Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

desenho de pedômetro de produtividade
Para conseguir aumentar a sua produtividade no trabalho, deve-se sempre estabelecer metas diárias.

No trabalho, todos os profissionais costumam ter uma ampla carga de atividades diárias para realizar. No entanto, as diversas distrações do dia a dia e a falta de organização fazem com que haja uma baixa produtividade no trabalho, mesmo quando há tarefas que precisam ser cumpridas com urgência. Tornar-se mais produtivo, no entanto, demanda de poucas mudanças cotidianas. Confira algumas delas a seguir:

Como aumentar a produtividade no trabalho?

Estabeleça metas possíveis

Não adianta pensar que, mesmo focado, você cumprirá uma meta de atividades superior ao que costuma fazer em um dia. De vez em quando, o acúmulo de tarefas pode torná-lo mais ansioso e estressado do que o normal, diminuindo a produtividade no trabalho. Por este motivo, o ideal é estabelecer uma meta possível de trabalhos a serem cumpridos, elencando como prioridade as atividades mais urgentes.

Ter menos funções na lista diária de atividades também pode ser benéfico para que você não esqueça de realizar um trabalho importante. Quando muitas tarefas são elencadas para um mesmo dia, estabelecer prioridades fica mais difícil e ações importantes podem ficar para trás. Por isso, não sobrecarregue o seu dia: caso sobre algum tempo, você poderá utilizá-lo para adiantar uma tarefa do dia seguinte.

Afaste-se das distrações

É inegável que a maior parte das pessoas está conectada às redes sociais o tempo todo, inclusive no trabalho. Embora essas sejam ferramentas facilitadoras da comunicação, as redes sociais também apresentam uma carga imensa de conteúdo desinteressante para os momentos de trabalho.

Para se afastar das distrações a aumentar a produtividade, o ideal é deixar o celular e as redes sociais de lado durante o trabalho. Isso não significa que você não poderá checar suas mensagens durante todo o expediente: o ideal é estipular alguns horários do dia para acessar as redes, o que serve também como forma de descanso de atividades mais dispendiosas. Só tome cuidado para que o tempo de distração não se torne maior que o tempo de dedicação ao trabalho.

Estabeleça métodos de trabalho

Para aumentar a produtividade, pode ser necessário encontrar métodos que auxiliem no desenvolvimento de suas funções. Cada profissão demanda de diferentes métodos, porém, estabelecer horários-limite para reuniões pode se aplicar a quase todos os casos. Se uma reunião dura mais de duas horas, pode ser que o assunto em questão esteja se perdendo. Nesses momentos, é importante manter o foco e tentar resolver as questões de forma mais efetiva.

Outro método interessante e aplicável para diferentes profissões é o Pomodoro, em que o profissional dedica 25 minutos ao trabalho ininterrupto e o alterna com intervalos de 5 a 15 minutos. Apesar de parecer que haverá um grande número de intervalos, os momentos de descanso têm papel essencial no aumento da produtividade no trabalho.

Imagem: © Depositphotos.com / 4zeva

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top