Como organizar as finanças pessoais?

Todas as pessoas gostariam de saber como organizar as finanças pessoais, mas o que elas não imaginam é que essa tarefa não é muito difícil de conseguir. A prova disso é que estamos aqui, falando para vocês, instruções que lhes ajudarão a saber como organizar as finanças pessoais.

Embora muitos acreditem que as pessoas só desejam saber como organizar as finanças pessoais quando estão com dificuldades financeiras, essa afirmação cai por terra quando se deparam com pessoas que possuem uma vida financeira boa, estável e ainda assim, querem saber como organizar as finanças pessoais.

E o que isso quer dizer? Isso mostra a importância de como organizar as finanças pessoais faz toda a diferença na vida da pessoa. E é justamente para isso que estamos aqui. Queremos que você comece, desde já, a saber como organizar as finanças pessoais, pondo em prática ensinamentos que farão toda a diferença a médio e longo prazo.

Se você deseja realizar uma viagem, comprar um imóvel ou um automóvel, o fator que irá influenciar no seu sonho é a forma como organizar as finanças pessoais. Portanto, fique por aqui, leia até o final e seja mais um a colocar em prática os ensinamentos para uma boa organização financeira pessoal.

Como organizar as finanças pessoais?..

Organizando as finanças pessoais

Saber como organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para garantir uma segurança financeira e ter uma vida tranquila, pois quem aprende a gerenciar o seu dinheiro, sabe exatamente quanto ganha e, principalmente, quando gasta e onde está gastando.

Para isso, relatamos informações abaixo para que você consiga planejar as suas despesas, sabendo onde os seus gastos estão sendo direcionados, definir as suas prioridades financeiras e descobrir como organizar as finanças pessoais. Observe os tópicos abaixo:

Utilize um aplicativo de controle financeiro

Conte com um aplicativo financeiro para aprender a organizar as suas finanças pessoais. Isso porque essa ferramenta irá te ajudar a saber quais são as suas receitas e despesas, onde estão localizados os seus maiores gastos e também serve para você planejar quanto irá gastar em cada categoria do orçamento no mês seguinte.

Existem diversos aplicativos que ajudam no controle financeiro pessoal. Basta escolher aquele que mais lhe agrada e fazer uso.

A sua utilização se mostra de forma prática e simples, onde será necessário, na maioria dos casos, inserir os dados do seu internet banking, e a ferramenta irá fazer o levantamento de todas as movimentações que são feitas na conta corrente e no cartão de crédito, colocando em categorias as despesas. Dessa forma, ficará mais fácil controlar os gastos, realizando uma economia.

Detalhe exatamente o quanto ganha por mês

É necessário que você saiba, exatamente, quanto você recebe por mês. Não relate aqui o seu salário bruto, mas sim, o quanto realmente vai para a sua conta corrente, após passar pelos descontos, como vale-transporte, vale-refeição, importo de renda, INSS, entre outros. Insira aqui também as rendas extras, se tiver.

Relacione todos os seus gastos

A fim de entender como organizar as finanças pessoais, você precisa fazer a relação de todos os seus gastos que você tem todos os meses. Não esqueça de colocar nenhum deles: desde o café que toma depois do almoço até as maiores despesas, como o condomínio ou o financiamento do veículo. Faça a soma de todos os gastos e veja quanto você realmente gasta todos os meses.

Veja se, no final do mês, como está o seu saldo na conta

Depois de fazer o levantamento de quanto você arrecada e o quanto você gasta, está na hora de observar se está sobrando ou faltando dinheiro no final do mês. Infelizmente, grande parte das pessoas está na segunda faixa do exemplo, justamente por não saberem como organizar as suas finanças pessoais.

Priorize as contas mais importantes

Se você está gastando mais do que arrecada, está na hora de você analisar e cortar alguns gastos, a fim de que possa dar uma equilibrada na sua vida financeira. Um exemplo onde você consegue eliminar gastos é o lazer, que é sempre possível diminuir os gastos, onde você pode dar preferência para atividades gratuitas. Outras despesas, como alimentação, saúde e moradia são essenciais e devem ser priorizadas no seu orçamento.

Acabe com as dívidas

Não fique empurrando as dívidas, procrastinando-as. Faça um levantamento, coloque tudo o que está devendo num papel e estabeleça um prazo para realizar o pagamento desses valores. Evite a todo o custo as dívidas caras, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Organizar as finanças pessoais é essencial para que você não crie novas dívidas.

Controle os seus gastos no cartão de crédito

O cartão de crédito, quando bem utilizado, é um grande aliado, mas ele cai por terra, se tornando um grande inimigo da sua vida financeira saudável. Utilize-o com inteligência, dando prioridade para as compras à vista, e olhe sempre o saldo a cada 10 dias e realize o pagamento integral da fatura.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top