Dicas para Conquistar a Independência Financeira

Independência Financeira: Quando começamos a adquiri-lá?

Todas as pessoas nascem deficitárias, e isso é um fato. Se formos parar para pensar, quando nascemos, já estamos devendo pela prestação de serviço do médico, para os nossos pais, enfim, para uma série de pessoas que colaboraram pela nossa existência. Quando somos pequenos, somos eternamente gratos e deficitários por todo carinho e investimento que nos propuseram. Quando chegamos à nossa adolescência, o gasto pode ser maior ainda, por uma maior escolha de roupas, de celulares, e enfim, de toda e qualquer “modinha” que surge nessa fase. Quando estamos predestinados a entrar para o mercado de trabalho, começamos a sair do vermelho de fato, pois vamos produzir para saciarmos nossos desejos e metas.

Esse pensamento que foi posto acima, geralmente, é uma verdade. Porém, o mais preocupante, é se ficamos de fato no vermelho com nós mesmos, seja pelo salário abaixo do esperado, seja pela gastança com coisas desnecessárias, seja pela falta de planejamento. Portanto, quer continuar no vermelho ainda depois de todo esse tempo? Eis o que explicaremos abaixo os tipos de independência financeira que você pode ter, basta ter planejamento, e disciplina.

Por onde começar?

Estamos livres para fazermos nossas escolhas, e elas farão o nosso futuro, isso é inegável. Traçar determinado caminho pode ser duro, pois pode ocorrer frustrações pela falta de identificação desse meio, ou seja, achamos que certa profissão/curso de universidade/negócio era de uma forma, e nos deparamos com uma realidade diferente. Portanto, analisar bem a escolha que devemos tomar no início requer cautela e paciência. É necessário esperar um tempo e se decidir bem o que se quer para rumar a vida do que percorrer um caminho e futuramente ter que retornar a estaca zero.

Deve-se ter em mente que independência financeira pode ter vários significados, e o mais prático e resumível é ter a livre independência de seu salário, do seu trabalho, ou até do seu negócio. Ter independência financeira é ter o espaço suficiente para se sentir livre das tarefas que permeiam o ramo produtivo, como exemplificado acima. Dessa forma, abaixo traremos para algumas dicas para você trilhar um caminho mais prático e próspero.

Somente o conhecimento nos oferece meios para evoluirmos, ter sucesso e viver melhor.” – Autor desconhecido.

Conhecimento é a base para que todo e qualquer trabalho/negócio dê certo no longo prazo. É com o acúmulo de conhecimento que surgem as oportunidades para adquirir sucesso e prosperidade. Para você ter uma independência financeira tranquila, investir em conhecimento é o primeiro passo (e primordial) para adquirí-la. Com a evolução constante do mundo moderno, o conhecimento exigível é cada vez maior, os desafios e as necessidades são cada vez mais equivalentes.

Portanto, invista em Você mesmo!  Bens materiais podem ir com o passar do tempo, se a sua saúde financeira não estiver muito boa, mas o conhecimento ninguém tira de você! Assim a independência financeira fica mais fácil.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” – Pitágoras.

Sabemos nitidamente que o tempo é a maior dádiva do ser humano. Todo investimento que for realizado para si mesmo, estamos gastando (além de capital) tempo. Para adquirimos uma independência financeira, é necessário traçar uma linha programática com esse objetivo. Sabermos que nosso tempo é precioso, e o quão ele fará falta no futuro, nos remete a entender que devemos agir agora, e que nunca é tarde para começar a busca por uma vida livre e sem preocupações.

Sugere-se que tenha discernimento do quanto possa ser resguardado mensalmente da sua fonte de renda, e qual a idade chave que você gostaria de usufruir dessa meta. Por exemplo: Gostaria de ter R$ 3 mil mensais de proventos de minha poupança com 65 anos – quanto terei que poupar por mês, e quais os tipos de serviços bancários na qual eu posso optar com a melhor taxa de retorno? Com 18 anos você terá que investir uma quantidade muito menor no mês que uma pessoa de 40 anos, pois ela perdeu tempo, e é esse o fator chave que se destaca nesse tópico, tempo é tudo!

“Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes” – Stephen Kanitz.

Você provavelmente deve conhecer uma pessoa meticulosa e detalhista, certo? Se você não conhece, sugerimos para que você conheça, pois pessoas detalhistas são o exemplo de organização e perfeição no que elas fazem. O ponto a ser tocado nesse tópico é relacionado a seu orçamento, e isso ajudará de forma significativa a você ter menos pedras no caminho. Você acha que a anuidade do seu cartão que custa 20 reais é um gasto que não tem relevância, por exemplo? Vá atrás do seu banco e negocie uma taxa convidativa, ou vá atrás de outra administradora de cartões.

No exemplo acima, pressupõe-se que você conseguiu negociar com seu banco a taxa de anuidade do seu cartão de crédito a 10 reais, reduzindo os seus custos mensais. Poxa vida, mas são somente 10 reais, será que faz tanta diferença? Essa diferença é de 120 reais/ano, podendo dessa forma, ajudar na parcela do IPTU da sua residência no fechamento do ano vigente. Então, o que se dizer quando se trata de taxas de financiamento de imóveis ou veículos, quando se pode economizar 50, até 100 reais por parcela, dependendo da taxa do mercado? Os detalhes fazem toda diferença, e quem preza pelos detalhes, terá sucesso financeiro no longo prazo.

Achava que era somente guardar dinheiro?

A jornada pela independência financeira requer uma série de desafios a serem passados, e somente teremos vitória com os pensamentos acima mencionados. Ter conhecimento para poder aplicá-lo, ter a ciência de que o tempo é curto e que a vida passa muito rápido, e se atentar a todo e qualquer despesa financeira são as 3 premissas básicas para um desenvolvimento financeiro sustentável e amplo. A jornada para qualquer pessoa que queria ter uma vida sem imprevistos que envolvam dinheiro requer todo e qualquer esforço no dia a dia, e nossas dicas propostas acima tratam dessa forma. É na vitória diária que conseguirá frutos para um futuro próspero e seguro.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 96110.7847


Suporte ao Aluno:

(11) 96014.8397
[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.

Top