Controle financeiro – 10 práticas essenciais

O controle financeiro é essencial para que você tenha sucesso, mais ainda quando você tem um objetivo em mente. Pode ser que você queira comprar um novo imóvel, trocar o seu carro e até mesmo realizar a viagem dos seus sonhos, tudo isso faz parte de um processo onde é necessário que você faça sacrifícios para conseguir atingí-los.

Pois então, em muitos casos, as pessoas não conseguem ter um controle financeiro sobre as suas vidas, o que impacta diretamente no seu orçamento no final do mês e, com isso, vê, cada vez mais distante, o seu sonho ser realizado.

E é justamente para isso que nós estamos aqui. Queremos que você tenha um controle financeiro e, para isso, elaboramos 10 práticas que são essenciais para que você consiga alcançar esse objetivo.

Fique atento e os coloque em prática agora mesmo!

Controle financeiro – 10 práticas essenciais,

1 – Acompanhe as suas despesas e receitas

A primeira dica é a básica e essencial: você precisa acompanhar, não importa o modo que for, as suas receitas e as suas despesas. Uma vez que você acompanha suas receitas e despesas, você mantem o controle financeiro que tanto procura.

Quando você controla os seus gastos e ganhos, menos você contará com a sorte e, com isso, você encurta o caminho para chegar até os seus objetivos.

As suas despesas e receitas podem ser realizadas através de uma planilha, que te ajudará a ter o controle financeiro. Você poderá incluir os campos que achar melhor, claro, que tenham relação contigo.

2 – Antes de comprar, compare os preços dos produtos

Hoje em dia, as pessoas têm muito mais facilidade para comparar os preços do que antigamente. E é justamente essa comparação que fará com que você obtenha sucesso no seu controle financeiro.

Com isso, antes de comprar um produto, faça uma pesquisa, vá à outra loja, veja quanto custa. Por mais que possa parecer pouco, mas uma vez que você consiga economizar 10, 20% numa compra, será 10, 20% a mais no final do ano.

E é fácil de comparar os preços, principalmente pela internet. Basta querer.

3 – Compre somente o necessário

Por mais difícil que seja controlar, evite comprar por impulso. Isso vai totalmente contra a mentalidade do controle financeiro. Caso você seja uma pessoa que não consegue se controlar, você pode incluir esse gasto extra na sua planilha. Dessa forma, você estará se planejando para gastar, no máximo, um determinado valor que você já tinha reservado para essa finalidade.

4 – Pague à vista quando tiver desconto

Nem sempre conseguimos realizar uma compra à vista e, com isso, acabamos cedendo a tentação de pagar de forma parcelada. Mas o problema de resolver com esse tipo de solução é que você pode acabar perdendo o controle e, mais do que isso, acabar tendo que pagar com juros.

Caso você observe um item e ele se encontre com um bom desconto, vale mais a pena realizar o pagamento á vista e, de preferência, no dinheiro.

5 – Utilize o cartão de crédito apenas quando for sem juros

Assim como o pagamento à vista é o melhor caminho, quando não há nenhum desconto no pagamento à vista e o parcelamento pode ocorrer sem juros, invista na compra.

Mas trate de fazer o pagamento no menor número de parcelas possível, para que você não perca o controle das suas contas e acabe se enrolando com a fatura do cartão.

Quando for utilizar o cartão de crédito, faça-o com moderação.

6 – Se possível, faça um investimento

Quando você tem em mente o controle financeiro, você está na corrente para diminuir e controlar as suas despesas, planejando os seus gastos pessoais. Mas isso não significa que você tenha que abandonar algumas opções de investimentos que podem ser realizadas.

É importante que você, mais uma vez, quando tiver a oportunidade, não deixar o seu dinheiro parado. Existem diversas formas de investir, mas caberá a você escolher a melhor opção, junto ao gerente do seu banco, para fazer o investimento.

7 – Tenha metas para poupar

Quando você realiza um controle financeiro, você tem como grande objetivo poupar dinheiro. Seja para ter uma vida confortável no futuro, seja para realizar um sonho, como comprar um imóvel, trocar de carro ou viajar.

Então, nessas horas é importante que você faça contas e veja de quanto precisa para conseguir antes de começar a fazer a economia. Assim que tiver o valor futuro, faça o cálculo e defina quanto é que você poderá gastar todo mês e seja fiel a esse número.

8 – Viva segundo as suas possibilidades

Caso você seja uma pessoa que deseja ter um padrão de vida acima do que a sua condição financeira permite, o seu problema não é controle financeiro. É a sua ocupação atual. E você precisa ter novas metas na sua carreira, que sejam maiores do que apenas controlar as suas finanças.

Para que você tenha o controle financeiro saudável, viva dentro das suas possibilidades. O segredo do controle financeiro é definir as metas e as ações justamente para saber sobre o que você terá que falar não.

9 – Faça checklists todos os meses

Você precisa estar sempre se perguntando sobre o seu próximo objetivo financeiro, quando você pretende alcançá-lo e o que você precisa fazer para chegar até ele.

Separe um período de tempo, que pode ser de três em três meses e analise essas perguntas e as coloque no seu plano de ação. Após o período passado, revise e refaça o checklist. Mantenha-o sempre atualizado.

10 – Guarde todos os registros de compras que você fizer

Isso mesmo. Durante o período em que você se predispôs a estar realizando o controle financeiro, guarde todos os registros de compras que você realizar.

Isso porque, a cada compra que você fizer, você irá atualizar a sua planilha ou a ferramenta que escolheu para te ajudar no seu controle financeiro.

Depois de registrar todas as compras que realizou, pode jogar os papéis fora. Evidentemente, você não precisará ficar guardando os papéis. Eles servem apenas para te ajudar a não perder o controle.

 

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top