Crenças limitantes que te impedem de ser rico

Crenças limitantes corresponde aos motivos que impedem de alcançarmos nossos objetivos. Se você tem objetivo de enriquecer, de construir um patrimônio e transformar a sua realidade financeira, o que te impede? 

Muitas vezes, esses empecilhos que criamos para nao viver uma vida abundante estão na nossa mente. São criações da nossa mente que travam completamente o nosso desenvolvimento. 

Muitas vezes acreditamos em algo porque a maioria das pessoas também acredita. Mas você já parou para observar que a maioria das pessoas não são ricas? 

Não é pensando igual a todo mundo que vamos chegar a um destino diferente. Vamos discutir aqui as principais crenças limitantes praticadas no mercado financeiro. 

crencas-limitantes

Crenças limitantes comuns no mercado financeiro

  1. “Invisto na poupança porque ela mais segura, assim não corro risco de perder meu dinheiro”.
  2. “Ter uma casa própria é essencial”
  3. “Faço investimento pelo meu banco porque é mais garantido”
  4. “não invisto na bolsa porque corro risco de perder todo meu dinheiro”

Investir na poupança é mais seguro

Esta crença limitante faz com que 88% dos brasileiros ainda coloquem seu dinheiro na poupança. O fato da maioria das pessoas investirem na caderneta de poupança não a torna mais segura. Isso porque nem sempre ela rende acima da inflação. E se o investimento não rende acima da inflação, você corre o risco de reduzir seu patrimônio. 

Portanto, antes de investir na caderneta de poupança busque outras alternativas. Verifique as opções de renda fixa disponíveis no mercado. Se o seu problema é a falta de segurança verifique quais as opções disponíveis no mercado que te oferece mais segurança. 

Se o seu problema é com a questão da liquidez. Talvez a possibilidade de poder sacar o seu dinheiro a qualquer hora é fator primordial. Então verifique as opções do mercado que tem mais liquidez e que ao mesmo tempo tem mais rentabilidade. Não se prenda a esta única opção apenas por acreditar que é a melhor opção.

O problema da casa própria

Um costume popular definiu a casa própria como “o sonho de todo brasileiro”. Essa crença limitante tem gerado uma enorme pressão, sobretudo nos jovens. Você já ouviu a expressão quem casa quer casa? Será que esta ideia ainda continua valendo? 

Vamos entender a origem da necessidade de ter uma casa própria. Este ideal começou a ser difundido lá na época da revolução industrial. Tudo isso tinha o intuito de manter pessoas próximo ao local de trabalho. 

Ter um bem, um imóvel em determinada região garantiria que a pessoa ficaria ali por muito tempo. Portanto uma fábrica, por exemplo, poderia contar com seu funcionário. Além disso, um financiamento comprometeria a pessoa financeiramente por longos períodos.

Quando você faz um compromisso como esses você se torna refém desta despesa. Além de comprometer grande parte do orçamento, dificulta a sua mobilidade. Você não tem flexibilidade para aceitar um emprego em outra cidade, por exemplo. 

Antes de fazer um investimento em imóvel você precisa analisar os gastos acessórios alheios ao investimento. Se o imóvel fica distante do seu local de trabalho você tem gasto com deslocamento. Você precisa avaliar se a região é uma região mais cara, por consequência o comércio acaba sendo mais caro. 

Já se você vê a casa como um investimento, procure informações. Análise se o imóvel que você está investindo tem possibilidades de valorização. Certifique-se de que você não precisará vendê-la às pressas. Se acontecer alguma emergência e você não tiver uma reserva emergencial, lembre-se que um imóvel não tem liquidez. 

Observando isso, você não corre o risco de perder patrimônio vendendo abaixo do valor de mercado por emergência. 

Fazer investimento pelo banco 

Muitas pessoas estabelecem uma relação de confiança com o gerente do seu banco. Não existe nada de errado nisso. Mas se isso te impede de aproveitar outras formas de investir, trata-se de uma crença limitante. 

O banco sobrevive de taxas e juros. Se você não promove isso, não é um cliente tão interessante. E o que o banco faz para contrapor isso? 

Ele oferece os mesmos serviços que você encontraria numa corretora ou banco menor com taxas onerosas. Investir no tesouro direto, por exemplo, boa parte dos bancos já tradicionais cobram uma taxa por este serviço. Logo, essas taxas comprometem o seu rendimento. 

A dica que é: dê oportunidade para os pequenos bancos e corretoras. Você pode se surpreender com as vantagens. 

Medo de investir na bolsa

Todos os dias, muitas pessoas rompem com essa crença limitante e começam a construir seu patrimônio financeiro. Por que você não pode fazer o mesmo? 

Por muito tempo tivemos a crença limitante de que a bolsa estava intimamente relacionada à perda de todo patrimônio de uma vez só. Isso foi fortalecido pela mídia, pelas novelas e filmes. 

Tínhamos a imagem daquele ambiente caótico, cheio de telefones, telas e difícil de compreender. A Bolsa de valores virou um bicho de sete cabeças. Infelizmente, muita gente ainda continua com essa imagem na cabeça. 

A Bolsa de Valores evoluiu com a tecnologia. Hoje existem diversas formas de avaliar o mercado de ações. Tudo acontece em tempo real e você pode acompanhar remotamente. 

Não é arriscado investir em ações. Arriscado é investir em ações sem conhecimento.

Quebre suas crenças limitantes

Nós temos medo do que não conhecemos. Mas você já parou para observar o quanto damos crédito para experiências ruins e desconfiamos das experiências boas? Esse é mais um exemplo de crença limitante. 

Aqui no coaching financeiro, damos dicas diárias de investimentos. Incentivamos você a desenvolver o potencial investidor que existe em você. Então procure conhecer a respeito de ações. 

Procure conhecer sobre os índices da Bolsa de valores. Busque a orientação de um profissional, um coach financeiro pode te assessorar na hora de construir uma carteira de investimentos. 

Se você tem um perfil conservador existem inúmeras possibilidades para investir. Mas não deixe que o medo te impeça de conquistar seus objetivos. Se inspire nas histórias de sucesso. E tome as histórias de fracasso como lição.

Nós estamos aqui para auxiliá-lo a tomar decisões mais conscientes. Afinal, se você está consciente do que move suas atitudes, você toma decisões maduras. Você se torna uma pessoa com inteligência financeira.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top