Economizar energia: 4 dicas que otimizarão o seu orçamento familiar

lâmpadas
Economizar na conta de energia pode ser o ponta pé inicial para desafogar o orçamento familiar.

Nos últimos anos, o aumento na tarifa de energia elétrica assustou muitos brasileiros. O problema foi observado principalmente durante os períodos de pouca chuva que, consequentemente, reduziram a vazão de água nos reservatórios das hidrelétricas. Para evitar que esse aumento prejudique sua saúde financeira, a dica é adotar algumas ações práticas que podem ajudar a reduzir a conta de energia elétrica e desafogar o orçamento familiar.

4 dicas para economizar energia elétrica

Evite banhos demorados

Banhos demorados estão entre os principais vilões das contas de energia elétrica de muitas residências. Caso você não tenha a possibilidade de utilizar o gás canalizado, fique de olho nos minutos gastos no chuveiro: um minuto a menos é suficiente para economizar energia para assistir à televisão durante 45 minutos.

Por isso, tome banhos de no máximo 10 minutos. No verão, utilize a chave para esta estação — o que reduz em até 30% o consumo de energia. No caso de a resistência queimar, não utilize qualquer tipo de remendo ou o famoso “jeitinho brasileiro”: troque-a por uma nova.

Utilize lâmpadas econômicas

Quando o assunto é economia de energia elétrica, é impossível deixar de fora as famosas lâmpadas econômicas. A utilização de lâmpadas incandescentes já caiu no desuso nos últimos anos, uma vez que representam um grande consumo de energia. Caso você ainda utilize este tipo de lâmpada, troque-as por lâmpadas fluorescentes e de potência adequada.

Vale lembrar que mesmo as lâmpadas fluorescentes podem representar gastos elevados se não forem utilizadas adequadamente. No caso de uma lâmpada muito potente utilizada em um pequeno ambiente, que seria facilmente iluminado por uma outra de menos watts, o consumidor poderia ter sua conta reduzida se adequasse sua utilização aos espaços, uma vez que pequenos ambientes não necessitam de uma lâmpada de alta potência.

Apague todas as luzes

É muito comum muitos consumidores irem de um cômodo a outro sem apagar as luzes do ambiente que está em desuso no momento. Experimente apagar as luzes de cômodos vazios e observe a economia gerada na conta de energia elétrica.

Muitas pessoas acreditam que, por não serem tão potentes, as luzes ligadas não têm tanta influência na conta de energia elétrica. Apesar de esta afirmação estar parcialmente correta (uma vez que, em comparação a outros aparelhos eletrônicos, as luzes realmente não consomem tanto), quando ligadas por longas horas as lâmpadas podem representar um grande gasto.

Desligue todos os aparelhos da tomada

Se você é daqueles que acreditam que deixando aparelhos em standy-by vai estar economizando na conta de energia, está redondamente enganado. Segundo estimativa da Anatel, aqueles aparelhos que você deixa na tomada e não usa são responsáveis por 12% do consumo de energia elétrica de uma residência. Por isso a dica aqui é desligar todos os aparelhos se não forem serem utilizados.

Gostou do nosso post? Quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Que tal entrar em contato conosco? Deixe seu comentário nos campos abaixo!

Imagem: © Depositphotos.com / 3dconceptsman

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top