Dicas financeiras secretas para você poupar mais!

Dicas financeiras podem aparecer em diferentes lugares. Se você está precisando poupar, já deve ter procurado por muitos conselhos. Mas será que existe algum segredo que ainda não te contaram? É sobre isso que vamos falar hoje.

Aqui, você conhece as dicas financeiras que faltavam para você poupar com qualidade e equilíbrio. Não deixe para se dedicar ao seu futuro e aos seus planos mais tarde. Acompanhe o que separamos para você!

Confira nossas dicas financeiras!

Dicas financeiras secretas para você poupar mais

Estabeleça valores de base

Uma das dicas financeiras que te ajudam a começar a poupar é a estratégia dos valores de base. Funciona da seguinte maneira: você vai estabelecer gastos máximos para tudo que for fazer, ou seja, para despesas e receitas.

Primeiramente, estabeleça esse valor para o dinheiro que você pretende guardar. Cuidado para calcular em porcentagem, o que realmente torna as operações mais fáceis mais tarde. Depois, você pode fazer o mesmo com gastos fixos.

Uma das melhores técnicas para não gastar o dinheiro da poupança é controlar hábitos do cotidiano, como a compra de alimentos, os gastos com transporte e até o lazer. Com os valores de base, você não ultrapassa nenhum limite.

Experimente comprar com dinheiro vivo

Guardar dinheiro vivo é uma das piores dicas financeiras que podem ser dadas. Afinal, você está perdendo em rendimento quando não coloca o valor em um investimento de qualidade. Entretanto, o mesmo não se aplica a compras em geral.

Se você não quer perder o controle e sair gastando mais do que pode, separe o dinheiro de gastos recorrentes retirando o valor do banco. Assim, fica mais simples contar quanto você tem e quanto pode gastar todos os dias.

Sabemos que os hábitos ao comprar com cartões, principalmente com cartão de crédito, tornam as coisas mais impulsivas. Afinal, é só digitar a senha e você tem o produto em mãos.

Não subestime pequenos valores

Muitas pessoas, ao aplicar as dicas financeiras, não conseguem bons resultados simplesmente por conta de pequenos valores. Esse conceito de pequeno pode variar conforme o rendimento, é claro, mas esse não é o foco.

Um pensamento comum é: vou gastar apenas 10 reais com esse lanche, pois não faz falta. O mesmo vale para quando você gasta 50 reais em um cinema, por exemplo. Tem certeza de que esses gastos menores não impactam a poupança?

Na realidade, temos que pensar a longo prazo para comprar qualquer coisa. Os 10 reais podem parecer mínimos em um mês, mas e se o hábito se mantém por um ano? As coisas já começam a mudar.

Cuidado com os pensamentos automáticos

Existe uma forte ideia de que poupar é algo ruim. Mais do que isso, seria algo complicado e penoso. O primeiro passo se você quer ver as dicas financeiras dando certo é acabar com essa associação, que certamente cresceu ao seu lado.

Tenha em mente que você está poupando para algo maior, um objetivo futuro de grande importância que será atingido mais para frente. Não pense que o dinheiro poupado é um valor perdido, ou pode ser realmente complicado instaurar um hábito regular.

Utilize as recompensas

Uma das técnicas mais inteligentes para quem não consegue poupar ou se sente pressionado por impulsos é exatamente apostar nas recompensas. É claro que tudo que é recompensado precisa de dinheiro.

Entretanto, pensando no futuro, muitas vezes vale mais a pena gastar um pouco por mês com recompensas, poupando menos, do que querer guardar muito dinheiro e falhar completamente em algumas ocasiões.

Se você parar para pensar, 10 reais por mês é bastante em um ano, mas não é mais do que uma perda de 500 reais em um mês ou outro. É por isso que temos que pensar com estratégia na hora de guardar dinheiro.

Fique atento aos impulsos

Impulsos de consumo não são traços de uma doença de compulsividade por compras. Pelo contrário, o comportamento é natural e esperado uma vez ou outra por parte de todo mundo. Afinal, estamos constantemente nos deparando com ofertas novas.

O que você precisa fazer na hora de poupar é prestar mais atenção a esses impulsos. Assim, você não perde o controle. Uma dica excelente é a estratégia das 24 horas.

Funciona da seguinte maneira: se você acha que está comprando por impulso, espere 24 horas para refletir sobre ele. Se ainda houver a necessidade, você pode comprar. Se a decisão imediata for por pura ansiedade, esse tempo em que você ficou esperando vai acabar com a vontade.

Reduza o uso do cartão de crédito

O cartão de crédito é o grande vilão, que opera contra os esforços para poupar com qualidade. Como você só vai pagar a fatura depois de comprar, a facilidade com a qual você gasta dinheiro é bem maior.

Nossa dica não é largar o cartão completamente. Você ainda pode fazer gastos, mas precisa estabelecer um valor máximo a cada mês. Essa decisão precisa ser tomada com base em muita análise, para decidir por um valor que realmente não acabe com o seu orçamento. Pense bem e faça cálculos baseados em faturas anteriores.

Escolha um dia para não gastar

Essa dica é ótima para quem gasta por impulso, ou para quem acumula pequenas quantias e se depara com um problema no final do mês. Além de separar o dinheiro que você precisa guardar ou aplicar em investimentos, é essencial eleger um dia sem gastos.

Mas como a técnica deve ser aplicada? Sugerimos começar já com o período de uma semana. Em algum dia dessa semana você precisa fazer um esforço para não gastar nada, a não ser que estejamos falando de uma emergência.

Programe a sua rotina, cozinhe em casa ou opte por colocar gasolina no carro outro dia. Não importa! O necessário é cumprir o planejado nesse dia sem gastos, para que o hábito comece a se instaurar. Com essa vivência, você também aprende que dá para viver comprando menos coisas.

E aí, está pronto para utilizar nossas dicas financeiras e poupar rapidamente? Qual foi o seu conselho favorito? Não se esqueça de comentar abaixo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top