Descubra o Poder do Agora

O poder do agora pode ser a solução para nos livrarmos dos erros do passado. Pode ainda ser a solução para evitar ansiedade sobre as coisas futuras. Em seu livro “O poder do agora” Eckhard Tolle nos ensina a combater estes males.

“Viver no AGORA é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação”.

Então, se você deseja viver em alta performance e ter uma vida plena você precisa compreender a força do presente. Descobrir o poder do agora. Neste artigo, vamos entender na prática como viver plenamente o presente e assim, encontrar equilíbrio e felicidade. 

o-poder-do-agora

A nossa mente pode ser a raiz dos nossos problemas

Todos os problemas da humanidade convergem para algo em comum: a mente humana. Nossa mente esconde nossa verdadeira identidade, criando uma máscara. Esta máscara nos impede de alcançar paz de espírito, onde reside a calmaria, o balanço necessário para termos estabilidade.

Sabe porquê não encontramos paz mental? Mesmo sendo este um dos nossos maiores objetivos? Não há paz, se na nossa mente, encontramos um ambiente caótico.

Quantas vezes você já se viu remoendo algum problema passado? Quantas vezes você já gastou um tempo pensando demais em algo que poderia acontecer? Se você observar com frieza, vai perceber que poderia ter poupado o presente de todo sofrimento. 

Então, o que devemos fazer? Silenciar a nossa mente e apenas observar os nossos pensamentos. Será que eles estão nos ajudando ou atrapalhando? Nossos pensamentos não são nossa identidade. Eles também não representam a realidade. Quanto antes aprendermos a separar um do outro, mais cedo encontraremos o equilíbrio. 

O problema da dualidade da personalidade

Todos nós sofremos com a dualidade das nossas personalidades. A pessoa que apresentamos ao mundo é bem diferente da pessoa que somos interiormente. Esta dualidade cria conflitos e eles são manifestados de diversas formas como a depressão, medo e ansiedade.

A grande verdade é que esses sentimentos não existiriam se não tivéssemos máscaras. Se sempre estivéssemos em contato com a nossa verdadeira personalidade.

Ser consciente de sua verdadeira identidade deve ser o seu objetivo. Porque isso te ajuda a compreender que boa parte dos seus problemas são na realidade uma ilusão da sua mente. 

Segundo Tolle, quando nos tornamos conscientes da nossa real identidade, entramos em um “estado iluminado”, onde a nossa mente se liberta. Mas como podemos alcançar isso?

Use o poder do agora para destruir seu caos mental

Uma forma prática para combater o nosso caos mental, é exercer o poder do agora. A nossa mente tem o hábito de vagar de pensamento em pensamento.  O que podemos fazer para evitar isso? 

Quando você perceber que está numa constante viagem mental, traga a sua mente para o momento presente. Observe e tente focar no que está em sua volta. Tente se concentrar na atividade que você está realizando.  

Quando estamos dirigindo, por exemplo. Muitas coisas podem passar pela nossa mente. Mesmo estando atento ao trânsito, as sinalizações, aos outros carros, a nossa mente voa longe. Neste momento, concentre todos os seus sentidos para esta atividade. Ouça o barulho do trânsito,  perceba suas mãos tocando o volante e observe o caminho percorrido. Este é um exemplo de como podemos utilizar o poder do agora.

Pode parecer difícil no início, mas com a prática e você vai a ver que ao se tornar completamente consciente da sua atividade atual, poupará sentimentos desnecessários. Além disso, viverá plenamente o momento.

Suas emoções não sua identidade

Pode ser impossível se distanciar das suas emoções quando se está focado no presente. Porém, da mesma forma que acontece com os pensamentos, se observa suas emoções com desinteresse, elas enfraquecem e desaparecem. Mas se você associa suas emoções a sua identidade, você abre espaço para continuar sentindo-as. 

Desligar-se das suas emoções é uma maneira de lidar com experiências de sofrimento. Se evita ficar com raiva, logo pode evitar que tome atitudes que se arrependa.  

Quando você mantém sua atenção no momento presente em vez de se concentrar em suas emoções, isso se torna possível. Isso é inteligência emocional. 

O medo não pode te impedir de viver o momento

Muitas vezes, o medo nos impossibilita de vivermos o presente. De repente, somos invadidos por este sentimento e precisamos identificar de onde ele vem. Isso acontece porque inconscientemente pensamos na nossa finitude enquanto seres humanos.  

A maneira mais eficaz de alcançar isso é praticar a auto-observação. Observe como seus medos inconscientemente te impedem de viver o presente. Logo aprenderá a fazer escolhas que evitam a negatividade, dando atenção ao momento presente e consequentemente afastando seus medos.

Aprenda com o passado e use o poder do agora para viver com propósito

Se você já acompanha nosso portal, sabe bem da importância de ter um propósito na vida. 

Muitas vezes, focamos tanto em nossos objetivos, que não prestamos atenção no que estamos fazendo para chegar lá. 

Devemos aceitar as lições do passado e nos planejar para o futuro. Entretanto, ficar remoendo o passado e se preocupar demais com o futuro é improdutivo e abre a porta para pensamentos negativos.

O que você está fazendo agora te deixa mais próximo do seu objetivo? Focar no presente pode te ajudar a ter uma vida com um objetivo, mas sem comprometer a sua paz.

Primeiro, desligue-se do passado, porque ele já é uma parte de você, representa suas experiências e atitudes. Se você tem dificuldade em se desvincular do passado, se perdoe e perdoe tudo relacionado ao que te prende a ele. Desta forma, você consegue superá-lo.

O próximo desafio é viver de maneira consciente o agora. E isso, se resume em estar intensamente ciente do momento presente.  Assim, você fica alerta e livre de pensamentos caóticos que te impedem de tomar de decisões. 

O poder do agora na prática

Eckhard Tolle nos dá algumas dicas de como colocar em prática o poder do agora, confira abaixo:

    • Traga sua atenção para sua respiração: Respirar ajuda a acordar sua células, tira a atenção da sua mente para focar em seu “eu” interior 
    • Participe de atividades criativas: você entra em contato seu “eu” oculto quando  está envolvido por estas atividades
    • Pratique meditação: ela te desconecta de seus pensamentos por um breve momento, e você deixa o caos para trás
    • Ao ter pensamentos caóticos traga sua mente para um estado de pausa: isso afasta a negatividade

 

  • Mantenha sua saúde mental independentemente da situação: mesmo em momentos de tensão, lembre-se que as emoções não são a sua identidade

 

  • Entregue-se ao presente momento : isso traz clareza de pensamento e você consegue tomar a atitude adequada para transformar a situação.

Quando for bem sucedido em manter seu foco no momento presente, sua saúde mental e emocional traz benefícios para a sua saúde física. Um dos sinais de que você começou a viver o agora, é o retardamento dos sinais do envelhecimento, suas células são revitalizadas e você se sente mais jovem.

Esta é a forma de usar o verdadeiro ‘Poder do agora’ para transformar sua vida. 

Quando vivemos no presente, descobrimos nossa verdadeira identidade e aprendemos como aproveitar plenamente cada momento de nossas vidas.

Se você deseja ir um pouco mais além e saber com detalhes cada passo para se conectar com o presente, recomendamos a leitura completa do livro ‘Poder do agora’. Você não vai se arrepender. 

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top