Como ter controle emocional para lidar com as dívidas

lidar com as dívidas
Um problema financeiro pode abalar o emocional de uma pessoa, e ter controle emocional é muito importante para lidar com a situação.

Controlar as próprias emoções nem sempre é uma tarefa simples. Algumas pessoas precisam, inclusive, de apoio psicológico e psiquiátrico para enfrentar diversas situações cotidianas da vida em sociedade. Isso não é nenhuma vergonha, especialmente se levarmos em conta que hoje em dia é muito difícil encontrar alguém com o emocional totalmente equilibrado. O aspecto financeiro pode abalar bastante o emocional de uma pessoa e, por isso, saber como ter controle emocional ao lidar com as dívidas é muito importante para não desestabilizar outros aspectos de sua vida.

Como lidar com as dívidas sem perder o controle emocional?

Assim como em qualquer situação problemática da vida, o primeiro passo para lidar com as dívidas é aceita-las: aceite que você está com dívidas e encare este problema sem fugir dele ou deixa-lo para depois. Caso você adie o problema, a tendência é que ele se agrave cada vez mais, uma vez que nenhuma dívida é magicamente esquecida porque você ficou se lamentando.

Portanto, comece perdoando a si mesmo por seus excessos ou pela falta de planejamento financeiro. Em seguida, foque suas energias em encontrar meios para se recuperar das dívidas e dar a volta por cima. Tente entender como você contraiu suas dívidas, de modo a evitar cair no mesmo erro futuramente.

Elaborar e colocar em prática um plano de ação para corrigir seus hábitos de consumo e transformar sua saúde financeira é um passo fundamental para acabar com as dívidas e conquistar uma vida nova. Uma boa dica nesta etapa do processo é aprender a economizar e cortar gastos supérfluos. Para isso, faça o possível para não gastar com bobagens, evite comer muito fora de casa e compre apenas o necessário.

Outra ação que pode ajudar no controle financeiro consiste em criar o hábito de anotar tudo o que você compra, seja em uma caderneta ou em uma planilha no computador. Desta maneira você pode perceber para onde está indo o seu dinheiro, identificar o que é essencial e o que pode ser facilmente cortado — pelo menos por um tempo. Você também pode conversar com seus credores sobre a melhor forma de quitar sua dívida, podendo parcelar em prestações acessíveis ou ter um bom desconto no valor para o pagamento à vista.

A última dica para saber como ter controle emocional para lidar com as dívidas é compartilhar suas angústias com alguém. Você provavelmente tem alguém em sua família ou entre seus amigos que é um excelente ouvinte, sendo compreensivo e capaz de dar ideias e apoio neste momento complicado de sua vida.

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top