Dicas de trabalho autônomo: como trabalhar por conta própria

foto de mulher trabalhando em casa
Para começar a trabalhar como autônomo é preciso principalmente ter tempo e um bom investimento financeiro.

Trabalhar de forma autônoma implica em se tornar patrão de si mesmo, fazendo aquilo que gosta. Muitas pessoas que pensam em iniciar um trabalho por conta própria são movidas por promessas financeiras de grandes retornos, mas se esquecem de analisar em que áreas suas competências e habilidades podem ou não ser aplicadas.

Antes de pensar em trabalhar de forma autônoma, portanto, responda: qual é a sua competência? No que você se considera bom? Está preparado para readaptar a sua vida?

Uma atividade autônoma exigirá tanta disciplina quanto é necessário em um trabalho em que é preciso bater o ponto diariamente — isso se não for preciso ainda mais dedicação e atenção. Isso porque, embora haja maior flexibilidade de horários, não se tem uma renda fixa mensal: a renda é estimada de acordo com a demanda pelo seu trabalho.

A atividade de um profissional autônomo exige tempo, investimentos financeiros e, sobretudo, renúncia de muitos prazeres e desfrutes. É preciso que, antes de tudo, o empreendedor tenha ciência de que está no lugar certo.

Quando se empreende em um trabalho autônomo, você não tem mais benefícios e bonificações. Por isso, é necessário colocar na ponta do lápis todas as despesas pessoais (almoço, plano de saúde, roupas, remédios) e analisar o quanto se deve guardar a cada pagamento recebido.

Com o devido controle das despesas, o estresse será um pouco menor no que diz respeito às contas para pagar. Assim, sobrará mais tempo para trabalhar os contatos com os atuais e futuros clientes. Confira outras dicas para trabalhar de maneira autônoma a seguir:

Dicas de trabalho autônomo

Invista em propaganda

Ao iniciar um trabalho autônomo, é preciso buscar o público-alvo de seu negócio. Existem maneiras de fazer o consumidor ficar sabendo a respeito do seu trabalho, convidando-o a conhecer mais sobre as vantagens de contratá-lo. Avisos por meio de WhatsApp, e-mails, redes sociais e até panfletos são sempre uma solução rápida para atrair interessados.

Crie uma página da sua marca no Facebook e peça para seus amigos ajudarem na divulgação por meio de curtidas e compartilhamentos.

Tenha um local de trabalho

Um profissional autônomo normalmente não precisa de um escritório, pois ele pode trabalhar de casa, enviar seus trabalhos pela internet e marcar visitas no local onde o cliente está — o que reduz custos com aluguel, conta de água, de luz, telefone, logística e equipamentos. Apesar das vantagens financeiras, é importante ter um local para trabalho, em que o empreendedor autônomo possa se concentrar e ter um momento exclusivo para trabalhar, sem misturar sua demanda com as tarefas domésticas.

Imagem: © Depositphotos.com / avemario

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top