Dicas financeiras – Tudo o que você precisa saber!

Dicas financeiras 1: Faça uma análise sobre a sua atual situação financeira

A primeira das dicas financeiraspara melhorar suas finanças é começar a refletir sobre como elas estão atualmente. Coloque no papel todos os gastos, que ajudem a descobrir o valor empregado nos diferentes aspectos financeiros de sua vida.

Através desse tipo de planejamento, você pode analisar onde estão concentrados a maior parte dos gastos, onde há dinheiro sobrando ou em que setor está ocorrendo gastos exagerados que estão ou podem estar te deixando no vermelho.

Anote dívidas que você tenha, o valor total, as multas e juros cobrados, e busque fazer renegociações de dívidas, para diminuir a bola de neve.

Dicas financeiras 2: Corte gastos e gaste menos do que ganha

Quem se encontra no vermelho, uma das dicas financeiras é se organizar e adquirir controle do seu dinheiro. Umas das principais coisas a ser feitas é para de comprar por impulso e as compras parceladas.

As compras por impulso são muito comuns e de fácil ocorrência. É devido a isso, que o planejamento é tão importante, mesmo na hora de fazer as compras básicas, como as do supermercado ou na compra de roupas.

Tudo precisa ser anotado para dificultar a perda do foco e conseguir poupar dinheiro. Qualquer elemento que não seja essencial e que não se encontra na listagem, precisa ser bastante analisado antes de fazer a compra. Reflita se é realmente necessário e se você tem condições de pagar.

Pague suas contas à vista para evitar o contrair longas dívidas para pagar a frente que vão te causar dor de cabeça. no caso de algum imprevisto procure por descontos e pechinche.

Toda e qualquer oportunidade de economizar dinheiro não deve ser desperdiçada.

Dicas financeiras 3: Busque melhorar

Sempre há alguns pontos que podem ajudar a melhorar a sua saúde financeira. Depois da análise sobre a sua atual situação, fica mais fácil de identificar os pontos que precisam de atenção.

Entre as dicas financeiras, está a redução de pequenos gastos como o de energia elétrica, evitando deixar as luzes acesas quando não houver ninguém no cômodo. Diminuir o tempo no banho, reduzir os gastos nas compras do mês. Vários hábitos podem ser mudados em sua casa para adquirir mais equilíbrio financeiro.

Defina com sua família metas para curto, médio e longo prazo.

Dicas financeiras 4: Reserva de emergência

A maioria dos brasileiros não costumam guardar dinheiro, por isso evite adiar e guardar só o que sobra. Com esse hábito é mais fácil acabar gastando tudo , por isso sempre lembre de evitar gastos desnecessários.

Entre asdicas financeiras, é importante começar a estabelecer uma porcentagem fixa que deve ser retirada dos ganhos totais mensais. Mas não se esqueça de que é importante sempre ter uma reserva de emergência para casos em que é realmente urgente e necessário.

Dicas financeiras 5: Nadas de desculpas

Abandone as suas desculpas sobre que isso é difícil. Depois que você começar, vai ser mais simples. Não deixe para amanhã e inicie a mudança agora.

Dicas financeiras 6: Planejamento

Ele é fundamental para seu primeiro passo que levar a evolução de suas finanças, utilize planilhas ou aplicativos para celular. Assim, você vai saber as entradas e saídas do seu orçamento. Divida entre gastos fixos e variáveis.

Dicas financeiras 7: Estabeleça objetivos

Pense em seus objetivos para encontrar e manter a sua maior motivação. Pense sobre todos os sonhos que quer realizar e divida-os por prazo.

Tenha objetivos em curto, médio e longo prazo e busque a melhoria contínua, guardando em sua mente que você está economizando para ter algo que você quer muito.

Dicas financeiras 8: Conhecimento

Investir em conhecimento financeiro faz muita diferença dentro do  seu orçamento. Busque e leia livros sobre investimentos e finanças, assista vídeos no youtube sobre o assunto, e aprenda a lidar com o seu dinheiro e a melhor forma de como investir as suas economia de forma rentável e segura.

Dicas financeiras 9: Obtenha dinheiro através do que não usa mais

Venda o que você não precisa mais para conseguir um dinheiro extra e, de quebra, fazer uma economia sustentável. Faça um levantamento sobre as coisas que você não quer ou utiliza mais.

Pode ser roupas, sapatos e móveis, etc., que podem ser vendidos em lojas virtuais, grupos de vendas e brechós. Eles podem ser muito úteis para outras pessoas e você encontra mais espaço em casa.

Dicas financeiras 10: Mude a sua rotina diária

Mude a sua rotina fazendo planejamentos para desviar de tudo o que é supérfluo, como passeios e saídas de final de semana e viagens. Caso queira fazer programas faça um roteiro do que será feito, com uma média dos valores e analise sobre o que cabe ou não cabe no seu orçamento.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top