é entender que o seu salário não deve ser um impedimento — sempre é possível não gastar, ainda que seja 5% dele.

Boa economia! E não deixe de acompanhar o nosso blog

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top