Compulsão por compras? Saiba como controlar!

foto de mulher sentada no sofá e sacolas de compras
Parta lidar com a compulsão por comprar é preciso: não andar com cartões ou dinheiro, evitar shoppings, não ver a compra como um prêmio e procurar um profissional.

A compulsão por compras é um problema que está relacionado a uma doença chamada Oniomania, um problema que afeta o psicológico do indivíduo e que pode leva-lo à falência caso não seja devidamente tratado. Quem sofre por esta compulsão tende a compensar todas as suas tristezas e decepções com compras, adquirindo coisas desnecessárias que em nada contribuirão para si.

O sentimento de culpa é recorrente nessas pessoas, muitas vezes afetando-as no momento em que elas saem de uma loja com as sacolas cheias: o indivíduo questiona os motivos de ter adquirido aqueles produtos que dificilmente utilizará, se sentindo imediatamente mal. Outro sintoma recorrente de quem possui compulsão por compras é o acúmulo de dívidas. A depressão, transtornos bipolares e constantes crises de ansiedade influenciam diretamente no problema.

Dicas para lidar com a compulsão por compras

Antes de partir para tratamentos mais drásticos, é possível tentar o autopoliciamento e o reconhecimento do problema. Se você tem compulsão por compras, siga estas dicas e busque sempre a ajuda de pessoas próximas:

Avalie a compra

Sempre pense que no concorrente o produto pode estar mais barato. Dessa forma, você visitará outra loja e acabará percebendo a inutilidade daquilo que queria comprar no meio do caminho. A desistência se torna um passo rápido.

Não ande com cartões ou com muito dinheiro

Deixe os cartões em casa. Um dos segredos para controlar a compulsão por compras é sempre optar pelo uso do dinheiro, que é muito mais limitado do que o cartão de crédito. Portanto, opte por carregar um valor em dinheiro com você, mas sem exagerar.

Evite shoppings quando estiver emocionalmente alterado

Shoppings são ambientes hostis, em que as compras compulsivas estão a uma loja de alcance. Afaste-se e busque o refúgio em um parque ou uma sorveteria para relaxar.

Não veja a compra como um prêmio

Não se premie pelas conquistas da compulsão com compras. A tentação vai ordenar a compra compulsiva. Por esse motivo, a premiação por uma semana sem compras compulsivas deve ser algo relacionado à gratuidade, como abrir o pacote de biscoitos tão desejado.

Quebre seus padrões

Se você é dos que possuem um padrão de compras compulsivas verifique se existe esse padrão e evite lojas que apresentem estes tipos de produtos.

Não comemore gastando

Sobrou dinheiro ao controlar a compulsão por compras? Utilize o método de guardar esse valor em um pote reservado para fazer uma grande viagem ou assistir a um show.

Procure ajuda profissional

Se a compulsão por compras for mais forte que você, busque ajuda de um psicólogo. Ele passará orientações mais precisas do que deve ser realizado para controlar a compulsão por compras.

Imagem: © Depositphotos.com / AndreyPopov

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top