Dicas Práticas para Organizar o Orçamento Familiar

Planejar o orçamento familiar é uma tarefa aparentemente simples. É necessário método e força de vontade para começar a organizá-lo. Reunimos algumas dicas para orientá-lo a mudar a forma como lida com o dinheiro. Já falamos no texto anterior, que nem sempre você é culpado pelas suas Dívidas. Na verdade, não ter o conhecimento de Educação Financeira é o que prejudica a Vida das Pessoas. Se quiser aprofundar mais sobre o assunto pode ler aqui.

Dicas Práticas para Organizar o Orçamento Familiar

A Participação da família é importante sempre. Não podemos esquecer dos filhos. Todo mundo pode ajudar bastante. Quando todos estão envolvidos, fica fácil para se definir metas e colaborar no corte de despesas. Quando todos participam das decisões, fica mais fácil colaborar com as decisões! Educação Financeira também começa dentro de casa.

 

Anotar gastos (todos…todos mesmo) e os meios que você realiza os pagamentos são fundamentais. Ex: Cafezinho, compras no supermercado, aquele lanche que não estava previsto. Anote tudo! Dessa forma fica fácil entender entre os seus gastos o que é possível cortar ou diminuir. Ao pensar em estratégias para controlar seu Orçamento com Sabedoria. Você tem que assumir o controle de suas finanças pessoais.

 

educação financeira

 Quais são as suas prioridades? Quais os itens essenciais que não tem como você tirar de seu orçamento?

 Defina com sua família um limite para os gastos. Ex: Para gastar com cinema, roupas, passeios. Acompanhe como está o andamento. Verifique se está funcionando ou não o que definiram no orçamento!
 Guarde um pouco de seu dinheiro. Poupança é um caminho inicial se você não domina outras formas de investimento. Lembre-se: Ter um dinheiro guardado é importante para cobrir imprevistos, aproveitar outras oportunidades de realizar pagamentos à vista (dessa forma você evita juros em parcelamentos, por exemplo).

 

orçamento familiar

 Planeje tudo. Sempre! Compras e outros investimentos devem ser registrados. Ao prever com antecedência seus gastos, você não será pego de surpresa.

Como citamos acima, a família tem um papel importante. Educação Financeira é uma tarefa que pode começar em casa. No início pode parecer complicado, mas com o tempo essa prática se tornará um hábito mais comum.

 

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top