Debêntures: o que são e como investir?

Aqui no coaching financeiro falamos muito sobre debêntures como alternativa de investimento em renda fixa. Mas você o que são as debêntures?

Se você deseja conhecer o que são debêntures, leia até o final e descubra não apenas isso mas como tudo funciona e como investir.

DEBENTURES

O que são debêntures?

Em investimentos de renda fixa, você pega o seu dinheiro e empresta algum outro órgão esperando pelos juros. Você pode emprestar o seu dinheiro para o governo como no Tesouro Direto. Você também pode emprestar o seu dinheiro para o banco como CDB, LCI e LCA. Ou seja emprestar o seu dinheiro e receber os juros como recompensa.

Investir em debêntures nada mais é do emprestar o seu dinheiro para uma empresa privada. É um modelo de investimento onde você empresta o seu dinheiro para empresas e recebe de volta o seu capital acrescido de juros. 

Você pode se perguntar: por quê que a empresa pegaria dinheiro com você e não com banco? 

Porque desta forma, a empresa consegue ter controle sobre a forma de pagamento e os juros. Ela pode conciliar o fluxo de pagamento ao investidor com a maturação do seu projeto. Então, em termos de fluxo financeiro é mais viável uma captação via debênture do que um banco.

Debêntures Nominais

Esta modalidade é escassa no Brasil, refere-se a debêntures que são emitidas pela própria empresa e ela mesmo se responsabiliza pelas emissões e transferências.  

Debêntures Escrituradas

Nesta modalidade, todo processo é intermediado por uma plataforma de investimentos ou corretora de valores. Esta intermediação deve ser registrada pela B3. 

Rentabilidade de uma debênture

Em comparação a outros tipos de investimentos de renda fixa, a debênture tem uma certa vantagem na rentabilidade. Porém, esta vantagem de rentabilidade está associada ao risco da modalidade. Ficou complicado de entender? Para ficar mais fácil vamos fazer uma comparação.

Quando você investe no Tesouro Direto, você tem mais segurança porque esse investimento é garantido pelo Governo. Quando se trata de uma empresa, os riscos são maiores. Então para ser mais atrativa para os investidores, as debêntures oferecem juros melhores. E consequentemente a rentabilidade é um pouco maior. 

As debêntures têm um prazo de vencimento, algumas vezes, é possível saber de quanto será a rentabilidade antes de contratar. 

Rentabilidade pré-fixada: você já sabe de quanto será o rendimento antes mesmo de contratar. 

Rentabilidade pós-fixada: esta modalidade está atrelado a um indexador. Ela pode ser indexada ao CDI, ou também a Taxa Selic. Neste caso, apesar de ser fixada, o contratante só sabe a rentabilidade no vencimento.

Rentabilidade híbrida: esta modalidade garante parte da rentabilidade e outra parte fica indexada a algum índice como o IPCA, por exemplo. 

Debêntures incentivadas

Existem alguns produtos neste segmento que são incentivados. São isentos de imposto de renda. Então, além da vantagem de juros, você tem retorno sem incidência de impostos. Isso potencializa sua rentabilidade.

Esta modalidade de debênture é emitida quando a empresa está realizando um projeto de infraestrutura. Trata-se de um incentivo do Governo para o investidor que tem o objetivo de facilitar a captação de recursos pela empresa.

Avaliação de risco (rating) e garantias

Antes de investir numa debênture você tem que estar atento ao rating. Rating é uma espécie de nível de risco na qual a debênture é classificada. Quanto maior o número de rating, menor o risco. Quanto menor o número, mais arriscado será o investimento.

Dessa forma, a rentabilidade tende a ser menor quanto maior for a nota de rating. Já quando a nota é baixa, a debênture oferece maiores possibilidades de lucro. Então, se você está planejando em investir em debêntures, fique atento. Verifique se o nível de rating está de acordo com o seu perfil de investidor. 

Algumas pessoas procuram mais segurança e preferem um nível maior. Já investidores mais arrojados, preferem o risco pela oportunidade de maiores lucros. Qual é o seu perfil?

Algumas debêntures oferecem uma garantia adicional em caso de falência. Estas garantias podem ser alguma propriedade da empresa, como prédios, fábricas, terrenos e outros. 

  • Garantia flutuante: esta garantia oferece a prioridade aos debenturistas em caso de falência da empresa. Debenturistas têm prioridade em relação aos acionistas. Esta garantia pode ser realizada por meio dos bens da empresa.
  • Garantia Quirografária: esta garantia é a mais inexpressiva, afinal, não expressa de fato uma garantia real. Em caso de falência ou concordata, o debenturista não tem prioridade.
  • Garantia subordinada: debêntures de garantia subordinada oferecem maior rentabilidade porque são as mais arriscadas. Em caso de falência, o acionista tem prioridade sobre o debenturista. 

Prazos e liquidez de uma debênture

Se você procura um investimento de renda fixa visando o longo prazo, as debêntures podem ser um ótimo negócio. 

Existem debêntures de diversos prazos, porém é comum ver vencimentos de 10 anos para resgate. 

Uma desvantagem da debêntures é a baixa liquidez. Você pode até conseguir vender sua debênture antes do vencimento, mas pode acabar perder dinheiro, caso esta desvalorize. Garantia de rendimento completo mesmo só no final. Por isso, tenha cuidado antes de investir nesta modalidade.

Como investir numa debênture?

Você pode procurar consultar a sua corretora de investimentos. Hoje existem corretoras digitais que facilitam e muito na hora de investir.

Se você deseja encontrar uma debênture em lançamento, procure uma forma de ser notificado. Senão resta apenas comprar no mercado secundário. Pela sua corretora você consegue saber informações como forma de rendimento, prazo de vencimento e modalidade de garantia..

Busque investir em uma debênture como forma de diversificação de carteira. Afinal, pelo risco envolvido, vale a pena resguardar seu patrimônio alocando em diferentes tipos de ativos.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top