Como os índices de inflação afetam os seus investimentos?

desenho de homem olhando dinheiro voar
A inflação pode trazer diversos impactos negativos, tais como: desvalorização da moeda, aumento do dólar e economia desfavorável.

Em tempos de economia fraca, uma crise política instaurada no alto escalão do governo federal e desconfiança cada vez maior dos investidores em relação ao Brasil, um dos assuntos que mais preocupam o brasileiro é a inflação e seus efeitos nas mais diversas modalidades de investimentos.

Principais causas da inflação

Diversos fatores podem incentivar a alta da inflação. Quando um preço de um produto básico é aumentado, por exemplo, isso pode “contaminar” outros produtos e resultar em alta da inflação. É o caso da energia elétrica, que inevitavelmente afeta o valor de produção e venda de diversos outros itens.

Outra situação diz respeito a quando um produto se torna escasso devido à alta procura: seu preço naturalmente aumenta (por conta da lei da oferta e procura), o que pode elevar a inflação. O desequilíbrio nas contas públicas também causa inflação, pois o governo irá emitir papel-moeda para pagar as contas sem qualquer lastro ou garantia, o que faz com que o dinheiro aumente de volume mesmo quando os produtos e serviços são os mesmos.

Como a inflação afeta os investimentos?

Uma inflação alta pode afetar os cidadãos de um país de diversas maneiras, em especial os pertencentes às classes mais baixas e que não possuem mecanismos para se defender da alta dos preços. Dentre esses impactos da inflação, podemos citar como exemplo:

  • Desvalorização da moeda: a inflação alta faz o preço dos produtos e serviços mais básicos aumentarem de forma desproporcional ao salário dos trabalhadores, pois estes não possuem reajustes capazes de acompanhar a inflação. O resultado disso é uma moeda cada vez mais desvalorizada que corroí a grande maioria do salário do trabalhador;
  • Aumento do dólar: consequência direta do impacto acima, uma moeda desvalorizada faz com que outras moedas estrangeiras tenham seu valor aumentado, o que faz com que o preço de produtos importados se eleve de forma considerável, aumentando ainda mais os índices de inflação;
  • Economia desfavorável: uma inflação alta faz com que os investidores percam o interesse de investir no país, afinal sua rentabilidade será diminuída consideravelmente quando comparada com países que não apresentam alta na inflação.

Índices de inflação e investimentos

No Brasil, existem diversos indicadores para medir os índices de inflação instaurados no País. Um dos mais conhecidos é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como principal objetivo medir a variação de preços de produtos e serviços em famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

Também há o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), criado pela Fundação Getúlio Vargas e que vem ganhando cada vez mais destaque por englobar três índices: o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), Índice de Preços no Atacado (IPA) e Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Assim, de um modo geral, quando a questão é a inflação alta atrelada aos diferentes tipos de investimento, para o investidor isso significa menor rentabilidade, pois o poder de compra é menor, e mesmo perda de dinheiro em algumas modalidades, como a poupança, que rendera abaixo da inflação.

Imagem: © Depositphotos.com / ratch0013

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top